Não é difícil adivinhar que Romano significa "cidadão de Roma", mas isso não quer dizer que o nome esteja reservado para esses senhores. Acho que é um nome forte e invulgar, mas que toda a gente conhece e sabe escrever. Eu conheço pessoas que o têm como nome próprio e pessoas que o têm como apelido e, honestamente, acho que também é um bom segundo nome.
Eu não consigo deixar de associar o nome ao Império Romano, com tudo o que isso tem de bom e de mau. É um nome interessante para quem gosta de história e desse momento em particular. Lembra-me ainda as minhas aulas de Latim, com um professor que não se limitava a ensinar-nos a língua morta, mas que nos fazia perceber que é ela que permite que a nossa língua esteja viva.
Como alternativa, também poderá ser usada a forma arcaizante Romão, mas o -ão, tendencialmente aumentativo, deixa alguns de pé atrás. Contudo, convém não esquecer a popularidade de João, Simão e Sebastião, pelo que o Romão não andaria sozinho.. E que tal Trajano, nome daquele que foi considerado um dos melhores Imperadores Romanos?
O nome Romano não tem sido registado em Portugal nos últimos ano mas houve um registo em 2012.
O nome Romano não tem sido registado em Portugal nos últimos ano mas houve um registo em 2012.
Optaria por Romano mais para segundo nome, mas não desgosto de todo como primeiro. Não me lembro é de conhecer nenhum.
ResponderEliminarTrajano não, faz-me lembrar traje..
Não gosto muito de Romano, mas gosto de Romão. Trajano também me faz lembrar traje e não gosto muito :/
ResponderEliminarNão aprecio nenhum dos nomes apesar de gostar mt de historia, tenho um vizinho k se chama Trajano terá uns 18; 20 anos e conheço um Romano na casa do 40 anos. Tenho vindo a reparar k conheço mt gente com nomes diferentes. Tb conheço um Diocleciano quando ouvi achei super estranho mas agora ja entranhou, tb é um nome de um imperador romano.
ResponderEliminarDiocleciano é complicadito de pronunciar! =P
ResponderEliminarPensando na sonoridade nem desgosto de Romano, mas lembra-me Romana... e isso faz-me lembrar um episódio que se passou na empresa onde trabalho, uma vez tiveram que contactar uma tal de Romana e todos se fartaram de gozar... Por causa da cantora... Acho que ela arruinou a hipótese destes nomes vingarem em Portugal.
ResponderEliminarEm relação a nomes históricos, conheci recentemente um Aquiles passado uns dias já conseguia falar com ele, sem me lembrar do calcanhar... por isso acho que é tudo uma questão de hábito :P
Pensando na sonoridade nem desgosto de Romano, mas lembra-me Romana... e isso faz-me lembrar um episódio que se passou na empresa onde trabalho, uma vez tiveram que contactar uma tal de Romana e todos se fartaram de gozar... Por causa da cantora... Acho que ela arruinou a hipótese destes nomes vingarem em Portugal.
ResponderEliminarEm relação a nomes históricos, conheci recentemente um Aquiles passado uns dias já conseguia falar com ele, sem me lembrar do calcanhar... por isso acho que é tudo uma questão de hábito :P
É mesmo uma questão de hábito... Pode-se não gostar de um nome inicialmente, mas depois com o desenrolar do tempo até acabamos por gostar.
ResponderEliminarDiocleciano é obra!! :) Quanto a Romana, para mim também é muito cedo para tentar reavivar esse nome - não gosto do estilo de música nem das roupas da cantora... O mesmo digo de Ágata...
ResponderEliminarPra mim nomes de paises e nacionalidades, cidades, ou lá o que for, estão fora de questão.
ResponderEliminarNão gosto .
Tenho um tio que é Américo e detesto.
Conheco desde criança uma senhora muito simpática, na casa dos 60 anos que se chama Romana, muito antes de aparecer a cantora. Eu acho um nome interessante, mas não usável...
ResponderEliminarRomano não gosto nada.
Bem...quando digo que é uma questão de hábito é em relação a alguns nomes, porque realmente Diocleciano e Aquiles é obra, é um bocadito "complicado" se gostar...
ResponderEliminarMas o que seria do amarelo se não fossem os gostos, e eu k até gosto de amarelo.
Diocleciano realmente é complicado mas ng o chama assim, chamamos lhe Ciano.
ResponderEliminarO nome da dita cantora ate e Carla Alexandra- um verdadeiro pack do 80's e na minha opiniao bem mais 'pimba do que' Romana. Devia usa- lo, em vez de encher de preconceitos um nome que tem uma sonoridade muito bonita!!! Conheco uma Francisca Romana e uma Romana Augusta, respectivamente com 37 e 56 (sobrinha e tia) e gosto de ambas as combinacoes, apesar de nao ser muito fa de nomes combinados.
ResponderEliminar