Quer aderir ao nosso Grupo Fechado no Facebook? Clique aqui!

Nomes e os animais

20.9.11


Há uns tempos, uma futura mamã escreveu-me um email muito simpático, em que, para além de partilhar a sua lista de nomes para o bebé que estava a caminho, me relatava que tinha abdicado do seu nome preferido porque, tendo-o mantido em segredo, viu um familiar utilizar esse nome num animalzinho de estimação.
Algum tempo depois, contou-me, entusiasmada, que tinha repensado e que chegou à conclusão de que afinal não era motivo suficiente para deixar de usar esse nome. Fiquei feliz por ela, especialmente porque o nome estava escolhido há muito.
 
Se estivessem no lugar dela, tomariam a mesma decisão? Dariam um nome de pessoa ao vosso animal de estimação? O que sentiriam se ouvissem alguém chamar pelo vosso nome quando, na verdade, chamava pelo cão ou gato? 
Que nomes é que acabam por associar mais rapidamente a animais, embora sejam nomes de pessoas? 


14 comentários :

Sophie disse...

max, sem duvida ;)

Ana disse...

Hoje em dia já ñ ligo a isso, porque a moda é pôr nomes de pessoas em animais (conheço as cadelas Maria, Violeta e Natacha...a galinha Bianca, a gata Márcia, e até o peixe Núria)...só mostra o quanto nós já consideramos os animais parte da família, ao ponto de lhes darmos nomes humanos...

Uella disse...

Quando ouço o nome Óscar penso logo num cão...
Mas durante muitos anos tivemos um gato que era Chico

Fabíola disse...

Como ja tinha dito tenho uma cadela chamada Rita mais conhecida por Maria Rita,e sempre k me cruzo com alguma Rita elas adoram ate os pais das Ritas, quem se aproxima pra lhe dar um mimo gosta do nome dela mas quem não gosta de animais acha insultuoso.
Toda minha vida me cursei com animais com nomes de pessoas e não acho k seja moda pk o cão da infância do meu pai era Bruno, já me cursei com Mafalda, Camila Bianca, Lana, Catarina, Mary Jane Robson, o meu tio teve outro Bruno, Lucas, Yasmin, Carlota, Julieta, Leopoldo e outras Ritas. Para mim é mais bonito um animal com estes nomes do k aqueles nomes típicos o Bobi, o Tareco, o Kiko e a Kika.

Patrícia disse...

Aconteceu com minha mãe qndo ela anunciou o nome do meu irmão, uma tia tinha um cachorro com o mesmo nome, mas como minha mãe já tinha decidido há mto tempo não mudou.
Tive um gato Frederico e uma amiga tem uma cadelinha chamada Camila, um nome q acho mto lindo e q poderia usar em uma filha.
Tbm conheço Thales, Hugo e Priscila (cães) e Fernando (gato) ...

Dora disse...

Eu sou voluntária de um gatil e muitas vezes tenho de inventar nomes e então utilizo alguns invulgares ou outros estrangeiros. Outros gatos já têm nome. Tareco, Neca, Pitucha, Alice, Charlie, Félix, Coockie (foram os donos que os abandonaram e ficaram com os nomes antigos pois atendem pelo nome). Os com nome inventado: Lira, Melba, César,Niza,Teddy, Liam, Tammy, Morgana,Léo,Maya, Denver, Gigi,Serena, Lia, Silvestre,Rosinha, Violeta, etc...

http://www.animaisdelagos.blogspot.com/

Não existem nomes para animal, acho eu! Alex ou Max são muito utilizados, pois são diminutivos engraçados.

sophia disse...

Acho que a senhora fez bem em manter o nome, uma vez que já o tinha escolhido antes. Um dos meus cães tem nome de pessoa, não foi propositado. A maioria das pessoas acha piada, mas penso que se fosse o nome delas talvez já não gostassem tanto.
Chico e Max são os nomes que mais associo a animais

Patrícia disse...

tá, meu irmão não tem só nome de cachorro, tem de gato tbm, rs... Teddy.

Fabíola disse...

Teddy faz me lembrar o urso Teddy, mas ia gostar de conhecer alguém com esse nome, não deixa de ser um nome original :)

maria disse...

Eu acho que nomes como Bobi e Tareco são indiscutivelmente de animais, mas há nomes de pessoas que dão para os dois!
Estrela, Lua, Mia, Max, estão indicados como nomes de pessoas na lista de nomes admitidos mas...tambem são nomes de animais, sem sombra de duvidas.
Eu pessoalmente tal como não gostaria de ver uma pessoa chamada Bobi, não gosto de ver um animal chamado Pedro. São gostos, não critico, mas não gosto.
Já cuidei de uma colónia de gatos aqui perto de minha casa, sempre que nasciam ninhadas de gatinhos eu recolhi-os para os dar para adopção, e dava-lhes nomes, mas nunca fui de dar nomes de animais nem de pessoas. Tive 3 gatinhos que eram o Trigo, o Centeio e a Aveia. Depois tive o Cacau, o Chocolate e a Baunilha .
Acho que não sou exemplo nenhum :D

Nomes e mais nomes disse...

Vocês são muito engraçadas!!! Quando precisar de escolher um nome para um bichinho, não posso pedir ajuda à Dora, porque ela ainda acaba por sugerir os meus nomes preferidos para futuros filhos... :)

Eu tenho um gatinho, que é um atrevidote e que foi nomeado a partir de outro animal, mais selvagem... Encaixa-lhe na perfeição, e permite imensos diminutivos :)

Dora disse...

Eheh! Aplico as minhas ousadias nos meus amigos de 4 patas! Acreditem ou não, nas divulgações que faço ter um nome chamativo ajuda, pois os adoptantes decoram os nomes mais marcantes.
Os meus gatos chamam-se Naruto (um desenho animado japonês que é orfão e muito activo, tal como ele) e Lizzy (em homenagem à protagonista do romance Orgulho e Preconceito).

C* disse...

Acho que há nomes de animais que não se aplicam a pessoas, mas devido ao nosso afecto pelos animais, eles têm nomes de pessoas. Tive uma amiga de infância que tinha uma cadela chamada Carlota Joaquina. Além da rainha, não consigo encaixar o nome Carlota numa pessoa -.-

Os meus peixes chamaram-se Sebastião e Silvestre.Agora tenho muitos e desisti de lhes dar nome, até porque não os distingo.

Tiago ré disse...

Boa noite eu acho que dar nome de pessoas aos animais não tem mal nenhum é sinal que os consideramos da família eu tenho uma cadela alicia e um cao sansão eusebio, para além dos meus passaros, angel, esmeralda, leo,resmunga,susie,Yasmin,sasha,fred,lua, Golias