As crianças são muito engraçadas!

em 05/09/11

A Ana deixou um comentário no post dos filhos dos famosos portugueses que me deixou logo de orelha arrebitada. Dizia ela que a tinha lido que a filha da Adelaide Ferreira, Aléxia, queria mudar o nome para Sofia.
Andei à procura da notícia e acabei por encontrar. Quero deixar claro que este não é um post sensacionalista: quantas de nós, aos seis anos, não queríamos mudar de nome? Só peguei no assunto porque até acho que a pequenota não tem motivo nenhum para mudar, embora seja perfeitamente compreensível o desejo de ter um nome "normal", em vez do nome "invulgar", como diz a jornalista. 
A resposta da Adelaide foi muito curta, mas ficamos a saber que não escolheu o nome de nenhuma das filhas. E se no caso da Luana a escolha foi do pai  padrinho (e convém registar que foi a primeira Luana portuguesa que ouvi), no caso da Aléxia a escolha foi do padrinho pai.

Imagino que no final da frase, a Adelaide tenha dado uma sonora gargalhada, mas eu teria gostado de saber o porquê de Sofia (nome de amiguinhas?), o que é que a Adelaide Ferreira achava da escolha e se permitiria a troca. E, claro, o que é que o padrinho pai sentia em relação a esta história toda.

Como é que vocês reagiriam se escolhessem um nome para um bebé e depois a criança o quisesse trocar?

24 comentários:

  1. Mas eu acho isso a coisa mais normal.
    Uma criança querer ter outro nome, e não tem de ter um nome invulgar para que isso aconteça, o contrário até acho que influencia mais... Eu uma simples Maria sempre quis ter outro nome mais invulgar quando era miuda, ora Bruna, ora Bianca, eram os meus de eleição porque tinha umas amigas com esses nomes e achava UAUUU porque naquela altura eram mesmo diferentes.

    Eu reagiria naturalmente, precisamente por achar que é normalissimo. E aposto que a Aléxia quando for adolescente vai adorar o seu nome

    ResponderEliminar
  2. eu só ha poucos anos é que comecei a gostar do meu , é natural! ;)

    Eu gosto de Alexia e Alicia

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca pensei em ter outro nome, mas compreendo...embora ache Aléxia bonito...Tenho uma amiga que se chamava Sónia Margarida, e aos 6 anos pediu á mãe para mudar para Sónia Guida...mas neste caso foi por sempre a terem chamado Guida.

    ResponderEliminar
  4. Também gosto muito de Aléxia (: E concordo com a maria, aposto que daqui a uns anos a miúda vai adorar o seu nome!

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me muito bem de na altura, ainda grávida, a Adelaide anunciar que a menina ia se chamar Eva Luna.
    Mais tarde quando nasceu anunciou Aléxia e explicou os motivos.
    Não desgosto de Aléxia mas acho que devia ter mantido a 1ª opção.
    Quanto á menina dizer isso, também concordo que é natural.

    ResponderEliminar
  6. Por falar em não gostar do próprio nome, hoje vi num programa a Rita Pereira dizer que nunca divulga o 2º nome porque não gosta e tem vergonha da combinação. Curiosa, fui pesquisar qual era, a Wikipédia lá me respondeu, é só Rita Andreia. Pensei que era assim uma coisa pior!
    Ás vezes acho que algumas pessoas não têm motivo nenhum para não gostarem dos seus nomes, mas pronto.

    ResponderEliminar
  7. Nome de Adelaide Ferreira segundo o Wikipédia:

    Maria Adelaide Mengas Matafome Ferreira

    ResponderEliminar
  8. Quando era pequena não gostava do meu nome porque ng sabia dizer direito ainda hj acontece mas quando era pequena tirava me do serio, então eu dizia k me chamava Ana ,Rosa ou Cristina, e depois os meninos tocavam a mha campainha e como era óbvio a mha mãe dizia k não vivia ng com esses nomes, o pior é k depois nao sabia a quem dizia os respectivos nomes então fui desmascarada mas ng ficou chateado pk não conseguiam dizer direito a partir dai começaram me a chamar só pelo diminutivo.
    Por isso entendo a Alexia mas isso passa com a idade, hj adoro o meu nome e não aprecio nenhum dos k keria ter em criança,agora sou gozada pela mha família pelas figurinhas tristes k fiz.

    Nunca tinha contado isto a ng só a mha família é k sabia.

    ResponderEliminar
  9. Axo k se enganou Alexia foi o pai k escolheu e Luana o padrinho, sei k é um pormenor.

    ResponderEliminar
  10. Achei muita piada à história da Fabíola :P lembro-me de ser pequena também conhecer uma menina que disse que se chamava Sara (acho que era esse o nome escolhido) e depois fiquei a saber que se chamava Maura... ela tb não gostava nada... mas bem como nunca mais a vi, não sei se entretanto aceitou melhor o seu nome :P

    ResponderEliminar
  11. Enganei-me mesmo :( obrigada pelo aviso, já corrigi!

    Fabíola, adorei essa história, mesmo sabendo que não deve ter sido fácil passar por isso! Eu tinha uma vizinha que se chamava Fabíola, mas a que toda a gente chamava Fábí e sempre gostei muito!!

    Quanto ao exemplo da Rita Pereira, que de facto nem é dos piores que já ouvi, conheço bastantes pessoas com o mesmo tipo de vergonha...:)

    ResponderEliminar
  12. Atravessei uma fase em que preferia chamar-me Filipa, Susana...mas nunca disse a ninguém pq o meu nome tem bastante significado para a minha mãe. Agora adoro-o.
    Acho que é uma situação perfeitamente normal. Às vezes,pior que os nomes próprios são os apelidos, como pelos vistos os da Adelaide Ferreira ;)

    ResponderEliminar
  13. Eu sou Fabi pra toda gente menos no trabalho, ate na escola so os professores é k me chamava Fabíola, mt vezes digo k sou fabi e pronto pra nao tarem a dizer Fa que, Fa como isso irrita um bocado ou tar numa sala de espera e ouvir FabiOla e a justificação é k o pc não tem acentos fazem o k kerem do meu nome e eu nao gosto nada quando se enganam.

    ResponderEliminar
  14. é engraçado k tive uma colega de faculdade k era Fabíola, tinha uma irmã Mónica(mais velha do que ela) e uma irmã Virgínia (mais nova do que ela). Será você Fabíola??

    ResponderEliminar
  15. Não sou eu só tenho irmãos e sou a mais velha :( , se tivesse irmãs provavelmente seriam Rebeca e Alaíde. A minha mãe gosta mt de nomes invulgares, não desfazendo a mãe da sua colega.

    ResponderEliminar
  16. Oh Fabíola, já agora, se quiser claro, os seus irmãos também têm nomes invulgares? Se pudesse dizer quais são ;)

    ResponderEliminar
  17. O nome dos meus irmãos são Sérgio Marlon(1994) e Luã Luís(2002). O Sérgio é português o Luã é angolano por isso tem um nome k cá não é permitido.

    ResponderEliminar
  18. Fabíola bem pensava k fosse a minha colega, peço desculpa por ter perguntado então.

    ResponderEliminar
  19. ÚLTIMA HORA:

    Mel B anunciou o nome da filha, avança a hellomagazine.com. A terceira filha da ex-Spice Girl e o marido, Stephen Belafonte, chama-se Madison.

    ResponderEliminar
  20. Sem problema algum Dulce seria engraçado se fosse a sua colega.

    ResponderEliminar
  21. Ainda estou à espera da confirmação oficial do nome da filha da Mel B, mas tendo sido a filha a escolher, é natural que se confirme - as crianças têm tendência a escolher os nomes das colegas de escola...

    ResponderEliminar
  22. Madison é bonito, mas faz-me lembrar a Maddie (Mady?).. =S

    ResponderEliminar
  23. humm será? Ela tinha dito que queria um nome especial como o das filhas que são Phoenix Chi e Angel Iris...Madison parece-me demasiado vulgar e destoado dos nomes das duas primeiras filhas, se se foi a miuda a escolher, compreende-se de facto...

    ResponderEliminar
  24. eu quando tinha os meus 8/9 anos dizia que quando tivesse 18 anos iria mudar o meu nome para RITA porque era o nome da irma mais velha da minha melhor amiga e pela qual eu tinha uma grande admiração...claro que hoje não o faria...adoro o meu nome embora seja muito anos 80 e não o trocava por nenhum :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)