Listas de nomes do pré-escolar

em 09/08/11

Tenho andado absolutamente perdida nestas listas de nomes. Pode haver quem ache estranho, mas eu adoro ver nomes compostos, gosto de perceber se o nome+apelido me diz alguma coisa sobre a criança, gosto de ver que nomes estrangeiros têm mais proeminência, quais os segundos nomes mais utilizados... 
Deixo mais uma uma série de listas que encontrei e propunha que fosse este o post oficial das listas de nomes; assim, quem quiser acrescentar listas ou partilhar nomes interessantes, fa-lo-ia aqui!



Atenção: nem todos os agrupamentos estão situados nas cidades - por vezes, são escolas de vilas ou aldeias desse concelho/distrito.

20 comentários:

  1. Que engraçado, foi buscar as listas da minha ilha! =D
    Por aqui sempre houve muitos nomes "americanados", devido à emigração, e vejo que essa tendência continua.. Vejo também que mesmo aqui na ilha já se nota que os nomes compostos estão a diminuir, passando os miúdos a ter só um nome próprio, e muitos daqueles que existem continuam a ser hiper-pirosos (como sempre foram).
    Há coisas que não mudam mesmo (=

    ResponderEliminar
  2. Ai estou mesmo deliciada a ver os nomes completos de alguns miúdos que conheço! =D

    ResponderEliminar
  3. Eu ao ver as listas, cada vez tenho mais a ideia que os portugueses não são assim tão repetitivos em nomes como nós achamos...

    Em relação à observação da Alexandra sobre as listas da Horta, eu tenho um amigo da Horta que em conversa já me explicou que pelos vistos lá as modas de nomes são um pouco diferentes. De tal forma que ele tem mais que um amigo chamado Hildeberto, nome que pelos vistos lá até era comum... Não sei se a Alexandra conhece algum ;)

    ResponderEliminar
  4. Sim, as modas dos nomes por aqui são um pouco diferentes, um pouco mais rebuscadas e inesperadas diria eu.. Engraço pouco com muitos dos nomes que são relativamente comuns por aqui.
    Quanto aos Hildebertos lembro-me de um, mas sou capaz de conhecer mais até ;)

    ResponderEliminar
  5. Realmente estas listas deitam completamente por terra a ideia de que somos repetitivos nos nomes...
    Eu sempre tive essa ideia... visito foruns de mães e a ideia que tenho é que existem aquelas que vão de modas dos nomes da moda, e as que vão da moda de ter nomes diferentes.
    Dá-me ideia que devem haver turmas que por ex., têm uma Leonor, uma Matilde, um Martim, mas os restantes são todos nomes diferentes fora do Top 40..
    E vendo isto acho que deviam revelar o TOP 100 masculino e o TOP 100 feminino, acho que teriamos belas surpresas...

    ResponderEliminar
  6. Sabem quem é que tem jeito para escolher nomes "diferentes"?
    Os Ciganos.
    A minha mãe é assistente social num bairro onde há imensos.
    E existem nomes como:
    Dara
    Nara
    Ania
    Muriel
    Cassandra
    Jadir
    Rolando
    Jade

    E dos miudos são os que me lembro entretanto, depois nos adultos também existem muitos incomuns.

    ResponderEliminar
  7. Sobre a lista de Albufeira:

    Femininos:
    - 87 só com 1 nome
    mais usados: Beatriz (5), Catarina (5), Sofia (4)
    - 46 nomes compostos
    1.º nomes mais usados: Matilde e Sofia;
    2.º nomes mais usados: Sofia, Alexandra, Isabel

    Masculinos:
    - 103 só com 1 nome
    mais usados: Rodrigo e Tiago (5), Rafael, Diogo, Daniel, Gabriel (4)
    - 64 nomes compostos
    1.º nomes mais usados: Pedro e Afonso (5)
    2.º nomes mais usados: Miguel (7) José (6), Manuel (5), Filipe (4)

    Irmãos:
    Iris e Rafael
    Victoria e Victor
    Gabriel e Gustavo
    Cíntia e Bruna

    ResponderEliminar
  8. Concordo em absoluto. Os nomes da moda são perfeitamente identificáveis em todas as listas, mas todas elas têm nomes invulgares, bonitos, elegantes! E é claro que sou 100% a favor da divulgação de um top 100 hehe

    Alexandra, não queres fazer um textinho sobre os nomes nas ilhas? Acho que ia ser muito giro!

    Anónima, tem toda a razão, os ciganos aqui da zona escolhem nomes diferentes e alguns deles bem elegantes!

    ResponderEliminar
  9. O que me realçou nas listas foi o seguinte:

    O nome Nuna Francisca, Nuna só tinha ouvido aquando da filha da figura pública Solange F. que é Nuna Rosa.

    Letícia é um nome que eu pensava que era raro aqui em Portugal, mas ainda existe várias.

    Depois realçou-me o nome Naíde Jusiane, Ivana Lara, Nirvana Fátima, Chaina Sofia.

    De facto o nome que predomina a meu ver nas listas é Beatriz, porque é utilizado como 1º nome, mas também como 2º.

    Irmãos vi alguns: Beatriz - Leonor;
    Maria - Rita;
    Tatiana - Beatriz, etc, etc.

    ResponderEliminar
  10. Ainda não vi todas as listas, e não encontrei por isso a Nirvana Fátima, mas agora sem falar da beleza do nome em si, é um nome algo dual religiosamente ;)

    Já agora, uma coisa que me está a chamar a atenção, aliás acho que já o referi é a quantidade de crianças com apelidos estrangeiros, é algo que não esperava de todo.

    Em relação aos nomes, lembrei-me de outra coisa, a verdade é que estas listas só mostra a realidade do pré-escolar público, o qual como sabemos não é opção de muita gente, até pela dificuldade de entrada neste grau do ensino público. Se calhar se formos ao ensino privado a realidade é distinta. Mas isto são só suposições.

    ResponderEliminar
  11. Bem a lista de Mem-Martins está recheada...Acho é que não é só do pré-escolar mas captei estes.

    Ada
    Adelcia
    Adelia
    Aleida
    Anacilina
    Ândria
    Ari
    Arnalda
    Cheila
    Denilson
    Eden
    Edmilson
    Esmeralda
    Janine
    Joam Sebastiam (Ahahah este se fosse do Norte era Juom Sebastiom)
    Karen
    Kemiline
    Larisa
    Leana
    Luzilene
    Maisa
    Maria Carmela
    Marmesa
    Marlise
    Rania
    Samira
    Tamar

    Há MUITO mais variedade nos nomes femininos, em todas as listas..os masculinos são bem mais repetitivos

    ResponderEliminar
  12. Sónia, fez bem em lembrar que a amostra não é representativa, mas acho que assim até consegue ser mais interessante; a ideia que eu tenho é que os ricos, jet-sets, como lhes queira chamar, são muito repetitivos. Usam Lourenço, Salvador, Madalena, Maria e mais uns quantos do género. E acredito que é exactamente na classe média e média/alta que há essa repetição de Beatrizes, etc...
    Depois de ter mencionado esse factor, pareceu-me evidente que é exactamente por isso que achamos os nomes tão surpreendentes... Da minha parte, prefiro ver estas listas, do que listas todas iguais, portanto, abençoados sejam os jardins de infância públicos :D

    Bem, as crianças de Mem Martins daqui a uns anos poderão ter blogs sobre nomes, porque inspiração não faltará, de certeza!! ;D

    ResponderEliminar
  13. Sobre a lista de Braga:

    Feminino:
    - 45 meninas só com um nome
    Mais usados: Beatriz (5); Catarina, Inês, Mariana (3)
    - 46 meninas com nomes compostos
    Mais usados como 1.º nome: Ana (6); Érica e Marta (3)
    Mais usados como 2.º nome: Filipa (5); Alexandra e Sofia (3)

    Masculino:
    - 35 meninos só com um nome
    Mais usados: Tiago, Rodrigo, Dinis (3)
    - 60 meninos com nomes compostos
    Mais usados como 1.º nome: Pedro e Ricardo (5)
    Mais usados como 2.º nome: Miguel (7), Manuel e Filipe (6)

    Irmãos:
    Gonçalo & Tomás

    ResponderEliminar
  14. Quanto ao textinho sobre nomes das ilhas, é questão de eu estar um dia inspirada que pode ser que saia qualquer coisa =)

    ResponderEliminar
  15. Sobre a lista de Lagos:

    Existe um ligeiro domínio dos nomes da moda, mas surgem nomes muito interessantes, destaco estes:

    Pilar
    Alícia
    Amanda
    Samira
    Sabrina
    Sílvia
    Tomé

    Outros mais invulgares:
    Ingride Raissa
    Lúcia Daniela
    Evellyn Rayane
    Janice
    Anastácia

    E encontrei um Martim Martins :)

    Encontrei alguma diversidade de nomes, mais do que estava à espera: Helena, João, Alexandre, Alexandra, Ana, Maria, Francisco, Francisca, mas também Miguel, Lara, Laura, Iara, Micaela, Rafael, Rafaela, Gabriel, Grabriela, Ema, Eva...

    ResponderEliminar
  16. Sobre a lista de Olhão:

    Muitos nomes invulgares, aliás predominam nomes diferentes:

    Nicandro
    Cássia Angélica
    Núria Carolina (encontrei algumas Núrias)
    Suse Iara
    Heidi Soraya
    Rudi Emanuel
    Lara de Lurdes
    Taissa Filipa
    Alanna
    Cândida
    Luna
    Anaísa
    Bianca Micaela
    Álvaro Leandro
    Allison
    Alícia Rafaela
    Isabela
    Ingride Sofia

    E uma Beatriz com um segundo nome invulgar:

    Beatriz Ondina

    ResponderEliminar
  17. Sobre a lista de Olhão:

    Muitos nomes invulgares, aliás predominam nomes diferentes:

    Nicandro
    Cássia Angélica
    Núria Carolina (encontrei algumas Núrias)
    Suse Iara
    Heidi Soraya
    Rudi Emanuel
    Lara de Lurdes
    Taissa Filipa
    Alanna
    Cândida
    Luna
    Anaísa
    Bianca Micaela
    Álvaro Leandro
    Allison
    Alícia Rafaela
    Isabela
    Ingride Sofia

    E uma Beatriz com um segundo nome invulgar:

    Beatriz Ondina

    ResponderEliminar
  18. Dora, parece-me que as listas do Algarve são as que mais nos lembram que estamos perante jardins-de-infância públicos, reflectindo fortes movimentos migratórios...
    Provavelmente se arranjássemos uma lista de um jardim-de-infância particular, a história seria outra.

    ResponderEliminar
  19. Sem dúvida, os nomes de família associados ao nome próprio dão pistas sobre diferentes nacionalidades. Mas penso que é uma lufada de ar fresco tanta originalidade. Conheço uma Kyara filha de dois portugueses que gostaram muito do nome por ouvirem numa colega (pais estrangeiros) da filha mais velha Yasmin.Destes nomes alguns vão-se "infiltrando" naquilo que é considerado bonito ou actual.
    Se fosse um jardim de infancia privado, seria nomes mais repetidos :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)