Vasco

em 17/08/11


Se de facto Vasco deriva de Velasco, significará Corvo. É um nome curto, forte, muito incisivo e cuja escolha remete de imediato para a figura incontornável da história portuguesa, Vasco da Gama. Gosto de tudo o que está associado ao nome - a  navegação, os descobrimentos, as caravelas, Os Lusíadas -  mas não gosto nada do diminutivo Vasquinho.
Trata-se ainda de um nome tipicamente português e é difícil encontrar outro país onde se use minimamente; acho que, durante alguns anos, foi visto como "elitista", mas acabou por perder esse rótulo com a chegada em força dos nomes mais aristocráticos. 
Acho que no Brasil, escolher este nome seria mais ou menos como escolher Benfica...



O que pensam sobre este nome?

21 comentários:

  1. É um nome que nunca me encantou, talvez pelos vascos que conheci, sempre pessoas mt paradas e timidas

    ResponderEliminar
  2. Vou contrariar essa teoria com um único exemplo: Vasco Palmeirim, da Rádio Comercial - o homem é divertidíssimo :D

    ResponderEliminar
  3. Cara autora não pode contrariar essa teoria da Fabíola, porque a autora tem a mesma teoria em relação ao nome Carla pelos vistos conheceu uma Carla de que não simpatizou e por isso detesta o nome, mas existem Carlas boas pessoas e simpáticas como todos os outros nomes, tal como Vasco.

    ResponderEliminar
  4. Princesa Victoria da Suécia está grávida do seu primeiro filho que deverá nascer a Março de 2012.

    Qual será nome que esse bébé vai ter se for menina ou menino?? Querem dar palpites...

    ResponderEliminar
  5. Cara Anónima, eu não sei o seu nome, mas se soubesse, também já o começava a detestar...
    Não percebo a sua birra comigo - mas se tem algum problema, pode expô-lo através do email que disponibilizo nos contactos.
    Gosto que o meu blog tenha um bom ambiente e ultimamente o ar anda muito pesado.

    ResponderEliminar
  6. Não gosto muito do nome Vasco.
    A anónima pelos vistos não sabe respeitar opiniões, e ficou nitidamente com rancores por não gostares do nome da filha dela, enfim!

    ResponderEliminar
  7. Cara autora,eu não estou a birrar consigo, apenas disse que não podia criticar a teoria da Fabíola, uma vez que tinha essa mesma teoria para outro nome, mas enfim já que não percebe, deve ser loira talvez.

    também não me importo nada que não gostasse do meu nome, olhe deixe lá eu também detesto o seu Ana Filipa.

    Maria eu não tenho filhos, não sei onde tirou essa ideia do nome da filha, talvez fosse outro anónimo, não eu porque não tenho filhos ainda.

    E olhe se anda aqui um ambiente pesado e acha que sou eu, cara Autora deixo desde já de utilizar o seu blog, que até por sinal me mete nojo.

    Não preciso do seu Blog para nada graças a Deus, talvez a senhora precise mais de os utilizadores.

    Xau até nunca.

    ResponderEliminar
  8. Se calhar estão a embirrar comigo talvez por causa de outro utilizador, mas já que não aceita bem as opiniões ou os comentários das utilizadoras ou meus, eu deixo de utilizar este blog.

    ResponderEliminar
  9. Sim pareceu-me que era a anónima que tem a filha Elaine porque esta tb começava os comentários com "Cara autora"...;)
    E que tal começarem a assinar os comentários...Afinal estamos num blog de NOMES! Se não querem divulgar o vosso têm esse direito, porque não inventam um fictício, até pode ser o vosso favorito...Isto de ler e falar com anónimos num blog de NOMES é esquisito.

    ResponderEliminar
  10. Se o blog lhe mete nojo, não sei o que tem vindo cá fazer.

    Eu aceito muito bem todas as opiniões sobre nomes - como por exemplo o facto de odiar Ana Filipa. Totalmente legítimo. Não aceito bem é que alguém venha ao meu blog unicamente para escrutinar aquilo que eu escrevo, sem se dar ao trabalho de perceber o que está escrito. Em que momento é que eu critiquei a teoria da Fabíola? Apenas lhe dei o exemplo de uma figura pública, hoje em dia com muito mediatismo, e que é muito divertido. Veja lá que até coloquei um smile.
    Já perdi a conta à quantidade de vezes que escrevi que o gosto e a percepção que temos dos nomes é altamente subjectiva e eu não me esqueço disso em nenhum momento.

    Quanto à possível confusão entre anónimos, é algo que não posso controlar, nem quero.

    ResponderEliminar
  11. OMG, se lhe mete nojo o que é que cá vem fazer..? Ele há gente..
    Também concordo com essa questão dos Anónimos, não custa muito assinar sempre com o mesmo "nome" (seja ele Titi, Mimi, Lili, sei lá, inventem qualquer coisa!), sempre é da maneira que nos vamos "conhecendo" e não temos de adivinhar sempre quem são as pessoas, mas se é assim que preferem parece mesmo que só vêm cá armar confusão.

    Quanto a Vasco, concordo com a autora: adoroooo o Vasco Palmeirim, de maneira que neste momento gosto bastante do nome =P

    ResponderEliminar
  12. Concordo plenamente com os comentários que têm vindo a fazer.
    Se a Anónima diz que lhe mete nojo vir ao blog, não sei porque continua a vir cá e a dar se ao trabalhe de comentar, sinceramente quem tem metido nojo é a anónima... logo denota uma falta de respeito para com a autora que é excelente naquilo que faz, por isso que vimos cá por achar interessante.
    Nunca e em tempo algum aqui se tratou mal alguém , por discordar com a ideia dos outros, porque até é interessante termos uma visão diferente das coisas. E já começa a ser irritante, vir aqui e ver comentários sem nexo nenhum. É uma falta de respeito para com aqueles que levam isto a sério. Mas enfim...

    Quanto ao nome Vasco, adoro :)
    Nunca conheci nenhum, mas é um nome bastante forte e muito bonito!!

    ResponderEliminar
  13. Até gosto do nome, pelo menos foge aos que, agora, estão mais na moda. (nestas férias, na praia, só ouvi Tomás, Rodrigo, Afonso e Lucas)

    ResponderEliminar
  14. Não foi a minha ideia causar tanta confusão.Axo normal ficarmos com determinada ideia de um nome pelas pessoas que conhecemos com o mesmo.
    Axo o seu blog MARAVILHOSO apesar de não gostar de nomes mt tradicionais nem de nomes da moda, mas como não aborda so desses nomes este blog é pra gregos e troianos.
    Concordo com a opinião das outras comentadoras se se apresenta como anónima talvez nem do seu nome goste. Num blog de nomes é estranho.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  21. Adoro Vasco e acho o Vasco Palmeirim um rapaz muito engraçado e muito bem disposto. Vasco está na minha lista de nomes favoritos.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)