Valéria

em 21/08/11


Alguém se lembra do episódio da novela brasileira Laços de Família em que a personagem desempenhada pela Vera Fischer dá à luz um bebé que iria salvar a vida da filha mais velha, Camila? O nome escolhido para a bebé foi Vitória, numa clara alusão à cura pretendida. 
Nunca me esqueci desta história, porque conhecia um caso semelhante de atribuição de nome, não porque a bebé viesse curar alguém, mas porque o seu próprio nascimento era uma vitória. Há uns tempos, voltei a rever mentalmente o episódio, durante uma visita a este blog, que passei a acompanhar depois de um simpático link de uma leitora.

Valéria significa "forte e saudável". Para aqueles que apreciam os significados, talvez este seja dos mais especiais. Porque imagino que quem tem uma coisinha tão frágil nos braço, não deseje absolutamente mais nada para o pequeno ser que acaba de chegar. 

O mesmo vale, claro, para Valério. E ainda existem os nomes ValerianoValeriana, embora não possa garantir que estes últimos sejam admitidos.


12 comentários:

  1. Gosto mt do nome Valéria nunca conheci nenhuma, ja Valério conheco 2 um é Valério de Jesus e outro Francisco Valério, aprecio bastante a 2ª opção. Prefiro a versão feminina.

    ResponderEliminar
  2. Meu nome e da minha irmã já estavam escolhidos antes do nosso nascimento, a primeira que nascesse se chamaria Victoria e a segunda Virgínia, só que a gravidez da minha mãe foi muito complicada, e nascemos de 24 semanas de gestação, e minha irmã acabou não resistindo, mas eu fui a segunda a nascer e minha mãe achou que não teria sentido a neném que morreu se chamar Victoria :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro o nome Valéria,já Valério não aprecio tanto, apesar de ter um amigo com esse nome! Não me soa nada bem...

    ResponderEliminar
  4. Vi, obrigada por partilhar essa história! Você prefere Victoria ou Virgínia?

    Também prefiro Valéria às restantes possibilidades... Francisco Valério é sonante, mas parece-me apelido! :(

    ResponderEliminar
  5. Conheço um Valério, Valéria acho que nunca tinha ouvido..
    É diferente, mas agradável =)

    ResponderEliminar
  6. Acho o nome Valéria bastante bonito, mas nunca conheci nenhuma... Valério conheço um, mas é romeno, também nunca conheci nenhum português com esse nome, além disso não gosto muito... em relação a Valeriana só me faz lembrar os comprimidos...

    ResponderEliminar
  7. Gosto de Victoria, mas prefiro Virgínia :x

    ResponderEliminar
  8. Apesar de trágica, a sua história é muito interessante!! Mas eu acho que você ficou com o nome mais bonito :D

    ResponderEliminar
  9. conheci um Valério e uma valeria mas acho que o nome em feminino é mais suave

    ResponderEliminar
  10. Meu nome é Valéria que gostou do meu nome

    ResponderEliminar
  11. eu gosto muito do nome Valéria, e se tiver gémeas os seus nomes serão Valéria e Violeta, acho extremamente adorável este parzinho

    ResponderEliminar
  12. sem dúvida que Valéria é lindo mas Valério soa mal. Tenho uma grande amiga brasileira que é Valéria!! era um nome que até poderia dar a uma filha. Tenho um filho: Eduardo nasceu no passado dia 2 de Agosto

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)