- Duelo de nomes -
Bernardo vs Leonardo

19.8.11


O duelo de hoje põe frente-a-frente dois nomes que remetem para animais fortes e corajosos (hard): o urso (Ber) e o leão (Leo). Bernardo e Leonardo são dois nomes compridos, com uma terminação que tem estado na moda nas últimas décadas (anteriormente graças a Ricardo e Eduardo). Nos dias de hoje, Leonardo tem mais mediatismo - é o nome do actor mais bem pago de Hollywood e o nome escolhido pelo casal  Penélope Cruz e Javier Bardem - enquanto que Bernardo andou nas ruas da amargura por causa do caso Bernard Madoff. Hoje em dia, não sei qual será mais popular em Portugal, mas acredito que Leonardo tem mais potencial para crescer.

Atualização
No ranking de 2013, Leonardo e Bernardo estão na 32.º 3 34.ª posição, respectivamente, rondando os 400 registos anuais. São bons resultados, mas acredito que Bernardo já está numa fase descendente.




Para terminar, resta-me dizer que já tinha escrito sobre Bernardo aqui


Bernardo

  • Diminutivos: Eu não conhecia nenhum, porque todos os Bernardos que conheço são "Bernardo" ou "Benádoo", mas as comentadoras sugeriram Beni, Benny. Bernie acho que soa demasiado a velhinho americano. Talvez Dinho (de Bernardinho...)
  • Alternativas possíveis: Bernardim (vs. Martim?), Bernardino, Berardo

Leonardo

  • Diminutivos: Leo, Leni, Lenny
  • Alternativas possíveis: Leone, Leonel, Janardo 

O que é que vocês acham destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar!


Actualização
Resultado da sondagem:


    13 comentários :

    1. Belo duelo ;)

      Votei em Bernardo. A minha primeira paixão, ainda na escola primária, foi por um menino com esse nome :) Loirinho e de olhos castanhos era um sucesso entre as meninas! ;) A verdade é que nunca mais conheci nenhum e durante muito tempo foi o meu nome favorito de rapaz. Hoje em dia, não sei se o usaria para nome de um filho. Associo muito a nome betinho e não me agrada muito o som.

      Quanto a Leonardo, também gosto, principalmente o diminutivo Leo contudo nunca tive o "prazer" de chamar alguém assim pois nunca conheci nenhum.

      ResponderEliminar
    2. Faltou a parte da informação sobre cada nome não? dos diminutivos, das alternativas? Por acaso são dois nomes que aprecio, não que adoro, mas aprecio.
      E gosto dos diminutivos de ambos, Ben ou Benny e Leo!
      Mas votei em Leonardo, pois sou mais nomes "modernos" e acho que Bernardo de facto está mais passado do que presente/futuro ao contrário de Leonardo.

      ResponderEliminar
    3. Bernardo sem dúvida! Apesar de se associar sempre aos betinhos.. Nunca gostei muito de Leonardo (talvez por conhecer uma Leonarda e não gostar do som) mas consigo achar piada ao diminutivo Leo.

      ResponderEliminar
    4. Prefiro Leonardo , pq associo imediatamente Bernardo aos betinhos e não gosto muito. Tenho uma vizinha que tem um neto que é Bernardo, mas toda a gente lhe chama Benny. Tenho uma prima afastada que se chama Leonarda a quem chamavam Lála. Durante anos pensei que fosse Eulalia mas era Leonarda em homenagem à primeira paixão do pai dela :)

      ResponderEliminar
    5. Não sei em qual votar.

      Aqui Bernardo é um nome mais comum em bebês do que Leonardo, mas não gosto mto de nenhum dos dois. Apesar que eu já coloquei o nome Leonardo em um bebê, era gêmeo e as irmãs todas eram na letra "L", daí comecei a chamá-los de Leonardo e Lucas e a mãe acabou por batizá-los assim.

      ResponderEliminar
    6. Amo Leonardo!!
      Não tenho dúvidas de que quando tiver um filho se irá chamar Leonardo :)

      ResponderEliminar
    7. Eu não acho que sejam dados desnecessários! considero os diminutivos importantes na escolha de um nome.

      ResponderEliminar
    8. Acho o nome Leonardo lindo, gosto mesmo :) e também gosto de Leonarda, embora saiba que não é muito comum e nunca tenha conhecido nng com esse nome...

      Bernardo, não me agrada muito, não é feio, mas... ali qualquer coisa que me faz achar um nome um bocado abananado :S

      ResponderEliminar
    9. Gosto dos dois e sao dois nomes que daria facilmente a um filho meu

      ResponderEliminar
    10. Outro diminutivo de Bernardo é Berna.
      Leonardo faz-me lembrar um lince, mas ficava melhor de esse lince se chamasse leão.
      Prefiro Bernardo a Leonardo.

      ResponderEliminar
    11. O meu filhos mais novo chama-se Bernardo, os irmãos carinhosamente chamam-lhe Bubu.

      ResponderEliminar
    12. Meus meninos, Leonardo e esperando o Bernardo!!!

      ResponderEliminar
    13. O nome do meu filho e Bernardo Vinicius, alguns o chamam de bêh outros de Bevini

      ResponderEliminar

    Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)