Duelo de nomes - Noah vs Noé

em 20/07/11


Perdoem-me a honestidade: as minhas idas à catequese nunca foram muito estimulantes. Mas lembro-me do dia em que a catequista contou a história de um senhor que criou um enorme barco, onde abrigou a sua família e um casal de animais de cada espécie do mundo, permitindo-lhes escapar com vida ao dilúvio. Achei logo que o Noé era um homem às direitas. Tanto, que passei a associar Noé a Noel - o Pai Natal. Erro crasso, eu sei, mas eu não passava de uma criança a morrer de aborrecimento, porque preferia mil vezes estar a ver o Clube Disney. Hoje arrependo-me da minha permanente desconcentração, porque toda a gente sabe que a Bíblia é uma fonte de inspiração preciosa para nomes. 
Noah e Noé são exactamente o mesmo nome, na versão hebraica e latina. Significam "de larga vida" ou "descanso" - coisa que o Noé da Arca certamente não teve, com aquela bicharada toda concentrada no mesmo espaço. Em algumas culturas, Noah é também um nome feminino. Em Portugal, podemos utilizar Noa numa menina, como o famoso perfume da Cacharel.
Não sei exactamente quando é que Noah terá passado a ser autorizado em Portugal, mas na base de dados que tenho consultado regularmente e da qual já vos tenho falado, não existem registos desse nome até 1980. É por isso possível considerá-lo um nome moderno, apesar da sua antiguidade. Noé manteve-se sempre abaixo dos 20 registos entre 1920 e 1980 - o máximo que alcançou foi 17 registos, em 1939, de acordo com o site da SPIE, pelo que não podemos considerá-lo um nome popular. Normal, reconhecido por todos, mas raro.  
Sinto-me um pouco repetitiva ao escrever que Noah ganhou visibilidade no nosso país graças à modelo Diana Pereira e ao marido, o piloto Tiago Monteiro, mas estou verdadeiramente convencida dessa ideia. O nome já era aprovado antes de eles o utilizarem e, para estar na lista, alguém deve ter pedido uma consulta, mas isso não o torna popular. Em Portugal, o Noé mais popular talvez seja o jornalista da RTP, Noé Monteiro. 
Entendo o fascínio de algumas pessoas por Noah - o H final passa uma imagem de "nome do mundo", e a terminação em "oa" é delicada e única. Já o E final de Noé é estridente. É como ver dois bebés no berçário, um deles dormindo e o outro a chorar desalmadamente. O calminho seria o Noah, o agitado, o Noé. E pergunto: se estivessem a passear pela rua e ouvissem chamar por Noé e por Noah, pensariam que os dois tinham a mesma idade?

O que pensam destes dois nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar! 


Resultado da sondagem:









29 comentários:

  1. Gosto de Noah ou Noa.
    Conheço uma menina que tem 3 anos que se chama Noa, mas o papá é holandes.

    Meninos só mesmo o do Tiago Monteiro e acho que tb daquela actriz brasileira (já não me lembro o nome.

    Noe acho mt arcaico

    ResponderEliminar
  2. Eu, sinceramente, não gosto de nenhum

    ResponderEliminar
  3. Não gosto nem de um nem de outro. Mas prefiro Noah, sem sombra de dúvidas mais delicado. Noah faz lembrar uma criança e Noé um senhor de idade, a mim ouvir Noé remete me logo para a arca de Noé!!

    ResponderEliminar
  4. Noah, definitivamente.. É isso mesmo, Noé é estridente..

    ResponderEliminar
  5. Não gosto de nenhum,não consigo suportar nomes religiosos.
    Noah é uma escolha muito infeliz, "moda" e sem nexo. Noé é a versão portuguesa que está ultrapassada. É curioso, pois num país como o nosso com a presença da inquisição durante tantos anos, nomes como Moisés ou Noé, tipicamente judeus, foram desaparecendo e agora surgem como nomes da moda, escolhidos não por tradição ou conhecimento judaico/bíblico mas para ser diferente...
    Um nome pode contar uma história, independentemente do seu significado. Assim torna-se um bom nome.

    ResponderEliminar
  6. Não me incomoda que as pessoas escolham o nome por estar na moda e não por conhecerem a sua história porque isso limitaria ainda mais as nossas opções :D
    Concordo que é difícil esquecer a ligação religiosa de alguns nomes mais marcantes, mas se formos a ver, quase todos os nomes são religiosos... Só varia mesmo a religião em causa!

    ResponderEliminar
  7. É verdade! Eu refiro-me apenas ao universo bíblico de onde derivam as principais religiões presentes em Portugal.
    Mas existem diferenças: João, Paulo, Pedro, Tiago,Maria, Madalena, Sara, Miguel, Filipe, a lista é muito grande, são religiosos mas não é evidente essa carga histórica ou simbólica, pois o uso generalizado atenuou qualquer associação imediata.

    O mesmo não se pode dizer de Salvador, Moisés, Noé/Noah, Isaac...

    A minha aversão tem a ver com a minha educação muito católica e como sei as histórias todas e faz-me confusão usarem os nomes "por moda".
    Noah para mim é impossível, por 3 motivos: conotação com a história biblica da Arca, grafia e pronunciação "estrangeirada", confundir-se o género...
    Mas são gostos e é claro que se uma amiga me falasse entusiasmada com esse nome para um filho, eu tentaria não expressar o meu desagrado e respeitaria o gosto dos outros.
    Mas para mim Noah tem tudo de errado!:P
    (Quando vou reler o comentário é que me apercebo como sou rígida e antiquada!:D)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. meu irmão tem 6meses e chama-se joão Salvador.
      nunca passou na nossa cabeça a parte biblica, apenas é um nome não mt usado e que gostamos, não escolho nomes por moda, pelo contrario gosto de nomes pouco usados.
      a minha filha vai se chamar Bianca Filipa. pk nunca ouvi esse nome composto e gosto do som.

      Eliminar
  8. Não se trata nada de rigidez - apenas, como muito bem disse, de um conhecimento mais profundo dessa realidade do que a maioria das pessoas. Eu posso estar enganadinha de todo, mas acho que muita gente não associa Noah a Noé, e muito menos à religião, mas sim a algo "exótico" e super moderno! :D

    ResponderEliminar
  9. os nommes é deferente mais sao bonitos

    ResponderEliminar
  10. gostei dos nome noah e noé eu tenho uma filha enoé 4 aninhos é uma gracinha gente

    ResponderEliminar
  11. se nao gostam de nenhum para que que comentam

    ResponderEliminar
  12. Não gosto de nenhum.
    Noah parece nome de rapariga.
    Noé lembra-me "A Arca de Noé".
    Prefiro Noah, porque Noé é muito agracivo!

    ResponderEliminar
  13. Pessoalmente, NOAH faz-me pensar a uma personagem principal de um dos romances de amor mais conhecidos de Nicholas Sparks...logo penso em romantismo, sinceridade, dádiva, carinho, amor eterno...e não nessas coisas da arca de noé... :)

    ResponderEliminar
  14. Noah não era admitido em Portugal até eu ter lutado por isso em 2009. Desde sempre quis esse nome se um dia tivesse um menino e alertaram - me que poderia não ser aceite. Eu vivi muitos anos em França e nunca me passou pela cabeça que não pudesse dar esse nome ao meu filho. Pois foi uma "guerra" onde tive que pagar para que analisassem o meu pedido e deciderem se Noah passaria a ser admitido ou não em Portugal. Imaginem o strees quando ele nasceu prematuro e eu sem resposta ao meu pedido!!Não desisti e dois dias antes da data final para o registar recebi o tão desejado e-mail dizendo que "era de admitir o vocábulo Noah para nome masculino" . Desde então, maio 2009, Noah é autorizado em Portugal e o famoso Tiago Monteiro ficou com a "papinha toda feita" :-) o meu Piolho é o primeiro português Noah de Portugal :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Filipa o meu filho foi registado a 27 de Setembro de 2004 em Portugal , com o nome Noah.
      Foi aceite o pedido porque o pai pertencia à Comunidade Israelista de Lisboa.
      O nome foi aceite , não para fins religiosos, pois eu sou católica, mas apenas como objetivo de registo civil .
      Foi enviada uma declaração para o registo civil pelo Rabino da comunidade Israelista de Lisboa e assim foi aceite o nome.
      Foi me dito na Conservatória do Registo civil de Sintra que o meu filho era o primeiro Noah em Portugal.

      Eliminar
  15. Olá Filipa, muito obrigada por contar a sua história! :D E parabéns pela aventura, porque graças a si, há muita gente a poder usar o nome que mais gosta! E olhe, que bela história para contar ao pequeno Noah! :D

    ResponderEliminar
  16. Tenho uma Noa com 19 meses e cada vez estão a aparecer mais, gostava que tambem fosse falado, tao profundamente como o Noah. :)

    ResponderEliminar
  17. Olá a todos, vou ter o meu filhote em Julho e gostava muito que se chamasse Noah. O meu marido também gosta, mas gostava que fosse combinado com outro nome. Que combinações sugerem com o nome Noah? Obrigada.

    ResponderEliminar
  18. É suposto lêr-se Noa, Noua, Noá ou Nouá??

    ResponderEliminar
  19. Cláudia, eu optaria por um nome internacional. Acho que as sugestões da Mary são fantásticas e muito contemporâneas e acrescentaria Noah Samuel e Noah Xavier...

    ResponderEliminar
  20. Tanto noé, como noah, são muito bonito, esse nomes suaves simples sem estravagancia, promeça d deus!

    ResponderEliminar
  21. MEU NOME É ENOÉ, ACREDITO QUE O PRIMEIRO "E" NEUTRALIZA O SEGUNDO "É" E VICE-VERSA POR UM SER PRONUNCIADO O E FECHADO E O OUTRO E ABERTO, ADORO MEU NOME! ACHO DIFERENTE E NUNCA LIGUEI PARA AS PIADINHAS QUE ALGUMAS PESSOAS INVENTAVAM PARA ZOAR, QUANDO A GENTE GOSTA DO NOME NEM LIGA PRA ISSO, POIS SE SENTE BEM COM O NOME!
    ACHO O NOME NOAH BONITO TAMBÉM, MAS O MEU É LINDO MODÉSTIA PARTE HEHEHE

    ResponderEliminar
  22. O meu irmao chama-se Noé! Fernando Noé. Eu aos 10 anos nao queria um irmao chamado Noé mas ou era esse ou era Adão (pelo menos era o que "ameaçava" a minha mae lol). Toda a gente lhe chama pelo segundo nome excepto a mulher do padrinho pq os nomes sao iguais. Mas em familia sempre lhe chamamios Né. Gosto muito do nome. Acho piada ao Noah mas nao é portugues! Para mim nao!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)