Hoje é dia de festa em algumas cidades vizinhas - pelo menos naquelas onde ontem andaram divertidíssimos de martelo e alho-porro na mão. Para comemorar o castiço dia de S. João, cá fica um gráfico com a popularidade dos três santos populares:
Uma vez mais, dados recolhidos no site do SPIE.
João e Pedro são nomes que atravessam gerações e houve uma altura em que havia muitos João Pedro por metro quadrado. António foi um nome que entrou em desuso, mas agora está a surgir em força e eu até gosto :)
ResponderEliminarHmm... acho que a "quebra" se deve mais à diminuição do número de nascimentos do que propriamente à perda de popularidade do nome. Não tenho dúvidas que João e Pedro são dos nomes mais comuns para rapazes nascidos desde os anos 80. Cheguei a estar em turmas com 4 ou 5 Joões! Pedro, em particular, parece-me mais raro nas gerações mais velhas.
ResponderEliminarQuanto a António, é o tipo de nome que se continua (sempre) a usar, independentemente de modas. Pessoalmente, conheço vários casos em que é o nome do pai ou do avô- geralmente combinado com um nome mais "jovem" , tipo "António Miguel" ou "António João".
Concordo - tanto que ainda hoje ambos os nomes se mantêm no top 20! E António é um belo "nome de família" e que combina com bastantes nomes mais modernos.
ResponderEliminar