Filhos dos famosos - Maria do Mar

em 22/06/11

A recém-empossada ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, é mãe de três filhosMaria do Mar (2001), José Maria (2003) e Vicente Maria (2005).

O nome dos meninos enquadra-se perfeitamente nas ideias que associo ao partido a que pertence (CDS-PP), mas o nome da menina não deixa de me surpreender. Pessoalmente, não escondo que não gosto de Maria usado em meninos.

8 comentários:

  1. Pessoalmente, também não me agrada nada o nome Maria, em meninos.
    Por outro lado, acho imensa piada a nomes de meninos em meninas, conheço 4 meninas, nascidas este ano, com o nome: Maria João, Maria Miguel, Maria Luís e Maria José. Não sei sinceramente se colocaria estes nomes numa filha, mas que acho piada acho!
    E adorei Maria do Mar.
    Também já gostava de Ana Mar, embora, tenha visto em alguns sitios escrito Anamar, tudo junto. Não sei, como é aprovado, se Ana Mar, se Anamar!?
    Mas Maria do Mar e Ana Mar, são dois nomes compostos que passam a estar na minha lista de preferidos, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  2. Tanto é aprovado Anamar como Ana Mar.
    Que curioso, quatro meninas com nomes tão marcantes... Eu até poderia gostar de um nome feminino num menino, mas Maria não me agrada mesmo!

    ResponderEliminar
  3. Adorei Vicente Maria e pessoalmente também gosto mais de Anamar.
    Quanto as meninas com nomes de meninos tem a sua graça,conheço uma Maria Carlos e uma Maria Miguel

    ResponderEliminar
  4. Tb n gosto mt de nomes de meninos com Maria, pq ficam nomes que me lembram snobismo.

    De qql forma, achei bastante curioso o nome de Maria do Mar, tendo em conta que ligo sempre um nome assim a uns pais que façam surf e tal e não me parece que a sra.ministra seja desse género. Mesmo assim, sendo ela tb ministra do mar, fica mesmo engraçado ter uma filha com esse nome :)

    ResponderEliminar
  5. tenho um bocado de trauma com nomes Maria de/do...
    Deve ser porque tenho um nome assim, aqui na internet é o unico sitio onde sou Maria porque na vida real nem ninguém sabe que tenho este nome... ou sabem mas ignoram.
    E irrita-me um bocadinho porque já por diversas vezes tentei ser Maria, afinal é o meu 1º nome mas insistem no 2º nome, só porque sou Maria de..
    Mas porque é que Maria é automaticamente eliminado se tiver um nome á frente? grrrrrrrrrrrrr(foi um pequeno desabafo...)

    Mas Maria do Mar duvido que lhe chamem Mar, acho que essa vai ser mesmo Maria e pronto... até gosto do nome!

    ResponderEliminar
  6. :D Sendo Ana, também passei pelo mesmo: a maioria das pessoas assume com naturalidade que prefiro ser chamada pelo segundo nome. Não deixa de ser verdade que o uso com muito mais frequência, mas acaba por me ser indiferente. Ultimamente, num determinado contexto laboral, tratam-me por Ana, e acho muito sóbrio!

    ResponderEliminar
  7. Trabalhando eu na área do Ambiente e Território foi com muito desagrado que fiquei a saber quem era a nova ministra... mas quem sabe se o nome da filha, tal como disse a C*, é um sinal que afinal há uma razão para a escolherem... estou com esperança ;)

    ResponderEliminar
  8. Depois de quase nove anos, vou responder-lhe. Conheço milhares de Marias, havendo uma boa parte delas sem segundo nome. Conheço duas Maria do Mar e toda a gente as trata por Mar, já que Maria é um nome tal vulgar e várias pessoas podem ficar confusas. Na minha opinião, penso que quem tenha um nome composto, sendo o primeiro Maria, irá ser muitas vezes ou quase sempre tratada pelo segundo nome, visto que Maria é um nome tão vulgar. Não penso que as pessoas façam isto por mal, até pode ser irracional e quase automático. Gostaria imenso de ter nome composto, sendo o primeiro Maria, acho tão bonito. Adoro ainda mais o nome Maria do Mar! Definitivamente, está no meu top 3 de nomes femininos.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)