Filipa anda nas bocas do mundo!

em 02/05/11


Se as revistas cor-de-rosa andam encantadas com a irmã de Kate Middleton os blogs sobre nomes andam encantados com o nome da irmã de Kate. Ok, não deixa de ser uma boa técnica para receber mais visitas, mas a verdade é que só se fala em Philippa e Pippa. O nome torna-se cada vez mais associado à realeza, o que me leva a acreditar que vai ser mais e mais usado pela chamada classe média.
Em Portugal, Filipa é um nome comum q.b... Acham que o fenómeno se fará notar nos nascimentos dos próximos meses? 
E no Brasil, onde o nome é amplamente rejeitado, será que contribuirá para uma mudança de opinião? Curiosamente, a jovem inglesa chama-se Filipa Carlota, uma combinação que nunca me tinha ocorrido!

9 comentários:

  1. Eu gosto:)
    Mas acho que só vai pegar lá. Não acredito que pegue aqui e muito menos no Brasil.
    Eu percebo mais ou menos que Filipa no Brasil não seja bem visto. Lá Filipe é um nome muito popular e não faz sentido para eles a versão feminina do nome. Para eles Filipa é tão esquisito como seria aqui Gonçala.

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de Filipa...não só por ser o meu nome. mas acho um nome elegante.

    ResponderEliminar
  3. Rita, óptima comparação, óptima explicação!!

    ResponderEliminar
  4. Acho dificil, Filipa é um nome que dificilmente é pensado como "chique", muitas vezes tem sido utilizado como 2º nome nos anos 80. Eu acho bastande divertido, moderno e simples.

    ResponderEliminar
  5. Desculpe-me invadir seu blog. Estou um pouco atrasada no seu comentário a respeito do nome Filipa. Moro no Brasil, estou grávida e eu e meu marido gostamos do nome Filipa (nem sabemos ainda se é menina), mas justamente por achar que é tão rejeitado por aqui, fico em dúvida de colocar esse nome. Assim como a ´´Filipa`` falou, acho pomposo, forte. Estou buscando opiniões a respeito do nome! abraços e adorei ter lido seu post. Ass. Ana Paula Rocco

    ResponderEliminar
  6. eu amo o nome Filipa, mas no Brasil é muito dificil de pegar. Já Filipe no Brasil é comum na versão Felipe, normalmente quase nenhum Filipe é Filipe e sim Felipe e os que são Filipe as pessoas acham que a grafia é errada. Aí está um bom duelo Filipe x Felipe

    ResponderEliminar
  7. No Brasil o nome Filipa passou a ser conhecido por causa da filha da atriz Cláudia Abreu, a qual optou pela forma Felipa. Nem assim os brasileiros a imitaram - como é de praxe acontecer com um nome diferente -, isto porque a forma masculina é largamente usada. A forma oposta passa a ser usada somente quando uma cai em desuso, como é o caso de Eduarda, Fernanda, Roberta, Marcela. A propósito, o nome Gonçala nunca esteve na moda no Brasil, até porque o masculino ainda é usado.

    ResponderEliminar
  8. Filipa, o que você acha de Maria Filipa?

    ResponderEliminar
  9. Mariana, acho que é uma combinação muito bonita! :)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)