Afinal, nem tudo são rosas na hora de registar um bebé no Brasil. De acordo com esta notícia, passaram-se nove meses até que um casal conseguisse registar a filha como Amora - o argumento contra era que atribuir a uma criança um nome de fruta era "vexatório" e podia ser associado a Marmota (o que dizer de Carlota?!). Os pais, pelo seu lado, argumentavam que o nome era simplesmente carinhoso: "a gente brincava que Amora era o feminino de amor. Também gostamos da sonoridade, da sensibilidade do nome".
Não acho que Amora é vergonhoso.Nunca ouviram falar da Amora Mautner?
ResponderEliminarAté parece inacreditavel..Lá aceitam os nomes mais absurdos, Amora ao pé de alguns que ja tive oportunidade de ver, é um nome lindoooooo!
ResponderEliminarLa aceitam coisas como Maicon Jaqueson, Hindianajones, Mac Donald... Foi de certo alguem do cartório que estava num dia mau...Bem e eu já não gostava de Carlota e então depois desta .....
:-)
Coloquei a notícia exactamente por se referir a um nome que até é admitido em Portugal!
ResponderEliminarPelo que percebi, houve uma febre de "mulheres-fruta" no Brasil (mulheres de bumbum grande): Mulher Melancia, Mulher Moranguinho, Mulher Melão... Talvez o senhor do registo não gostasse de Funk e não quisesse que a bebezinha fosse a próxima Mulher Amora :D
Não gosto do seu tom ao se referir ao Brasil! Você, ao que representa aqui, não conhece nada da nossa cultura e não tem a mínima idéia do que está falando. Sinto "vergonha alheia" lendo seus comentários sobre o BRASIL. Nosso país é imenso, continental, como pode você julgar e fazer esses tipos de comentários, nos ridicularizado, como se conhecesse o nosso país? Saiba que vcs portugueses devem tudo a nós. Nos tiraram o que tínhamos de bom, e nos trouxeram só lixo! Tudo o que temos de ruim devemos a vcs, obrigada!
EliminarSou brasileira e não entendi o motivo de sua revolta com a autora do blog. Ela falou alguma mentira? De fato houve uma febre mesmo de mulheres frutas por aqui e a cultura do Funk está em alta nas periferias. Se isso é para nos envergonhar ou nos orgulhar, aí é problema nosso, não?
EliminarNós brasileiros somos assim, vivemos falando mau do nosso país, fazendo piada da nossa politica e dos nossos problemas, mas nao suportamos quando alguem de fora faça uma piada ou uma brincadeira com a gente. Para o brasileiro o país não presta, mas "ai" se o vizinho fala algo... É como o cara que fala mal da mãe mas voa no pescoço de quem concorda rsrs Eu chamo isso de melindre e infantilidade.
Adorei a sua explicação, rs...
ResponderEliminarfoi a mais óbvia que pude conhecer até hj sobre esse assunto.
Mulher Amora, rs...
:)
Concordo com a proibição. Quer colocar um nome que tenha relação com amor, coloque Amanda. Ou qualquer outro... Amora é fruta, é vexatório e a criança poderia ter problemas no futuro. Eu odiaria chamar Amora. Imagina colocar um nome da filha de Laranja ou Morango, Ana Banana? É a mesma coisa.
ResponderEliminarEu acho Amora bonito
EliminarE Apple?
ResponderEliminarMe chamo Carmem e adorei esse blog,
ResponderEliminarestou pensando em engravida e gosto muito de Clarice e Olavo fale o que souber deles desde ja agradeço...
Nome muito bonito. Boa escolha!
EliminarMeu nome leopoldina ii nao gosto desse nome...concordo proibir nomes estranhos...
ResponderEliminarRealmente nome muito feio! Deviria proibrir
EliminarLeopoldina é um pouco forte, não é? :D
ResponderEliminarCarmem, já fiz um post sobre Olavo, pode consultar aqui:
http://nomesportugueses.blogspot.com/2012/04/nomes-do-dia-olavo.html
Ha e nome de fruta ne
ResponderEliminarKKKKKKKK nunca tinha associado Amora às mulheres-frutas! tô rindo muito aqui!! =D
ResponderEliminarSinceramente, não acho Amora dos mais feios. Já vi coisas bem piores e os cartórios deixaram passar... =/
Amora e um nome muito bonito mais e nome de fruta e isso fica meio feio pra crianca mais fz oq ne todo mundo tem seu gosto.
ResponderEliminarEu me chamo stefani eu adoro o meu nome mas amora e feio de mais
ResponderEliminarNão existe regra para proibição de nomes próprios no Brasil, por isso nomes são permitidos e outros proibidos, de acordo com o bom ou péssimo raciocínio de quem os aprova.
ResponderEliminarPelo que entendi da notícia, o problema não foi o nome Amora, mas a combinação Amora Motta. Dou toda razão ao cartório. A solução foi inverter os sobrenomes Amora Lopes Motta.
ResponderEliminarO problema não foi o nome, mas sim o SOBRENOME. Na notícia até diz que Amora Motta poderia ser confundido com "a marmota", o que levaria a menina a sofrer bullyng.
ResponderEliminarEllen, lamento que tenha percebido isso tudo num comentário tão inofensivo. Na verdade, parece-me que o seu comentário é bem mais digno de vergonha alheia. Ao longo dos seis anos de bblog, tenho feito imensas referências ao Brasil, sempre com o maior respeito e do prisma de quem quer aprender mais sobre uma cultura diferente e nunca como especialista de um país que nunca visitei.
ResponderEliminar