Gabriela

em 10/04/11


Quando a novela brasileira "Gabriela" (baseada na obra de Jorge Amado, Gabriela Cravo e Canela) estreou em Portugal, em 1977, houve um boom de Gabrielas.  Eu conheço pessoalmente duas e ambas faziam questão de se descolar dessa imagem - uma nasceu alguns anos antes da novela ser transmitida e outra é filha de um Gabriel. No Brasil, continua a ser um nome popular, estando no 10.º lugar ranking do Baby Center.

Inspiração à parte, é um nome que poderia ser hoje bem mais popular do que é em Portugal: comprido e elegante, é grafado internacionalmente de forma muito similar (Gabrielle, Gabriella); começa com uma letra invulgar mas charmosa e tem a terminação da moda -ela. Como diminutivos, o óbvio Gabi e ainda Bri, Ela...
Embora seja muito parecido, associo Daniela aos anos 80 - e acho que ainda é muito cedo para esses nomes regressarem. Na mesma linha de Gabriela incluo hoje Marcela e Rafaela. Aliás, se tivesse de escolher um nome feminino agora, neste preciso momento, Rafaela estaria no meu top 5...

As pessoas que nasceram no início dos anos 80 estão hoje em idade de ter filhos. Acham que isso vai ajudar a trazer de volta os nomes popularizados nessa altura (inspirados nos nomes dos amigos dos tempos de escola, por exemplo)?

Atualização
Efetivamente, a popularidade de Gabriela subiu bastante nos últimos anos e em 2013 foi o 30.º nome feminino mais registado em Portugal!

15 comentários:

  1. Gosto bastante de Gabriela.Só conheço uma, ela é Sara Gabriela mas prefere ser tratada pelo 2ºnome. Acho que é um nome intemporal. A nossa ministra da Cultura é Gabriela e o nome assenta mt bem a qql idade.

    ResponderEliminar
  2. Para mim Gabriela faz parte do meu top 5. Mas gostava que analisava o nome da minha avó materna, que nunca conheci ninguem com este nome: Pastora

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de Gabriela!

    É impressão minha ou há aqui no blog uma certa queda para nomes femininos?
    Gostava de ver mais nomes masculinos, principalmente que sejam diferentes e invulgares, tal como Adele, Aura,...
    Fica a sugestão :)

    ResponderEliminar
  4. Se um dia tiver uma filha, Gabriela será uns dos nomes a eleição. Adoro imenso! No entanto Daniela, Marcela e Rafaela não gosto muito.

    O meu nome é que não vejo por aqui: Márcia.

    :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo, também não conheço ninguém com esse nome, mas já o tenho visto citado em livros. Não creio que o seu uso esteja associado à pastora enquanto profissão, mas sim à religião: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará".

    Rita. Rita, Rita, Rita... Pois, é verdade, dedico-me mais aos nomes femininos e sei que não devia :) mas eu explico porquê (já pensei várias vezes sobre isso): é uma questão de mentalidade. As meninas podem ter nomes de flores, nomes românticos, nomes delicados. Qualquer uma destas categorias, associadas a meninos, faz-me logo pensar em gozo. Então, acabo por conseguir explorar mais os nomes femininos. Mas de agora em diante vou fazer um esforço para mudar! :D

    Márcia, já referi o seu nome em pelo menos duas listas, mas nunca o abordei individualmente. Talvez o faça em breve ;D

    ResponderEliminar
  6. Queres um nome romântico masculino?
    Valentim!
    E não acho nada gozão! :)

    ResponderEliminar
  7. Totalmente de acordo, tanto que já referi Valentim numa dúzia de posts... ;D

    ResponderEliminar
  8. Gabriela,Rafaela,Daniela,Estela, Anabela são nomes super populares de todas as minhas amigas de escola ou vizinhas,quanto ao meu nome (Manuela) que termina da mesma maneira não conheço nenhuma mais nova do que eu (nasci em 1977)

    ResponderEliminar
  9. A minha irmã tem uma amiga a quem chama "Ana*Manu", e gosto de ouvir! A minha irmã nasceu em 1989, a amiga deve ter a mesma idade...

    ResponderEliminar
  10. Todos os nomes me lembrão "alguém" com esse nome e, muitas vezes, esse "alguém" não existe.
    Sempre pensei em Gabriela como um nome neutro.
    Agora, Gabriela lembra-me alguém ligado ao mar.

    ResponderEliminar
  11. Este ano, mais um boom de Gabrielas... Já conheço duas nascidas a semana passada .

    ResponderEliminar
  12. Mary, não tenho dúvidas de que a publicidade massiva da SIC à novela vai ajudar a popularizar ainda mais o nome que, ainda assim, já está no top 30!

    ResponderEliminar
  13. Eu tenho uma Gabriela. Nasceu em 2011 e não teve nada a ver com a novela estar a repetir na SIC. Conheço pelo menos mais 3 ou 4 praticamente da mesma idade. se tivesse sido um menino seria gabriel tb.

    ResponderEliminar
  14. Minha mãe escolheu Gabriela pra ser meu nome porque passou a lua de mel em Ilhéus (Terra da Gabriela). Gosto muito do meu nome. 3 anos depois minha irmã nasceu e eu pedi que colocasse o nome dela de Daniela. Para irmãs acho nomes que combinam muito. Gabriela & Daniela. <3 :3

    ResponderEliminar
  15. Passei a maior parte da gravidez a "chamar" minha filha de Gilda e quase no final (como o pai não gostava deste nome) mudámos para Gabriela que surgiu de repente, sem qualquer ligação a nada... Na altura era um nome que surpreendia, agora depois da reposição da novela já se tornou mais comum. Mas na escola, continua a ser a única Gabriela.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)