Quer aderir ao nosso Grupo Fechado no Facebook? Clique aqui!

Nomes brasileiros populares

4.2.11

Há nomes muito populares no Brasil que, em Portugal, têm pouca expressividade. Pegando na lista de 100 nomes mais populares do Brasil Baby Center, consegui retirar bastantes vocábulos perfeitamente usáveis por cá mas que, ou nunca foram populares, ou já perderam a popularidade. Talvez seja um bom ponto de partida para quem quer um nome raro, mas "normal":


Meninas
Meninos



Giovana
Artur
Manuela
Enzo
Valentina Nicolas
Nicole 
Murilo
Isadora
Vinício (Vinicius por lá)
Larissa
Heitor
Amanda
Igor
Melissa
Breno
Heloísa
Iago (Yago no Brasil)
Bianca
Danilo
Rebeca
Benício
Fernanda
Levi
Laís

Milena

Ester

Lorena

Natália

Cecília

Elisa

Mirela

Ágata

Alana

Sabrina

Clarisse

Brenda





A lista de meninas é mais extensa por dois motivos: em primeiro lugar, no ranking masculino há muitos nomes que cá também são populares e, e em segundo, contém muitos nomes que cá não seriam aprovados, como Kauã, Jonathan ou Pietro.
Os nomes mais usados pelos brasileiros são, na minha opinião, muito interessantes, porque são muito diversificados e seguem as tendências internacionais. Poderão aceder a vários artigos sobre os nomes brasileiros a partir daqui e poderão consultar os dados mais recentes sobre os nomes femininos e masculinos mais populares no Estado de S. Paulo, em 2012.

13 comentários :

Rita disse...

Uma vez conheci 2 irmãzinhas brasileiras chamadas Valentina e Veridiana - adorei!

Acho interessante no Brasil também estarem na moda os nomes "chiques", como aqui - longe daquele estereótipo do "Vanderlei" e da "Janaíra"! Engraçado a popularidade de Fernanda, Natália e Manuela - nomes perfeitamente bons mas que para mim gritam "mulher de meia idade"!

Mesmo assim acho que alguns destes nomes ainda me soam muito a "telenovela": Giovana, Nicole, Ágata, Isadora, Sabrina, Murilo, Danilo... não gosto :P

Favoritos:
Rebeca "Becas"
Ester
Cecília
Heloísa
Elisa
Clarisse
Artur
Heitor
Breno

Preferiria
Isidora (em vez de Isadora)
Branca (em vez de Bianca)
Águeda (em vez de Ágata)
Nicolau (em vez de Nícolas... mas tenho de admitir que esta versão também funciona em Português)

Rute disse...

Como se diz Levi?
É com "E" fechado - Leví,
ou Lévi?

Nomes e mais Nomes disse...

Rita:
o ranking do Baby Center Brasil reflecte apenas o gosto dos utilizadores do site, por isso não dá para generalizar, mas se formos aos fóruns de nomes brasileiros,vemos que uma grande parte continua a querer nomes "estrangeiros", cheios de duplas consoantes, Th, e Y :D

Rute:
não sou especialista em acentuação, por isso esta resposta não vale muito...
A regra diz que as palavras graves terminadas em i tem de ser acentuadas na sílaba tónica. Então, se Lévi tiver acento (como em francês), diz-se tal como está escrito, Lévi, caso não tenha, como em português, acredito que se pronuncie Leví... Eu pelo menos pronuncio-o assim!

Tânia disse...

Essa lista me serviu de inspiração,pra dar um nome bonito,mais que não seja comum em Portugal.Já decidi. Se for menino,Murilo (adorei!),e se for menina,Larissa (também amei!)

Nomes e mais nomes disse...

Belas escolhas, Tânia! Larissa é uma boa alternativa a Lara, que está muito popular e Murilo praticamente não se ouve por estas bandas!

Fabíola disse...

Gosto mt de Murilo acho um nome mt bonito, o meu nome aqui em Portugal é raro mas no Brasil ja nao é, parabens gosto mt do blog

Nomes e mais nomes disse...

De facto, Fabíola não é muito vulgar, mas eu sempre tive Fabíolas na minha vida: vizinhas, colegas de escola... :D
E obrigada pela delicadeza, também gosto muito de a ter por cá! :)

Natália disse...

Rita disse: "Engraçado a popularidade de Fernanda, Natália e Manuela - nomes perfeitamente bons mas que para mim gritam "mulher de meia idade"!"

Interessante essa diferença. Aqui no Brasil é muito difícil ver mulheres de meia idade chamadas Fernanda, Natália e Manuela. Esses nomes são associados a mulheres jovens ou bem idosas.

Patrícia disse...

a diferença de nome é mesmo gigantesca entre os dois países, pelo que percebo.

Aqui no Brasil os nomes Matildes, Leonor e Francisca só encontro em pessoas bem idosas. Sendo raríssimo "Matilde", só vi uma senhora até hj e na tv (irmã de Itamar Franco). Leonor, conheço somente uma senhora de sessenta e poucos anos e Francisca conheço várias, mas nenhuma criança.

Nomes e mais nomes disse...

Olá Natália!
As nossas leitoras brasileiras já confirmaram que os nomes Portugueses e Brasileiros andam em contraciclo :) O que é popular aí, já não é cá; o que é cá, já deixou de ser aí...
O que acha de Leonor e Matilde? ;)

Nomes e mais nomes disse...

Patrícia, isto é que é sintonia, respondemos praticamente a mesma coisa ;)

Natália disse...

Acho Leonor lindo, era o nome da minha bisavó. :)
Matilde é muito raro aqui, soa um pouco estranho. Prefiro Matilda.

Bruna disse...

Olá, escrevo do Brasil!

Levi tem o "e" fechado e o "i" é forte, logo se fala Lêví!

Leonor é um nome lindo, não é comum entre crianças e jovens. Que nome chic!

Matilde.. Nome antigo, forte e nada popular por aqui.
Matilda também não é popular.

Nasci nos anos 80 e nunca estudei (nem nos tempos de colégio, faculdade e cursos de idiomas) com nenhuma pessoa com este nome.

Infelizmente, algumas pessoas tem esta mania feia de querer enfeitar nomes acrescentando "y" ou dupla consoante como no caso de "Pollyanna"... exagerado demais.

Por volta de 2008, depois da onda de nomes como Yasmim, Vitória ou Victória, Giovanna, Maria Eduarda, Júlia, Anna Júlia... começou a ser chic e comum entre a elite brasileira, resgatar nomes antigos, simples e considerados de pobre por aqui (aqueles que eram desprezados, considerados feios) como Joaquim, José, João, Francisco, Antonio, Manoel, Antonia, Maria, Francisca, Joana.. entre outros, como podem ver na matéria "Filho dos famosos brasileiros"

De qualquer forma, sou fã de nome elegante, com grafia simples e sonoridade forte. Nome de personalidade, que combine com o estilo de cada família, que tenha um propósito, que tenha uma história e não simplesmente que acompanhe a moda da vizinhança.