Juliana é, provavelmente, o meu nome preferido terminado em -ana. Acho-o muito delicado, romântico, por associação a Julieta e, por isso, muito feminino. É um nome internacional, reconhecido em todo o lado. Em Portugal não está no topo do ranking - mas em 2013 está numa bela 60.ª posição - e na lista do Baby Center Brasil ocupa o 66.º lugar, o que indica que a febre das Julianas brasileiras já passou. E foi bem forte!!
Como embaixadoras do nome, temos Julianna Margulies, Julianne Moore, Juliana Paes, Juliana Didone, ou Juliana Knust.
E os leitores, preferem Juliana ou Ana Júlia?
Juliana!
ResponderEliminarGosto dos dois, tanto de Juliana como Ana Júlia.
ResponderEliminarGosto dos dois, mas prefiro Juliana, era o nome de uma das minhas bisavós materna..
ResponderEliminarEu gosto muito da versão Juliane, mas Não desgosto de Juliana. No então, o meu marido associa à sopa e diz que isso a seguirá toda a vida. Também concordam?
ResponderEliminarEu por acaso nunca associo à sopa, até porque não é uma expressão que ouça com frequência... Ouço mais caldo verde e sopa de legumes :)
ResponderEliminarJuliana, sem dúvida. Mas não é um nome que eu goste muito, prefiro Joana.
ResponderEliminarJuliana sem dúvida é o meu favorito ;)
ResponderEliminarAcho um bonito nome. Antigamente eu acompanhava o blog de uma mamãe portuguesa que perdeu sua bebê de 1 ano, Laura, e um ano depois teve uma outra filha e deu-lhe o nome de Juliana. Faz muitos anos que ela encerrou o blog, mas nunca a esqueci.
ResponderEliminarJuliana, claro (:
ResponderEliminarHouve alturas em que eu não gostava do meu nome, especialmente quando era criança. Contudo, com o tempo, acabei por adorar o meu nome. Além de que os meus pais tiveram a sabedoria de não me dar segundo nome! Agora penso que tem uma boa musicalidade, é feminino e só quando cheguei à faculdade é que encontrei outra Juliana na turma! Quanto à questão do “bullying” pelo nome, as brincadeiras por causa da “sopa juliana” estiveram presentes mais nunca foram “agressivas” (com o objectivo de rebaixar por assim dizer). O único senão da exclusividade que este nome tem é que frequentemente sou chamada de “Júlia”, “Julieta”, “Luciana”…
Sábia escolha! Juliana é daqueles nomes fortes que não precisam de um segundo. Atualmente vêem-se mais Julianas, mas muitas têm conjugações um bocado infelizes como "Juliana Andreia", "Juliana Alexandra" ou "Juliana Bárbara"... também já vi Juliana Maria. Penso que só Juliana fica melhor.
EliminarJuliana também é um nome monárquico: Juliana dos Países Baixos foi rainha entre 1948 e 1980, sendo sucedida pela sua filha Beatriz.
ResponderEliminarFoi por causa da rainha holandesa que a minha mãe escolheu este nome para mim.