- Duelo de nomes -
Lara vs Laura

23.2.11


Embora os dois nomes sejam graficamente muito parecidos, são muito diferentes entre si. Lara é um nome contemporâneo, que imagino numa criança ou numa adulta jovem; já Laura regressou recentemente aos jardins-de-infância, depois de se ter estabelecido como nome de avó ou de tia. Claro que é extraordinariamente subjectivo, mas acho Laura mais "credível"!


  • Lara

significado: existem várias definições, como "protecção" ou "esperança ao nascer"; diz-se que é o diminutivo de Larisa, uma ninfa da mitologia grega. A versão mais partilhada é que se trata de um diminutivo de Larissa, e que significa "cidadela". 
possíveis alternativas: Larissa, Clara, Iara, Mara, Sara
curiosidades: Nome popularizado pela personagem do videojogo Tomb Raider, Lara Croft, mais tarde interpretada no cinema por Angelina Jolie. Mais recentemente, o nome anda nas bocas do mundo graças à top model holandesa Lara Catherine Stone. Em Portugal, foi o nome escolhido pelo futebolista João  Moutinho.


  • Laura

significado: "loureiro"
possíveis alternativas: Aura, Isaura, Maura, Laurina, Laurinda
curiosidades: nome popular em todo o mundo, representado em áreas tão diferentes como a música (Laura Pausini) ou a política (Laura Bush, ex-primeira-dama dos EUA). Em Portugal, foi o nome escolhido pelas actrizes Maria Rueff e Fernanda Serrano e pelo futebolista Nuno Gomes para as suas filhas.


Gosta dos dois nomes? Prefere algum em particular? Não se esqueça de votar! 


Resultado da sondagem:

10 comentários :

  1. Aqui no br, Laura é mais popular que Lara. Laura tá em 11 lugar no babycenter,e Lara em 15. Eu não acho que Laura seja um nome de gente velha.Talvez só um pouco mais tradicional,antiquinho.

    ResponderEliminar
  2. gosto mto mais de lara :)

    ResponderEliminar
  3. Lara :) é pequeno, simples, feminino e delicado, sem ser betinho. É definitivamente um dos meus nomes preferidos.

    ResponderEliminar
  4. Laura :) certamente que será o nome que vou dar à minha filha. Para mim soa muito bem. Lara já não gosto tanto :s

    ResponderEliminar
  5. Prefiro Lara.
    Menina Lara:
    Uma menina morena muito simples. Não consegue ser líder.
    Menina Laura:
    Uma menina com cabelo e olhos cor de avelã. É egoísta e invejosa.

    ResponderEliminar
  6. Sou brasileira e chamo-me Laura. Para mim, é bastante comum, ao me apresentar, ouvir elogios ao meu nome. também gosto muito da praticidade, porque nunca precisei repetí-lo ou soletra-lo. E o nome tem a mesma grafia em muitos países, só mudando a pronúncia.

    ResponderEliminar
  7. Rita, muito pelo contrário! Quem disse que Laura é egoísta? Me explica seu raciocínio, aqui no Brasil, as 5 Laras que eu conheci são as mesmas em que você definiu Laura: Egoísta e Invejosa.

    ResponderEliminar
  8. Desculpa Rita, não devemos atribuir adjectivos ofensivos e tão pouco caracterizar negativamente uma pessoa devido ao seu nome próprio, é uma tremenda ignorância da sua parte.

    ResponderEliminar
  9. Caramba.
    Será que alguns não perceberam que o que a Rita escreveu foi um Poema?
    O Poema apenas cita os nomes.
    Valha-me Deus!

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)