- Duelo de nomes -
Carlota vs Constança

9.2.11




Dois nomes muito usados pelas famílias reais europeias, e com bastante destaque na monarquia portuguesa. Associados à nobreza e às classes altas, têm conseguido manter-se longe das escolhas "do povo". São dois nomes longos, embora só tenham três sílabas e cujos diminutivos mais óbvios os tornam ainda mais longos (Carlotinha e Constancinha). Usados frequentemente com Maria, não são nomes fáceis de combinar.


  • Carlota

significado: forte, livre
alternativas possíveis: Carla, Carolina,
versões internacionais: Charlotte (diminutivo de Charles), Carlotta, Charlotta
curiosidades: escolhido recentemente por Bárbara Guimarães; nome da belíssima filha da princesa Carolina do Mónaco, Charlotte Marie Pomeline Casiraghi. 


  • Constança

significado: firme, constante
alternativas possíveis: Constância, Carsta, Concha
versões internacionais: Constance, Constantia, Constanza
curiosidades: uma Constança inesquecível da História de Portugal foi D. Constança Manuel, castelhana casada com D. Pedro, que viveria uma trágica história com D. Inês de Castro.




Usaria algum dos dois? Tem preferência por algum? Não se esqueça de votar! 

Actualização
Resultado da sondagem:


12 comentários :

  1. Acho que apesar de serem dois nomes tradicionais e de "classe alta", são completamente o oposto. Constança é demasiado pesado para uma criança e Carlota demasiado infantil para uma adulta.
    Não daria nenhum dos nomes. Mas a ter de escolher escolho Constança, sempre pode ser a Constancinha. Já Carlota acho que é nome de bebé, a pessoa cresce e continua a ter nome de bebé, não gosto.

    ResponderEliminar
  2. Tem uma perspectiva muito interessante, ainda não tinha visto os dois nomes por esse prisma :D

    ResponderEliminar
  3. O meu favorito é Charlotte, é um nome tão belo e elegante. Conheço 2 Carlotas, e 2 Constanças. Uma das Carlotas é conheçida por Loti ou Lotinha. Já as Constanças, bem, aqui há tempos chamei por uma delas, e quase, QUASE que disse as 3 primeiras letras do nome + "inha", pois na Inglaterra as Constances chamam-se Connie...que asneira! Fiquei horrorizada comigo! Por isso, por mais bonito e clássico que Constança seja, votei na Carlota.

    ResponderEliminar
  4. eheh seria memorável! Os pais, então, deviam achar imensa piada!! :D

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de Constança. É distinto, não muito usado, gosto do significado...

    Já Carlota é dos nomes que menos gosto (bem... tirando Cátia Vanessa e derivados xD). Acho que é pomposo (daqueles nomes de "novo rico" :P) e não gosto do nada som: lembra-me marmota e Carlota Joaquina. Carolina é muito mais simpático.

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma bébé com 4 meses e estive muito indecisa se seria Carlota ou Constança mas optei por lhe chamar Carlota e a proxima será Constança porque são dois nomes miuto bonitos que adoro.

    ResponderEliminar
  7. Embora Carlota não esteja no meu lote de preferidos, acho que o conjunto em duas irmãs fica muito apropriado!
    E parabéns pela pequenita, muitas felicidades! :)

    ResponderEliminar
  8. Para mim são iguais xD conheço uma Constança com 9 anos e outra com quase 1, e Carlota não conheço nenhuma, mas são ambos nomes que não me aquecem nem arrefecem...

    ResponderEliminar
  9. Conheço Carlota's e Constança's. Às Carlota's que conheço, costumo chamar Lota's. Às Constanças que conheço costumo chamar Concha's.
    Conheço uma Constança bebé, a quem toda a gente chama Conchinha.
    Acho Carlota um nome de bebé, enquanto Constança é um nome com mais maturidade.
    Prefiro Constança!

    ResponderEliminar
  10. eu chamo-me constança e por acaso AMO o meu nome e acho que até é um nome mais de adulto. a minha irma e carlota e nao e um nome muito muito adulto, e muito bonito em criança mas nao sei se e o melhor para adulto

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro os dois nomes, estao na minha lista de preferidos. Usaria os dois..o problema e que ja dei o nome de Carlota a minha gatinha persa :) chamo-lhe carinhosamente Lotinhas!

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente sempre achei 2 nomes mt feios. Lembro de estar na 4º classe e ter uma colega Carlota e pensar "credo, que nome horrivel, ainda bem que nao me chamo carlota!" ...e essa minha posiçao mantem-se. Nem sequer consigo escolher qual é o pior. Mas pronto, ha nomes mais feios que esse. Mas de nomes de "classe", usados pela nobreza, Isabel, Catarina, Leonor, Vitória...sao nomes mais suaves e bonitos (no meu ponto de vista, claro). E perdoem-me quem gosta de Constança e Carlota ou quem se chama assim, mas isto é como tudo nao é? gostos!

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)