25 de Fevereiro de 2011

As cidades e os nomes


Portugal is the oldest country in Europe. That's kind of cool. And Portuguese is the fifth most spoken language in the world, with over 260 million speakers. But this is a small country, with small towns. Check out some names related to portuguese cities:

E se, de um momento para o outro, decidíssemos homenagear as nossas raízes, dando aos nossos filhos um nome associado à cidade onde nascemos? Vejamos alguns exemplos: 

  • Abrantes: freguesia de Constância; Feira anual de S. Matias
  • Águeda: Padroeira - Santa Eulália
  • Albufeira: Praia de Santa Eulália, S.Rafael e Maria Luísa
  • Alcácer do Sal: freguesia de Santa Susana
  • Amarante: Convento de S. Gonçalo
  • Aveiro: Praia de S. Jacinto
  • Barcelos: Teatro Gil Vicente; Ponte de Santa Eugénia
  • Caldas da Rainha: Casa Museu Rafael Bordalo Pinheiro; Mata Rainha D. Leonor
  • Chaves: Ponte de Trajano; Flávio e Flávia (antiga designação Aquae Flaviae, a partir do Imperador Tito Flávio); Igreja da Madalena; Castelo de Santo Estevão;  Santuário de S. Caetano
  • Covilhã: Serra da Estrela; Cava Juliana (ou Sília Hermínia)
  • Évora: Igreja da Graça;  Praça do Giraldo
  • Guarda: freguesia de Adão; capela de Nossa Senhora do Mileu
  • Guimarães: Batalha de S. Mamede; Afonso Henriques; Convento de Sta. Clara; Festas em honra de S. Gualter e S. Nicolau; Romaria Grande de S. Torcato; Centro Cultural Vila Flor; Biblioteca Municipal Raul Brandão
  • Lagos: Praia da Luz, Cabo de S. Vicente, Infante de Sagres
  • Lamego: Alameda Isidoro Guedes
  • Lisboa: Mosteiros dos Jerónimos; Rua Augusta; Castelo de S. Jorge; Teatro Nacional de S. Carlos; Belém
  • Loulé: freguesia de S. Sebastião
  • Macedo de Cavaleiros: Santuário de Santa Maria Madalena
  • Peniche: Igreja de S. Leonardo
  • Portimão: Forte de Sta. Catarina; Marina de Portimão
  • Porto: Festas de S. João; Pontes D. Luís e D. Maria Pia
  • Região Autónoma da Madeira: Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco; municípios de Santana e S. Vicente; Festa da Flor
  • Região Autónoma dos Açores: Praia da VitóriaGraciosa; Jardim Florêncio Terra
  • Seia: Serra da Estrela;  freguesia de S. Romão
  • Sesimbra: forte de Santiago; Museu do Mar
  • Setúbal: forte de S. Filipe; Igreja de S. Julião; Museu Sebastião da Gama
  • Tavira: Ria Formosa; freguesias de Santiago e S. Estevão
  • Viana do Castelo: Basílica de Santa Luzia; freguesias de Santa Leocádia e Monserrate; Convento de S. Francisco; Forte de Santiago da Barra 
  • Vila Real: Aleu (palavra inscrita no brasão da cidade); Casa Diogo Cão; Solar de Mateus; Festas de S. Lázaro; freguesias de S. Dinis e S. Tomé do Castelo
  • Viseu: Cava do Viriato; Feira de S. Mateus; Museu Grão Vasco; Igreja do Carmo 

Quais são os nomes associados à sua terra-natal? Que nomes faltam aqui, de forma flagrante?
 

8 comentários:

Rute disse...

Bem só posso falar da minha, que falta ai!

Póvoa de Varzim - cidade de JOSÉ MARIA Eça de Queirós.
Cidade do Santo Popular S. PEDRO.

Nomes e mais Nomes disse...

Que grande falhanço :( para me redimir, acrescento três nomes relacionados com a sua cidade: Cabo de Santo André, monte de São Félix e freguesia de Estela.

Débora Ribeiro disse...

Também falta de Coimbra, a Rainha Santa Isabel :)

Nomes e mais Nomes disse...

Gosto muito de Isabel!!

Anónimo disse...

Olá! Desde muito pequenina que acalento uma verdadeira paixão pela onomástica. Concordo plenamente com aquilo que escreveu algures acerca de, para a maior parte das pessoas, o assunto se esgotar rapidamente. Para mim, porém, trata-se de uma fonte de interesse vibrante e inesgotável.
A minha paixão pela onomástica é de tal ordem que até já comprei vários livros sobre esta temática. Ao seu blogue, desde que o descobri, que já o li e reli de fio a pavio, salvo se me tiver escapado algo, por lapso, tendo-me tornado uma visitante assídua, com uma periodicidade quase diária. Desde já, quero parabenizá-la pelo excelente e bastante completo trabalho que tem vindo a desenvolver!
Estou de acordo com muitas das suas opiniões, com outras nem tanto, o que só se torna mais enriquecedor e estimulante! Aliás, muitas vezes, dá-me a sensação que se contém bastante na altura de exprimir as suas opiniões, por receio de ferir susceptibilidades. Por um lado, trata-se de uma preocupação que compreendo e até admiro, mas por outro, penso que o deveria fazer mais livremente porque todos nós sabemos o quanto as opiniões podem ser subjectivas.
Embora saiba que não é dos seus preferidos fiquei muito feliz ao ver aqui o nome Mia, pois fui um dos leitores que o sugeriu e, se for possível, muito apreciarei que faça uma exploração mais detalhada acerca deste nome.
Como também não sei o seu nome, deixo-a com o meu "pseudónimo": uma pista, tal como o seu, também o meu nome é um trissílabo.
Até breve,

Calíope

Nomes e mais Nomes disse...

Calíope,
o seu comentário é tão rico, que quase nem sei por onde começar. Antes de mais: tem toda a razão, na maioria das vezes contenho-me ao fazer uma crítica menos positiva, e vou justificar: eu frequento um fórum brasileiro de nomes, onde o meu nome é considerado feio. Bem, feio é uma das palavras mais delicadas que leio por lá em relação ao meu adorado nome. E não imagina a tristeza que sinto, até porque por cá é um nome normalíssimo. Mas adiante: muitos dos visitantes deste blog vêm à procura do seu próprio nome e por isso decidi que, mais do que apontar defeitos nos nomes, prefiro optar por salientar as virtudes de tantos outros. Mas via email terei todo o gosto em trocar algumas considerações mais jocosas :D

Começar este blog foi das melhores decisões que tomei: divirto-me muito, não considero tempo perdido, porque gosto do processo de pesquisa e têm-me dado a oportunidade de falar com pessoas interessantíssimas. Apenas lamento que ainda seja um blog mais de consulta, do que de partilha de opiniões!

Nem tenho palavras para definir o quanto eu adoro o nome Calíope. E é o nome de uma das minhas personagens preferidas de Anatomia de Grey, Calliope (Callie) Iphegenia :D

Para finalizar, o seu nome deve ser clássico. Ou então partilhamos o mesmo nome, o que não me admiraria nada hehe

Ana disse...

Tenho uma amiga que deu o nome de Ivan Brás ao filho...Ivan pk ela gosta, e Brás pk é o santo padroeiro da zona onde vive...

Infanta Filipa disse...

Ysa, por lapso apaguei o seu comentário, que dizia o seguinte:

Ficava feita ao bife se fizesse isso! Um dos marcos de personalidade da minha cidade é um sr chamado Amato Lusitano!

By the way: adoro o seu blog e as imagens são do melhor! Parabéns! Tenho a impressão que virei cá muito mais vezes pelo menos durante os próximos 8 meses :)


Peço mesmo muita desculpa, cliquei no botão errado, ainda por cima depois de palavras tão simpáticas :D
Espero que reapareça, que eu me possa redimir!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails