16 de Janeiro de 2011

Nomes compostos com João


João é o nome mais tradicional português e ficou inclusivamente no primeiro lugar do Ranking dos Rankings dos nomes portugueses mais populares de sempre. Mesmo depois de anos e anos de uso intenso, continua a ocupar os lugares cimeiros dos tops nacionais e não vejo possibilidade de se deixar de usar. É um verdadeiro clássico, um nome antigo que continua a parecer moderno, independentemente do passar do tempo e acho que é um bom nome para usar num composto. Aqui ficam algumas sugestões: 

  • João Alexandre
  • João André
  • João António
  • João Artur
  • João Augusto
  • João Carlos
  • João Daniel
  • João David
  • João Diogo
  • João Duarte
  • João Eduardo
  • João Filipe
  • João Francisco
  • João Gabriel
  • João Gil
  • João Gonçalo
  • João Guilherme
  • João Henrique
  • João Inácio
  • João José
  • João Lázaro
  • João Leonardo
  • João Lucas
  • João Luís
  • João Manuel
  • João Marcelo
  • João Marcos
  • João Martim
  • João Miguel
  • João Murilo
  • João Nicolau
  • João Noé
  • João Nuno
  • João Paulo
  • João Pedro
  • João Rafael
  • João Ricardo
  • João Rodrigo
  • João Romeu
  • João Tiago
  • João Tomás
  • João Valentim
  • João Vasco
  • João Vítor
  • João Xavier


Em 2013, estes foram registados os nomes compostos com João que obtiveram mais registos:


  • João Pedro
  • João Miguel
  • João Maria
  • João Francisco
  • João Paulo
  • João Afonso
  • João Carlos
  • João Manuel
  • João Filipe
  • João Tiago
  • João Tomás
  • João Dinis
  • João Guilherme
  • João Gabriel
  • João Rafael
  • João António
  • João Diogo
  • João Rodrigo
  • João Luís
  • João Ricardo
  • João Nuno
  • João Martim
  • João Alexandre
  • João Lucas
  • João Salvador
  • João Bernardo
  • João David
  • João Duarte
  • João Gonçalo
  • João André
  • João Henrique
  • João Lourenço


Foram ainda registadas as seguintes combinações: 
  • João Daniel
  • João Eduardo
  • João Vicente
  • João José
  • João Santiago
  • João Vítor
  • João Matias
  • João Victor
  • João Tomé
  • João Gil
  • João Mateus
  • João Fernando
  • João Vasco
  • João Artur
  • João Augusto
  • João Bruno
  • João Emanuel
  • João Gustavo
  • João Júnior
  • João Marcos
  • João Mário
  • João Simão
  • João Valentim
  • João Adelino
  • João Adolfo
  • João Alberto
  • João Alfredo
  • João Álvaro
  • João Américo
  • João Armando
  • João Arnaldo
  • João Avelino
  • João Batista
  • João Benjamim
  • João Cecílio
  • João César
  • João Cesário
  • João Cirilo
  • João Cristiano
  • João Davi
  • João Davide
  • João de Carlos
  • João Dilan
  • João Domingos
  • João Edmundo
  • João Elias
  • João Élio
  • João Feliciano
  • João Gaspar
  • João Iago
  • João Ismael
  • João Jerónimo
  • João Jorge
  • João Leonardo
  • João Marco
  • João Marino
  • João Nicandro
  • João Nicolau
  • João Noah
  • João Octávio
  • João Patrício
  • João Renato
  • João Rodolfo
  • João Salomão
  • João Vidal
  • João Vítor
  • João Xavier



Poderá ainda gostar de consultar esta Lista de nomes antigos compostos com João.

    17 comentários:

    Tânia disse...

    Eu tenho um João António com 20 meses. :-)
    Não era dos meus nomes preferidos, mas é uma bonita homenagem ao avô paterno, que já cá não está. Obviamente não fui capaz de dizer que não, e hoje não o imagino com outro nome. "Problema": na salinha dele na creche há também o João Pedro e o João Afonso, ainda bem que são todos com segundos nomes diferentes...
    Tânia
    P.S. é o meu primeiro comentário neste blog, sempre gostei muito de saber o significado dos nomes. Como brevemente vou ter mais um sobrinho/sobrinha, já vou passar este endereço à minha mana.
    Outro assunto: gostava de saber acerca da entrada do meu nome (Tânia) em Portugal. Tenho a teoria de que as Tânias começaram a aparecer a meio da decada de 70, todas filhas de homens que estiveram em Africa, ou a viver, ou a combater, fruto de influencias Sul-Africanas (inglesas). Não gosto muito, por ser um nome muito datado, dai ter concordado em por ao meu filho um nome "clássico" e muito português.

    Nomes e mais nomes disse...

    Olá Tânia!
    Antes de mais, parabéns pela sobrinha/sobrinho! :) E pelo pimpolho de 20 meses!! O meu pai também se chama António e embora o nome não faça parte da minha lista de preferidos, também sempre achei que poderia ser um segundo nome interessante! Como primeiro nome, tenho as minhas dúvidas porque o considero demasiado forte para um bebé...
    Em relação à evolução de Tânia, pelo que vi, a data é mesmo essa: ganhou força em 1970 e explodiu em 1978, com 760 registos... Curiosamente, no mesmo ano, Vânia foi ainda mais popular, com 856 registos!
    Podes aceder a um gráfico interessante na Base de Dados da SPIE (no Google aparece logo nas primeiras opções), clicando depois em Consultas em Bases de Dados e escrevendo o nome sem acento. (Desculpa não colocar directamente o link, mas como já expliquei anteriormente porquê...)

    sophia disse...

    Hoje encontrei um primo que não via há algum tempo. Depois, por alguma razão comecei a pensar no nome dele e pensei que tinha de vir aqui ver se o tinhas nesta lista pois acho uma boa combinação: João Gonçalo

    Nomes e mais nomes disse...

    João Gonçalo é giro!! Vou colocar na lista, ok? :D

    Patrícia disse...

    Meu pai é José Breno, acho mto bonito o nome Breno daí qndo comecei a lecionar conheci um João Breno. Pronto, praticamente decidi o nome do meu herdeiro - João Breno - :)

    Ah, eu tinha dito q não gostava de nomes com final ão mas é q esqueci de João, esse eu gosto.

    Nomes e mais nomes disse...

    Já estive para colocar Breno como "nome do dia" mais do que uma vez, como alternativa a Bruno, que é muito associado aos anos 80. Não o fiz, para que não me acusem de estar absolutamente obcecada pelos nomes da novela Tititi, que está a passar actualmente em Portugal ;D
    Gosto bastante de João Breno, é uma bela escolha!

    sophia disse...

    A filha de uma ex-colega de trabalho chamou ao filho João Afonso. Mais uma sugestão para esta lista

    Mammy Skater disse...

    Olá :)

    Eu tenho um João Dinis. Com 3 anos.
    Bjinhos

    Carla Susana disse...

    Adorei todos! e que tal acham de JOÃO MATEUS??? Também não é feio de todo pois não??

    Infanta Filipa disse...

    Eu gostei de João Mateus. não acho nada feio!!

    Gislaine Verzi disse...

    Estou gravida de 11 semanas.

    Ainda não sei o Sexo do meu bebe.. mas se for menino.

    Chamará JOÃO FILLIPI
    ou JOÃO OTÁVIO.

    e o nome João é uma homenagem ao meu sogro que já não está entre nós.

    Beijos Fika a Dica.

    Anónimo disse...

    Olá Gislaine. Na minha opinião acho que fica mais bonito Fillipi noutra grafia, porque essa nunca existiu! Filipe, Felipe, Philippe e Filippe sim! Bj

    val disse...

    ola estou gravida de 25 semanas.. esperando um menino.. eu sempre tive vontade de por em um filho meu o nome do meu avô.. Joao Luis
    Mas agora resolvi trocar o Luis por Pedro... entao meu filho ira se chamar Joao Pedro,,, mas me falaram que e muito forte pra um bebe mas gosto tanto
    oa vcs acham????

    Suelen miquelon dos santos disse...

    Pensei em João Vitorio bem interessante!!!!

    Vitória disse...

    O nome do meu namorado é João Marcos .. acho bonito ( não é pq é meu namorado rsrs )

    Anónimo disse...

    Estou gravida de 20 semanas e meu bb é um menino!! Tenho muita vontade de por João alguma coisa para homenagear meus dois avôs com esse nome! Mais as pessoas da parte do pai do meu bb falam que João é feio! Eu não importo, pois gosto e vou colocar! Pensei em João Filipe, mais alguma sugestão? Obrigada!

    Anónimo disse...

    Estou gravida de 20 semanas e meu bb é um menino!! Tenho muita vontade de por João alguma coisa para homenagear meus dois avôs com esse nome! Mais as pessoas da parte do pai do meu bb falam que João é feio! Eu não importo, pois gosto e vou colocar! Pensei em João Filipe, mais alguma sugestão? Obrigada!

    LinkWithin

    Related Posts with Thumbnails