- Duelo de nomes -
Beatriz vs Leonor

11.1.11



Não há dúvida de que tanto Beatriz como Leonor são nomes muito populares entre as meninas portuguesas e é fácil perceber porquê. São dois nomes muito bonitos, de certa forma tradicionais, já que nos remetem para os tempos medievais e, ainda assim, parecem muito modernos.


  • Beatriz
possíveis alternativas: Alix, Anaís, Dámaris, Éris, Íris, Isis, Taís

Vantagens: 

- tem uma terminação única nos nomes portugueses, tornando-o muito interessante. 
- as versões internacionais são muito semelhantes (Beatrice, Beatrix), tornando-o reconhecível em todo o lado; 
- tem um significado interessante: "aquela que traz felicidade". Também o apontam como "viajante", parecendo ser este último o mais credível. 
- permite o uso do diminutivo Bea ou Bia

Desvantagens

- Popularidade: as meninas que viram a novela brasileira Felicidade cresceram e quase todas decidiram dar à filha o nome daquela menina linda de olhos azuis que nos encantava. Beatriz é hoje um dos nomes mais usados em Portugal - ou mesmo o mais usado.


  • Leonor
possíveis alternativas: Eleonor, Eleonora, Leanor, Leanora, Lianor

Vantagens: 

- de fácil reconhecimento em todo o mundo, "irmã" de Eleanor, Lenora, Lenore, Leona
- nome muito usado por rainhas e princesas - e que criança não adora ter o nome de uma princesa?
- significa "honrosa"

Desvantagens:

- embora seja fácil criar diminutivos, não são imediatamente associados ao nome, em si. O mais comum, Nônô, é difícil de pronunciar. 
- o nome alcançou um nível de popularidade indesejável.

Actualização
Resultado da sondagem



18 comentários :

  1. Notei que o nome Diana é pouco mencionado neste site. Está fora de moda?

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Tem toda a razão, é um nome que menciono muito poucas vezes... associo-o imediatamente à princesa Diana - um verdadeiro ícone - e em certa medida esse é o principal motivo que me leva a não o referir!
    De qualquer forma, e respondendo à sua pergunta, não acho que esteja fora de moda. Embora tenha sido um nome muito mais usado nos anos 80 (na altura do casamento de Diana e Carlos) e, mais tarde, aquando da morte da princesa, é um nome "estável" - não estando no pico da popularidade, nunca deixou de se usar; continuo a conhecer bebés Dianas com alguma frequência. Além disso, é o nome de outras celebridades que não o deixam cair por terra: em Portugal, temos a bela Diana Chaves como sua embaixadora e lá fora, uma actriz da série Glee, Diana Agron.

    ResponderEliminar
  3. Despertou-me a curiosidade, e fui verificar um post que fiz sobre os registos do Fórum "De Mãe para mãe" e vi que havia 4 Dianas. Por comparação, por exemplo, o nome Matilde era o terceiro mais usado, com 6 nomes, a diferença é mínima!
    Sei que não são estatísticas oficiais, mas indicam qualquer coisinha! :D

    http://nomesportugueses.blogspot.com/2010/09/que-nomes-sao-de-verdade-escolhidos.html

    ResponderEliminar
  4. Adorei suas respostas, obrigada! Aproveito para parabenizar pelo blog,criativo e muito útil para futuras mães!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada eu, pelos elogios, sabe sempre bem!
    Não me tinha apercebido que era brasileira: de acordo com os dados do Baby Center Brasil, o nome Diana não consta na lista dos 100 mais usados de 2010 - do meu ponto de vista, é uma boa notícia!
    Pode consultar aqui:

    http://brasil.babycenter.com/pregnancy/nome/2010/ranking-mais-comuns/#6

    ResponderEliminar
  6. Pois é, sou brasileira mas moro em Portugal e meu marido é português. Quero um nome adequado a realidade daqui. E como não estou cá há muito tempo só sei identificar um nome pelos usos e costumes de lá. O fator cultural influencia muito nesse sentido. Já vi que tantos os nomes em desuso no Brasil,quanto alguns nomes da moda não são os mesmos daqui e vice-versa... Seu blog me ajudou muito a contextualizar os nomes neste país.

    ResponderEliminar
  7. É verdade, existem "algumas" diferenças... Manuela, por exemplo, é top 10 no Brasil e em Portugal é muito raro, nos dias que correm!
    Espero que encontre um nome adequado e sempre que tiver dúvidas, apareça! :D

    ResponderEliminar
  8. Eu nao vi a novela felicidade,mais parece que a menina da novela era a Tatyane Goulart. Ela tambem tava em quatro por quatro. Passou ai? bom,agora vamos deixar de lado os entretantos e partir para os finalmentes. Beatriz e um nome muito usado no BR (sexto lugar no babycenter). Mais Leonor nem ta no ranking,mais e um nome muito bonito,Acho que e uma boa alternativa pra quem quer nomes que nao sejam comuns,so que normais.

    ResponderEliminar
  9. Olá Isabela!
    Não sei se concorda, mas Leonor não é um nome fácil de dizer com a pronúncia brasileira... Fica qualquer coisa como Leonorrrrr ou Leonori... Estou errada?

    Obrigada pelo feedback do que se passa no Brasil, esta partilha é muito positiva!

    ResponderEliminar
  10. E verdade.Mais como pronuncia Leonor ai? aqui e mesmo,Leonorrr com um erre bem longo.

    ResponderEliminar
  11. Estou desde ontem à noite a pensar numa palavra que seja pronunciada no Brasil como Leonor, mas não ocorre nenhuma... ;D
    Veja esse link...

    http://www.youtube.com/watch?v=xwn9wE7IrEE

    Entre 1:00 e 1:05 ele diz "Leonor"...

    ResponderEliminar
  12. Nome próprio ou palavra mesmo?

    Que se pronuncia que nem Leonor? Bom,se for palavra mesmo (substantivo) eu acho que posso dar uma ajudinha...

    Calor
    Flor
    Mentor
    Dor

    de nome próprio,eu não sei,mais deve ter. de substantivo comum,com certeza tem mais só que eu não me lembro...

    ResponderEliminar
  13. Isabela, eu queria encontrar palavras em português do Brasil que soassem como Leonor em português de Portugal, porque a forma como nós dizemos o R final é muito diferente da forma como os brasileiros dizem... :D

    ResponderEliminar
  14. Beatriz é um nome muito usado. Não é pequeno e não está nem no meu "Top 100". Bia pode ser diminutivo de Beatriz ou de Bianca. Acho que, quem tem esse nome é uma rapariga agitada.

    Leonor é um nome mais calmo, mais suave. O diminutivo Nonô é muito fofo, mas há quem chame as Leonor's de Leo, mas é muito arapaziado e o nome Leonardo tem o mesmo diminutivo. O que há mais na História de Portugal são Isabel's e Leonor's.

    Eu prefiro Leonor.

    ResponderEliminar
  15. O meu nome é Mónica e sou mãe de uma Leonor de 4 anos e é engraçado que não gostando de fazer uso de diminutivos relativamente a nomes fui agradavelmente surpreendida quando a minha filha começou a dizer o seu nome então ela intitulava-se de Lulu, era tão gracioso ouvir da sua boca pequenina o pronunciar do seu nome que me rendi à amorosa Lulu.

    ResponderEliminar
  16. Mónica, eu adoro Lulu, mas nunca associaria a Leonor! :D

    ResponderEliminar
  17. Confesso que não sou fã de Leonor acho até que soa bastante antiquado.

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)