NOTA: Poderão consultar uma lista mais atual, elaborada em Outubro de 2013, aqui.
Uma vez mais, debruço-me sobre esta coisa complexa que são os nomes modernos. Complexa, porque, a meu ver, não podemos propriamente falar de nomes modernos, já que a maioria deles existe há séculos. Podemos, isso sim, falar de sonoridades mais contemporâneas.
- Para mim, os nomes terminados em "ana" soam quase todos a contemporâneo, por parecerem nomes misturados - Juliana, Mariana, Luciana. Antagonicamente, os nomes terminados em "ina" remetem-me para nomes antigos, em muitos casos versões femininas de nomes mais usados no masculino - Josefina (José), Carolina (Carlos), Guilhermina (Guilherme).
- Também podem ser considerados modernos os nomes que estão na moda no estrangeiro, embora em Portugal sejam antigos, como Ema ou Olívia.
- São ainda nomes modernos aqueles cuja grafia seja alternativa (Ariadne) ou tenham uma sonoridade mais invulgar, mais afastada da língua portuguesa, como Edna.
- Finalmente, os nomes modernos podem ser nomes associados a celebridades, que de tanto serem ouvidos ou lidos, passamos a gostar ou a considerar "fashion".
Pessoalmente, tenho um conjunto de nomes que sempre considero "modernos": Rita, Filipa, Joana, e Raquel. Nomes curtos, divertidos, nomes de jovens, que me custa a imaginar em pessoas de mais idade.
- Aixa
- Alana
- Alexa
- Aliana
- Alix
- Anuque
- Ariadne
- Bianca
- Briana
- Cora
- Dânia
- Edna
- Elana
- Electra
- Ema
- Éris
- Eveline
- Fábia
- Filipa
- Flávia
- Flor
- Frederica
- Giovana
- Gisela
- Idrisse
- Inês
- Íris
- Isabela
- Isis
- Iva
- Jéssica
- Joana
- Juna
- Katia
- Kelly
- Kyara
- Laila
- Laís
- Lara
- Lavínia
- Lea
- Leena
- Letícia
- Lia
- Lilian
- Lorena
- Lua
- Luana
- Luna
- Mafalda
- Mara
- Mia
- Micaela
- Milene
- Mónica
- Nádia
- Nídia
- Noa
- Rafaela
- Serena
- Vera
- Verónica
- Violeta
- Zara
Carolina feminino de Carlos? Não é Carla?
ResponderEliminarPor acaso, até imagino o nome "Filipa" em pessoas assim perto dos 30...
ResponderEliminarCarla e Carolina são derivações de "Carolus" - Carlos, em Latim, de acordo com alguns especialistas.
ResponderEliminarcomo assim, que Joana e Rita é nome de jovem?
ResponderEliminarIsso é nome de velho !
kkk
#TáLoka!
#TôLokaNão!!! Em Portugal, são nomes muito usados em recém-nascidos! :)
ResponderEliminarO nome Phillipa não é admitido em Portugal ? Acham que pode vir a ser ? Eu gosto imenso do nome, é uma pena nao estar aberto.
ResponderEliminarNão é admitido e enquanto se mantiver a lei atual, não poderá ser, já que a lei obriga a que se use a grafia corrente, ou seja, Filipa!
ResponderEliminarAnuque, Briana, Cora, Edna ,Electra, Eveline, Flor (quem chama Flor, meu Senhor?), Frederica,Idrisse, Iva, juna, kátia, Lavínia, Lea, Leena, Lia, Lilian, Lua, Luna Mafalda, Mia, Micaela, Milene, Nádia, Nídia, Noa, Serena, Vera, Verônica, Violeta, Zara não tem nada de modernos! Pelo contrário. Imagino aquelas velhinhas de desenhos, de coque, cabelo branco, óculos redondo, toda inclinada para baixo, com uma mão nas costas e a outra na bengala:
ResponderEliminar-Qual é o seu nome?
-Vera
Por mais divertida que seja a ideia de uma velhinha de coque, cabelo branco e bengala chamada Electra, essa não é, de todo, a realidade em Portugal e não me parece que haja muitas velhinhas nessa situação chamadas Noa no Brasil... Mas são pontos de vista! :)
ResponderEliminarO feminino de Carlos é Carla. Carolina, por sua vez, é a forma diminutiva estrangeira de Carla.
ResponderEliminarEsses nomes nao Tem nada de moderno
ResponderEliminarModerno é o mesmo que dizer o que está na moda, isto é, atual, que está mais próximo de nós. Deve ser levado em consideração que este é um blog de nomes portugueses, portanto, são esses os nomes atualmente usados neste país.
ResponderEliminar