Rafaela

6.5.14


É possível que seja influencia do meu próprio nome mas, tendencialmente, tenho preferência pela versão feminina de alguns nomes que são populares entre meninos. É o caso de Rafaela. Acho que Rafael é um nome bonito, mas acho Rafaela ainda mais elegante e encantador. Equiparo-o, por exemplo, a Francisca e Frederica
Neste momento, Rafaela é um nome popular quer em Portugal, quer no Brasil e acho que o podemos inserir na lista de nomes relativamente internacionais. Neste momento, é o terceiro nome mais popular terminado em -ela, logo a seguir a Gabriela e Daniela
Rafaela significa "Deus curou" ou "Remédio de Deus" e foi bastante usado entre as Infantas portuguesas; D. Pedro IV, por exemplo, usou-o em quatro das sete filhas! Aliás, a filha de Duarte Pio de Bragança, Maria Francisca, também tem Rafaela no seu longo nome [na verdade, tem a versão feminina do nome dos três arcanjos, Maria Francisca Isabel Micaela Gabriela Rafaela Paula de Bragança].

Post inicialmente publicado em 2011

24 comentários :

  1. Frederica é o nome da minha pequenita. No dia em que a registei, estava uma sra dos seus 70 anos ao lado, que se chamava Carolina Frederica :) Há coincidências!! EU ADORO o nome, claro!

    ResponderEliminar
  2. Conheço uma Sónia Rafaela, e gosto da combinação, Frederica não consigo saber se gosto ou nao ainda me é um pouco estranho ao ouvido, tem dias k adoro o som já tem outros k não gosto msm nada, não me entendo :(

    ResponderEliminar
  3. Odeio o nome Rafaela/Rafael! Faz-me lembrar garrafa.
    Odeio os diminutivos Rafa e Raela/Rael!

    Para mim:
    NOME CHIQUES - não
    NOME ELEGANTE - não
    NOMES MODERNOS - mais ou menos

    ResponderEliminar
  4. Adoro o nome Rafaela e o diminutivo rafa

    ResponderEliminar
  5. Não acho Rafaela um nome bonito/elegante/chique... Mas gostos são gostos. Prefiro o diminutivo Rafa a Rafael. Nunca gostei muito nem de Rafael nem de Joel.

    ResponderEliminar
  6. Da onde vc tirou que Rafaela é chique e elegante? Não é feio, mas não "soa a modernidade" comi dis vc. E não é chique

    ResponderEliminar
  7. Frederica??? O nome dá uma primeira impreção da pessoa, é o cartão de visitas principal, e vc vem flr que FREDERICA é bonito?

    ResponderEliminar
  8. Sim, acho Frederica um nome bonito e Rafaela elegante, mas é apenas a minha opinião, compreendo que não se identifique com a mesma!

    ResponderEliminar
  9. Rafaela está no meu "Top 5!" de nomes favoritos! Só não gosto do diminutivo "Rafa"... Frederica não acho mesmo nada, nada bonito.

    ResponderEliminar
  10. Filipa, se segundo a regra do IRN não é possível ter mais de seis nomes, como é que os filhos do D.Duarte de Bragança têm tantos nomes?
    E também conheço uma família cujas crianças têm bem mais de seis nomes. Cada uma delas tem pelo menos 3 nomes próprios e uns cinco apelidos.

    ResponderEliminar
  11. Olá Filipa, acha que será muito estranho colocar um nome composto a um filho sendo que a irmã mais velha tem apenas um? Gostava muito de colocar Carminho mas o pai só gosta de Maria do Carmo.

    ResponderEliminar
  12. Catarina tenho uma amiga que tem 10 nomes

    ResponderEliminar
  13. Catarina, pelo que sei, a menina não poderia ser registada com tantos nomes e não quero acreditar que tenha sido aberta uma excepção.. Mas nunca se sabe!

    Vânia, eu gosto que equilíbrio entre os nomes mas acho que não é nada grave! Parecer-me-ia um pouquinho mais estranho se fossem gémeos e apenas um deles tivesse um nome composto! :)

    Olívia, dez nomes?!! E são todos giros? :)

    ResponderEliminar
  14. Eu conheço um rapaz que tem 4 nomes próprios (Duarte/Pedro/Nuno/Maria - não por esta ordem) e 5 apelidos...
    E os irmãos dele também têm os mesmos 5 apelidos e outros tantos nomes próprios...

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito do nome Rafaela! Ao contrário de Frederica e Francisca (aliás não gosto mesmo NADA destes dois nomes...). Também sempre vi Rafaela como elegante, ainda bem que não sou a única!, e não fazia ideia de ser um nome já com tanta história - só me faz gostar ainda mais dele! Ao mesmo tempo também me parece ter uma sonoridade muito moderna...

    Gosto muito de nomes compostos, mas dois são suficientes! :)
    Miriam Rafaela soa-me muito, muito bem :)

    ResponderEliminar
  16. Bom, eu sou suspeita! Se em pequenina não gostava do meu nome porque era sempre a única Rafaela em todo o lado, agora adoroooo esta invulgaridade das Rafaelas de 30 :)

    Beijinho Filipa

    ResponderEliminar
  17. Gosto da terminação do nome, mas a sonoridade num todo não me agrada. Se é chique, ñ sei porque ñ sei o que fazem os pais das crianças. Que é moderno sim. Elegante a meu ver não.

    ResponderEliminar
  18. Uma mana ou um mano para a Rafaela??
    Que nomes ficariam bem em conjunto??

    Obrigada

    ResponderEliminar
  19. Rafela & Simão
    Rafaela & Salvador
    Rafaela & Xavier
    Rafaela & Sofia
    Rafaela & Luisa
    Rafaela & Madalena

    ResponderEliminar
  20. Rafaela & Anabela
    Rafaela & Bianca
    Rafaela & Daniela
    Rafaela & Eduarda
    Rafaela & Francisca
    Rafaela & Gabriela
    Rafaela & Heloísa
    Rafaela & Isabel
    Rafaela & Melissa
    Rafaela & Nicole
    Rafaela & Patrícia
    Rafaela & Renata
    Rafaela & Viviane
    Rafaela & Vitória

    Rafaela & Bento
    Rafaela & Cristóvão
    Rafaela & Daniel
    Rafaela & Félix
    Rafaela & Gabriel
    Rafaela & Henrique
    Rafaela & Joaquim
    Rafaela & Leandro
    Rafaela & Manuel
    Rafaela & Rodolfo
    Rafaela & Ricardo
    Rafaela & Romeu
    Rafaela & Sebastião
    Rafaela & Samuel
    Rafaela & Tiago

    ResponderEliminar
  21. Gostam do conjunto Débora e Rafela?
    Não me soa muito bem...

    ResponderEliminar
  22. Filipa, o que achas de Rafaela e Gustavo?

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)