Lídia

9.11.10


Quando andava na escola, havia uma pequenota chamada Lídia. Eu, apaixonada por nomes desde muito cedo, achava que nenhum outro nome lhe assentaria melhor. Ela era tranquila, Serena, tímida, e ao mesmo tempo sorridente. Por coincidência, todas as Lídias com que me cruzei cabem na definição anterior. O gosto pelo nome acentuou-se mais tarde, quando li o poema de Ricardo Reis, "Vem sentar-te comigo Lídia à beira do rio", um dos meus preferidos.

Ao menos, se for sombra antes, lembrar-te-ás de mim depois
Sem que a minha lembrança te arda ou te fira ou te mova,
Porque nunca enlaçamos as mãos, nem nos beijamos
Nem fomos mais do que crianças. 



Lídia é um nome grego, que significa "Mulher da Lídia". É pouco frequente em Portugal, mas ainda foi registado 16 vezes em 2014. Se gostam deste nome, também poderão gostar de:


  • Ilídia
  • Idília
  • Lidiana
  • Lídia
  • Lígia
  • Olívia

3 comentários :

  1. Adoro adoro adoro. E o nome da minha avo, e ela também se insere nessas características que referes :) e também muito sensível e emotiva!

    ResponderEliminar
  2. Lídia é um nome bíblico (Atos dos Apóstolos 16, 14).

    ResponderEliminar
  3. O meu nome é Lígia. Gostava de saber mais sobre o nome Lícia. Podes falar sobre este nome?

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)