Constança

em 11/10/10



A pedido de um leitor, hoje abordo o nome Constança, que associo às classes sociais mais altas -  tal como Carlota, Caetana e Carminho. É um pouco ridículo mas a imagem mental que crio de Constança está relacionada com meninas que vão à missa e praticam equitação. É um nome clássico, antigoda monarquia, não demasiadamente utilizado, mas que todos reconhecem. É um nome comprido, com tendência a ficar ainda mais longo se recorrermos ao diminutivo Constancinha, mas tem a vantagem de não ser muito fértil em trocadilhos (para além do óbvio tansa...). Constança é um nome forte, pelo que acredito que a maioria das pessoas o utilize sem um segundo nome; contudo, optando por um nome composto, sou da opinião que combina melhor com outro nome clássico. Em 2013 foram registadas 374 Constanças, o que lhe garante a 25.ª posição do ranking de nomes femininos mais usados em Portugal. Destas, 49 são Constança Maria,  e ainda há o registo de 32 meninas chamadas "Maria Constança".
Constança é uma variante do também aprovado Constância e o seu significado está relacionado com "constante".

7 comentários:

  1. Obrigada!
    O blogue é engraçado e acho piada ás interpretações de alguns nomes.
    Já agora gostava também de saber o que me pode dizer acerca dos nomes dos meus sobrinhos: Vicente e Leonor :)

    ResponderEliminar
  2. Constança é um lindo nome; é uma pena que não o utilizam com frequencia no Brasil...

    ResponderEliminar
  3. Será que a personagem da Cláudia Raia, Tancinha, tem alguma coisa a ver com o pouco uso do nome? :D

    ResponderEliminar
  4. Relativamente a Constança, tenho um colega que a sobrinha dele de 4 anos se chama Constância... que acho que tem uma sonoridade mais portuguesa, mas realmente prefiro Constança.

    ResponderEliminar
  5. Para mim, Constância estaria totalmente fora de questão, porque era o nome do livro de exercícios das férias grandes, aquela coisa que me atormentava quando o que eu mais queria era brincar... "Férias Constância" :D

    ResponderEliminar
  6. Vou ter uma Constança. Gostava de ver uma rubrica acerca da junção de nomes femininos com masculinos pois adoro, acho super intensos. A minha bebé será Constança Vicente.

    ResponderEliminar
  7. Acho muito bonito Constança Vicente! Parabéns pela Bebé e pela escolha do nome! A minha filha chama-se Maria Constança.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)