Resposta ao leitor - opinião sobre Leonor e Vicente

em 12/10/10

A pedido da Inês, aqui fica a minha opinião a respeito dos nomes Leonor e Vicente


Leonor é um nome antigo, clássico, frequente nas classes sociais mais elevadas; em Portugal, já era um nome muito usado, mas o nascimento da princesa Leonor, em Espanha, contribuiu para um aumento da popularidade e, consequentemente, da democratização do nome. 
É um nome de difícil conjunção e, talvez por isso, seja utilizado quase sempre como único nome ou precedido de Maria. Se tivesse de o catalogar, inseri-lo-ia na categoria de nomes chiques.

Vicente é o tipo de nome que apetece "esconder", de forma a que não comece a ser usado em demasia. É um nome tradicional, reconhecível noutras línguas, e que também funciona muito bem como segundo nome. A meu ver, Vicente é o próximo Rodrigo - toda a gente vai querer ter um em casa!

1 comentário:

  1. Sigo este blog há algum tempo e foi por causa deste post que decidi que se a minha filha Leonor, agora com 8 anos, tivesse um irmão, ele seria Vicente. Estou grávida de um menino e o nome está mais que escolhido: Vicente.
    O pai não gostou muito no início mas já aceitou e a Leonor aceitou de imediato.
    A indecisão prende-se agora com o segundo nome. Como a Leonor tem dois nomes próprios, também queria que o Vicente tivesse...mas qual?
    Todos os nomes que escolhemos para segundo parece que ficam melhor se invertermos e colocarmos Vicente em segundo...mas eu quero que Vicente seja o primeiro nome. A Leonor gosta de Vicente Duarte mas eu, apesar de adorar Duarte, não sei se combina com Vicente. O que acham?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)