O L mais forte

em 20/04/10

A letra L sempre me agradou, principalmente porque costuma originar diminutivos muito femininos, como é o caso de Lili. Hoje passeio-me por nomes menos comuns, mas de que gosto bastante: 

  • Laís
  • Lavínia 
  • Letícia
  • Lívia

Estes nomes, para além do L, partilham a terminação em "ia", que ultimamente me tem encantado.  De todos, o meu preferido é Lavínia. Pessoalmente, não conheço nenhuma pessoa com esse nome, mas sei que no Brasil é usado com alguma frequência.

8 comentários:

  1. Novamente eu, a Sónia que conhecia uma Stela, também conhece uma Lavínia de cerca de 60 anos... Mas ao contrário da Stela, esta Lavínia tem uma explicação, penso eu... embora portuguesa, nasceu em Angola... É provavel que fosse um nome mais comum lá, mas digo isto sem nenhuma certeza...

    Mas por acaso adoro este nome... mas penso que não é muito bem aceite pelos portugueses...

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Lavínia, muito muito muito! Não sei se será mal visto - mas pelo menos é pouco ouvido :D

    ResponderEliminar
  3. Só digo que é mal visto, porque quando digo o nome a alguém, as pessoas estranham e dizem sempre que é muito de telenovelas brasileiras... o que parece que ao contrário dos anos 80 é um pouco depreciativo... também gosto muito de Lívia, mas acho que neste momento prefiro mesmo Olívia :)

    ResponderEliminar
  4. Eu moro no Brasil e me chamo Lavínia. Conheço algumas Lavínias, mas não é nada comum (diferente de Lívia, Letícia e Laís). E, particularmente, me agrada muito ser "única". Esse nome é mais para a nova geração. Por exemplo, tenho 14 anos e a maioria das Lavínias são crianças ou bebês.
    Gosto do som do 'L' também e sou apaixonada com o nome "Lívia".

    ResponderEliminar
  5. Olá Lavínia! Você é uma sortuda, que nome bonito! :)
    E Lavínias adultas, há muitas?

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada Infanta Filipa! =D Bem, só conheço uma que é professora de onde estudo. Mas nunca vi nenhuma outra Lavínia adulta aqui não...

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro esse nome. Pena que meu marid o não compartilha da mesma adoração! Rs... Aqui no Brasil, há uma atriz de que muito gosto, Lavínia Vlasak. Os seus filhos tem nomes lindos também: Felipe (nome do meu irmão!) e Estella (que me lembra muito Estrela).

    ResponderEliminar
  8. Lavínia adoro e se tiver outra esse seria o nome escolhido porque é lindo e pouco usado tenho 3 filhas:
    Sabrina 8 de Julho de 2005
    Mara 3 de Outubro de 2006
    Cristiana 14 de Janeiro de 2010

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)