Alice

em 27/04/10


A única Alice que conheço pessoalmente deve ter agora 70 anos e foi minha professora no secundário. Curiosamente, nos últimos cinco meses, soube de, pelo menos, três nascimentos de meninas chamadas Alice. Estará Tim Burton e a sua versão de Alice in Wonderland relacionado com este boom de Alices? Do meu ponto de vista, sim. Mas não é um factor decisivo, porque Alice parece ser a evolução natural dos nomes aristocráticos que, de certa forma, começam a cansar, devido à imensa popularidade. Associo este interesse por Alice à subida de popularidade de Matilde, já que os considero nomes do mesmo estilo. 
Bonito, curto, clássico, tem todos os ingredientes para ser um sucesso nos próximos tempos. Popular em 1920, quando ocupava a 7.ª posição do ranking em Portugal, acabou por perder popularidade, mas nunca deixou de se ouvir. Regressou ao top 100 em 1996, entrou no top 50 em 2006, aumentando significativamente o número de registos a cada ano que passava. Em 2014, já ocupava a 22.ª posição, chegando aos 461 registos - o mais elevado resultado desde 1990.
Alice deriva de Adelaide e significa "de família nobre". Poderá ler mais sobre este nome  no post que o opõe a Alícia, ou no post que o opõe a Victória.



7 comentários:

  1. A minha filha chama-se Alice e é de 2001 , na altura não havia muitas Alices e por isso é que lhe pus esse nome por isso resolvi porque pessoalmente acho um nome lindo

    ResponderEliminar
  2. Falam tanto da popularidade desse nome num entanto ninca estudei com uma Alice e só conheci duas Alices bem idosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque a popularidade do nome é recente a partir de 2010 tornou -se popular

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)