Quadrigémeas, quatro nomes mesmo diferentes

6.10.09

Uma família anónima teve quatro meninas: Alícia, Cíntia, Dânia e Zaida. Além disso, já tinham uma Miriam. À primeira vista, pensei que os pais fossem brasileiros, já que são nomes raros em Portugal porém comuns no Brasil mas, segundo vi neste link, não creio que sejam. Adoraria falar com esta mamã para saber de onde veio a inspiração para os nomes!! Acho os dois primeiros bastante semelhantes e nota-se a predominância do som "i" em todos. Achei curioso que três dos quatro nomes tenham um acento e espantei-me com Zaida que, a mim, particularmente, me parece mais afastado dos restantes três. Mas as pequenotas já são gémeas, portanto, a diferença nos nomes é de salutar!!

E já que falei em brasileiros, quem também teve um bebé foi a Ivete Sangalo, o pequeno Marcelo. Mais uma vez, um nome comum no Brasil, pouco ouvido em Portugal mas que pode perfeitamente ser usado por cá. Veja-se o exemplo de Marcelo Rebelo de Sousa. 

7 comentários :

  1. Ontem deu estas meninas na TV!
    Por acaso resolvi vir pesquisar se já tinha falado nelas...
    Achei os nomes muito interessantes, mas devo dizer que me fez muita confusão das quadrigemeas 3 nomes terminarem em -ia e uma não! Quando ouvi Alícia, Cíntia, Dânia...esperei ouvir uma Lívia, Sílvia, Luzia, Marília...Mas Zaida?!?! Ok deve ser paranóia minha, mas não fica nada bem.
    Quadrigémeas, 3 com nomes que rimam e uma não... Fica tipo... "patinho feio".

    ResponderEliminar
  2. Olá! Entretanto também voltei a encontrar estas quadrigémeas e acabei por ler um texto em que a mãe explica que na maternidade "trocaram" os nomes às meninas...

    http://www.mimieasquadrigemeas.blogspot.pt/2010/08/esta-noitepela-primeira-vezem-muito.html

    ResponderEliminar
  3. eu conheço 3 casais com trigêmios e os nomes são bem diferentes: 1º casal: Dinis/Marcelo/Ivana. 2º casal: Rosana/Maria/Plínio. e por ultimo 3º casal: Gabriela/Mónica/Vitória

    ResponderEliminar
  4. Cíntia nome da minha terceira filha que nasceu no dia 10 de Janeiro de 2014. Tenho a Alice que nasceu a 11 de Agosto de 2008 e a Laura nasceu a 7 de Fevereiro de 2012. Gostava de ter um menino que fosse Dinis.

    ResponderEliminar
  5. Alicia e o nome mais bonito dos 4, detestei Zaida. Conheço um casal que tem 6 meninas mas não gémes e vejam só os nomes:
    Vitória 6 de Março de 1999
    Andreia 28 de Dezembro de 2002
    Luciana 19 de Dezembro de 2004
    Irina 2 de Agosto de 2007
    Débora 13 de Janeiro de 2010
    Milene 30 de Março de 2013
    isto porque sonham ter um menino.
    Eu tenho dois filhos David 24 de Maio de 2007 e Ema 1 de Dezembro de2009

    ResponderEliminar
  6. Porque razão Zaida não consta da lista de vocabulos admitidos em Portugal? Não percebo, penso que Zaida é um nome comum mas não consta...isso quer dizer que a lista não está bem feita? Ainda mais essa para complicar...ai este Portugal....não há igual...enfim.

    ResponderEliminar
  7. Teodora, a lista do IRN não é exaustiva, há muitos nomes em falta, mas isso não significa que não são aprovados! Mas que nos complica a vida, isso complica :)

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)