Mel e os nomes nas novelas

em 15/09/09


A televisão e as revistas cor-de-rosa são um óptimo barómetro para descobrir os nomes que estão na moda. Ou uma fonte de inspiração. Já referi aqui que acredito que a enorme popularidade de Beatriz se deve à exibição da novela brasileira Felicidade e não seria caso único. Quantas meninas não receberam o nome Gabriela devido à homónima do Cravo e Canela?
No caso das novelas portuguesas, noto alguma contradição no nome dos personagens, porque estes nem sempre reflectem o tempo em que as personagens nasceram e já são, por si só, populares. Lembro-me das irmãs Matilde e Beatriz, com 16/17 anos, nos Morangos com Açúcar. Altamente improvável para a época em que as personagens supostamente nasceram, mas muito possível hoje em dia. Ou seja, as pessoas podem ser influenciadas pelas novelas, mas as novelas usam nomes populares no momento em que são exibidas.
Li também recentemente que a próxima personagem de Rita Pereira chamar-se-á Mel. Uma jovem alentejana chamada Mel. Lembrei-me imediatamente da filha de Tiago Monteiro e Diana Pereira, Mel (que, de acordo com a lista de nomes aprovados e desaprovados, não é um nome permitido em Portugal). Lembrei-me, depois, que Olavo Bilac já referiu que a filhota que está a caminho também se chamará Mel. Mel pegou. Eu conheci uma Mel, que deve hoje ter a idade da personagem de Rita Pereira, mas era filha de emigrantes e esse era o diminutivo de Mélanie. No caso da actriz, ao que parece, Mel é diminutivo de Carmelita. Faz mais sentido.

Como já foi referido, não é possível registar uma menina com o nome Mel, a menos que este seja usado como segundo nome - Maria Mel, por exemplo, já seria permitido. Outra opção passa por escolher nomes que depois possam ser associados ao diminutivo Mel, como Melissa, Melina, Mélanie ou Amélia. 

2 comentários:

  1. A filha da Diana Pereira é Maria Mel, tenho a certeza, pois temos uma amiga em comum.

    ResponderEliminar
  2. Já falamos disso aqui no blog muuuiitttaas vezes, e as teorias já quase eram teorias da conspiração ;)
    Obrigada pela informação!!

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)