Nomes para 2024

em 25/01/23


Vem aí um bebé que ainda não tem nome? O Nomes e mais Nomes tem toda a informação necessária para escolher o nome perfeito! 

Eu começaria por espreitar a lista mais recente de nomes mais populares no país e, depois, a lista dos nomes mais registados na última década em Portugal. Os pais de primeira viagem, sobretudo, tendem a desconhecer os nomes mais usados em bebés e isso poderá ajudar a centrar a decisão: preferem nomes mais comuns ou nomes mais raros?  

A partir daí, poderá ser útil explorar os nossos posts temáticos, que poderão ajudar a determinar o estilo com que mais se identificam - por exemplo, estamos a afastar-nos da tendência dos nomes aristocráticos que dominou nos últimos anos e a aproximar-nos de nomes mais retro ou, como eu gosto de lhes chamar, nomes simples. Também poderá descobrir os nomes masculinos da moda em 2023 e os nomes femininos em destaque este ano


Aqui estão mais alguns posts que me parecem interessantes: 


E se este não é o primeiro bebé da família, sugiro os posts de Pares Perfeitos, recheados de sugestões para nomes de irmãos e irmãs, tendo como ponto de partida a busca de algum equilíbrio e harmonia nos pares. Idem para os posts com Sugestões de Nomes para Gémeos.


Haveria muito para partilhar - e espero que vasculhem os arquivos, porque há de tudo, para todos os gostos, mas estes são alguns dos meus posts preferidos: 


E como o contributo dos leitores é tão útil como qualquer um dos meus posts, gostava de pedir a quem está desse lado que deixasse sugestões de nomes para bebés que nasçam nos próximos tempos! 💜

24 comentários:

  1. Obrigada Filipa pelas sugestões de sites.
    Sugestões não faltam para os bebés que estão para chegar. Apesar de ainda não ter chegado a minha vez, sou viciada em nomes próprios e não posso deixar de passar cá para deixar as minhas sugestões.
    Quem sabe as minhas sugestões algum dia possam ajudar alguns pais em desespero!?

    ResponderEliminar
  2. Não faço ideia, acho que as tendências se vão manter porque uma parte importante da escolha é o "ouvi e achei giro". Só os mais utilizados vão mudando de posição, pelas razões que conhecemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aurora estava quando no fundo da lista há uns aninhos e agora chegou ao top 20. Isto vai acontecer com mais nomes

      Eliminar
  3. Habitualmente consulto o blog da Filipa quando procuro informação sobre esta temática precisamente - que nomes estarão a (re)surgir, pois tudo tem o seu tempo e o seu ciclo, e os nomes não escapam a esta roda. Não consigo determinar as tendências, mas tendo em conta o que a Filipa escreveu sobre a ascensão de nomes no ranking com características mais simples e retro/antiquado, será interessante contruir uma lista baseada nessas premissas. :)
    Deixo alguns exemplos de nomes dentro do espectro referido que gostaria que fossem mais explorados:
    [meninos]: Aires, Celso, Cosme, Dante, Delfim, Eurico, Fausto, Franco, Gaspar, Gentil, Juno, Jonas, Justo, Tobias, Tomé, Sancho, Ulisses, Viriato, Zarco.
    [meninas]: Ânia, Áurea, Alba, Bebiana, Betânia, Cora, Cleide, Cléo, Dóris, Dália, Dulce, Etel, Eloá, Estefânia, Flor, Felícia, Filomena, Graça, Glória, Hélia, Hilda, Hera, Ida, Iva, Isaura, Jorja, Lurdes, Mécia, Regina, Salomé, Tomásia, Vicência, Zita.

    ResponderEliminar
  4. O David Carreira revelou finalmente o nome do filho... é um Lucas, confesso que me surpreendeu.

    ResponderEliminar
  5. Oh estava à espera de de uma escolha diferente... Não acho o nome feio, mas é que já há tantos Lucas por aí.

    ResponderEliminar
  6. Oi Felipa! Sou brasileira e estou grávida de um menino, queríamos um nome pouco usual. Eu e meu marido gostamos de Zion/Zaion queria que você acordasse esse nome, não sei qual grafia escolheria.
    Obrigada! Eduarda!

    ResponderEliminar
  7. O bebé vai nascer em Portugal ou no Brasil? Em Portugal costumam ser mais picuinhas em relação aos nomes permitidos, já no Brasil, desde que haja criatividade, não colocam entraves.
    Quanto à grafia, eu optaria por Zion, embora para muitas pessoas possa haver dificuldade em pronunciar em inglês, mas com o tempo todo o mundo se habitua.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito dos nomes populares nos anos 20 destaco Isabel Júlia e Amália (talvez por ser a tendência dos próximos anos). Guiomar e Dalila gosto destes nomes mas nem sei bem porquê talvez por ser invulgar mas não estranhos. E agora para atrapalhar a decisão estou a apaixonar me por Vera que não tem nada a ver com os anteriores. Sempre disse que iria dar um nome antigo/retro e agora surge me este nome tão anos 80. O pai só pensa em Anita...até gosto mas não consigo deixar de associar á cantora brasileira. Está difícil...alguma sugestão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a Anne gostar mesmo de Anita, não pode deixar que o nome da cantora a incomode. No entanto, pode repensar as suas alternativas de nomes retro... Já imaginou ter uma Eugénia, uma Ângela ou Heloísa? E que tal Emília, Luzia ou Elisa?

      Eliminar
    2. Elisa , um dos nome mais populares dos anos 20 e o nome mais bonito do mundo

      Eliminar
  9. Cada vez gosto menos do nome até porque sou Anne e Anita para mim é um derivado 🤣 Ângela é o nome de um pessoa que não gosto nada 🤣 Heloísa não consigo encaixa-lo nos retro (associo a nome "avec" Eloise). Emília e Elisa já existem na família. Luzia é muito bonito e tem um significado especial na minha cidade (Monte de Santa Luzia um exlibris de Viana do Castelo) é uma opção a considerar! Mas cada dia que passo amo mais o nome Vera!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso, acho que já está mais do que decidido. A Anne anda tão indecisa mas no fundo o seu coração já decidiu. ;)

      Eliminar
  10. Olá, Filipa!
    Sou brasileira, e estou grávida do meu terceiro (ainda não sabemos se é menino ou menina).
    Vai se juntar a Emília e Lídia.
    Para menino penso em Tadeu ou Saulo, se for menina, Inês, Liliana ou Lúcia.
    Que acham?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muitos parabéns! Acho que Tadeu e Lúcia combinam melhor com os nomes das irmãs! Gosto muito de ambos :)

      Eliminar
    2. Tendo em conta as suas opções, para menino gosto muito de Saulo (o som do «L» liga bem com os nomes das irmãs); para menina gosto de Inês (para não serem demasiado parecidos, mas tendo aquele «I» forte e destacado no nome, à semelhança de Emília e Lídia).
      Felicidades🤍

      Eliminar
    3. Tadeu e Inês só por uma questão de não repetir iniciais nos nomes dos filhos.

      Eliminar
  11. Olá! vou ter uma bebé nos primeiros dias de 2024 e será a Madalena. Um par perfeito para o irmão Francisco (clássicos intemporais portugueses), uma aliteração com a inicial do último nome, um nome internacional e escolha do mano :) estou a pensar, se ela tiver cara disso, usar o diminutivo Leni, não só porque acho fresco, fofo e doce para uma menina, mas também para evitar o omnipresente Mada, que francamente não me agrada nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns! Mas com um nome tão bonito como Madalena, para quê "inventar" alcunhas que destoam da escolha? Mas se Mada a incomoda, por ser mais banal, pergunto por curiosidade se Kiko ou Chico também, dado o nome do filho :)

      Eliminar
    2. Uns amigos têm uma filha Madalena e usam o diminutivo Nena, outra alternativa :)

      Eliminar
    3. É um nome encantador! A primeira filha a nascer, de entre o meu grupo de amigas do colégio, chama-se Madalena. O diminutivo Leninha é carinhosamente usado pela maioria de nós, sendo Lena o segundo mais usado.

      Eliminar
  12. No início do próximo ano, receberemos o primeiro bebé da família. Nascerá em Inglaterra, pelo que é importante que o nome seja entendido nas duas línguas (família materna portuguesa, família paterna inglesa).

    Se for menina, Carmen - se não for, não sei como descalçaremos esta bota, porque já só a imaginamos assim. Também foi considerado Dalila / Dalilah, mas a pronúncia altera ligeiramente.

    Se for menino, ainda algumas dúvidas. A mãe gosta de nomes com "salero" (não se chama-se ela Santana!), o pai gosta de nomes bíblicos (como Adão, que é maravilhoso, mas que em inglês é muito mais comum, Adam).

    No fundo, um desafio: nomes de fácil pronuncia nas duas línguas, ora com um lado latino, ora com referências bíblicas. Para além de Carmen e Dalila, também surgiram Ester / Esther, Edite / Edith, Salomé. Para menino, Judas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então chegaram a um consenso? Fiquei curiosa em relação ao nome final dado ao bebé.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)