Pares Perfeitos para Carminho

em 14/04/20


Carminho tem sido uma presença constante aqui no blog, sobretudo a partir de 2012, que foi o ano em que os portugueses despertaram para a possibilidade de o usar como nome próprio, já que, até então, o uso de Carminho se cingia à qualidade de diminutivo do clássico Maria do Carmo. Falei mais sobre o percurso de Carminho no post a propósito de Gracinha & Rosarinho, debatemos se seria ou não um nome demasiado infantil e foi curioso perceber como as pessoas se foram apaixonando por ele, encontrando em Carminho uma alternativa fresca a um nome que tinha deixado de cativar, optando pelo moderno, mas sem quebrar com o tradicional. 
Na vossa opinião, que nomes vos transmitem a mesma sensação de Carminho? Quais são os seus pares perfeitos? Aqui ficam mais algumas sugestões:  

Meninas

  • Benedita
  • Camila
  • Carlota
  • Cecília
  • Clara
  • Concha
  • Domingas
  • Eloisa
  • Ema
  • Julieta
  • Lília
  • Margot
  • Melina
  • Mercês
  • Olívia
  • Oriana
  • Pilar
  • Rosa
  • Salomé
  • Violeta


Meninos

  • Benjamim
  • Bosco
  • Caetano
  • Egas
  • Jaime
  • Lopo
  • Matias
  • Manel
  • Octávio
  • Rodrigo
  • Romão
  • Salvador
  • Tobias
  • Tristão
  • Valentim



25 comentários:

  1. Rosário, Ariana, Aurélia, Bibiana, Dalila, Guadalupe, Penélope
    Xavier, Tomé, Salomão, Marcelo, Lúcio, António, Caio

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente, prefiro "Carminho" a "Maria do Carmo". Não acho que seja "infantil", até porque muitos diminutivos terminados em "-inha" são utilizados por mulheres adultas.

    Na minha opinião, "Carminho", como é um nome mais tradicional, combina melhor com nomes semelhantes. Os meus pares favoritos:

    Carminho & Aurora
    Carminho & Benedita
    Carminho & Constança
    Carminho & Conceição (muito tradicional)
    Carminho & Florbela | Carminho & Margarida | Carminho & Rosarinho (temática floral)
    Carminho & Francisca
    Carminho & Guiomar
    Carminho & Leonor

    Carminho & Afonso
    Carminho & Benjamim
    Carminho & Bernardo
    Carminho & Duarte
    Carminho & Guilherme
    Carminho & Eduardo
    Carminho & Francisco
    Carminho & Henrique
    Carminho & Lourenço
    Carminho & Mateus
    Carminho & Miguel
    Carminho & Sebastião
    Carminho & Timóteo
    Carminho & Vasco

    ResponderEliminar
  3. Gosto das seguintes:

    Carminho & Margarida
    Carminho & Francisca
    Carminho & Leonor
    Carminho & Julieta
    Carminho & Helena
    Carminho & Teresa


    Carminho & Sebastião
    Carminho & Miguel
    Carminho & Benjamim
    Carminho & Salvador
    Carminho & Domingos
    Carminho & Santiago

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de Carminho, mas confesso que gosto tanto ou mais de Carmo (o complemento Maria já não me agrada tanto). Vejo-me a usar um ou outro, no futuro. E sempre o imaginei como par perfeito para Madalena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que segue grande o contingente de portugueses (e de brasileiros também, apesar de inventarem nomes esdrúxulos) que continua a prestigiar um dos nomes portugueses mais fortes, simples e bonitos, que é Maria, pura e simplesmente Maria, sem outros nomes que se lhe liguem.

      Eliminar
    2. Ainda bem que segue grande o contingente de portugueses (e de brasileiros também, apesar de inventarem nomes esdrúxulos) que continua a prestigiar um dos nomes portugueses mais fortes, simples e bonitos, que é Maria, pura e simplesmente Maria, sem outros nomes que se lhe liguem.

      Eliminar
  5. Adoro Carminho, esteve no meu top5 de nomes, mas acabou por não ser finalista por sem um bocadinho infantil para uma adulto, oq ue não é propriamente um problema. Acho que ficaria lindo para dois irmãos: Carminho a Constança (menina) e Benjamim (menino).

    ResponderEliminar
  6. Cá em casa, vive uma Ester e uma Carmo (simplesmente, Carmo), mas tratada por Carminho. Para pares de Carminho, associo Clara, Camila, Madalena, Margarida e Matias, Martim, Vicente.

    A atriz Rita Tristão da Silva teve uma Amélia, já mãe de um Manuel e um Jaime :)

    ResponderEliminar
  7. As minhas sugestões seriam (algumas já foram partilhadas):

    Carminho & Antónia
    Carminho & Aurora
    Carminho & Amélia
    Carminho & Celeste
    Carminho & Dulce
    Carminho & Emília
    Carminho & Guiomar
    Carminho & Isaura
    Carminho & Julieta
    Carminho & Luzia
    Carminho & Mercedes
    Carminho & Olívia
    Carminho & Penélope
    Carminho & Sancha
    Carminho & Violeta

    Carminho & Benedito
    Carminho & Cristóvão
    Carminho & Estêvão
    Carminho & Gaspar
    Carminho & Jaime
    Carminho & Sancho
    Carminho & Sebastião
    Carminho & Teodoro


    Acho Carminho OK e giro.

    ResponderEliminar
  8. Li uma notícia sobre a mudança de nome do filho de Amy Schumer e apesar de insólito, achei interessante a questão da mudança de nome de um filho por "arrependimento" ou "errata". O que acha, Filipa? Como é que algo pensado durante nove meses (no mínimo) leva a mudanças por parte dos pais (quase um ano depois, neste caso)?

    https://blitz.pt/principal/update/2020-04-15-Atriz-Amy-Schumer-mudou-o-nome-do-filho-depois-de-reparar-que-este-soa-a-palavra-genital

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que a pergunta não se dirige a mim, mas acho muito interessante pensar sobre este assunto :) Já assisti a casos de arrependimento que eram mais ou menos assim: a pessoa e o/a companheiro/a escolheram um nome que lhes fazia sentido enquanto casal mas que não era o preferido de nenhum, e (nos casos que conheci) ao se separarem pouco tempo depois da criança nascer e a criança ficar só com um deles, essa pessoa acabar a mudar o nome da criança para o seu nome preferido (o nome que teria escolhido caso tivesse sido a única pessoa a decidir).

      Nestes casos que tive conhecimento a criança era ainda bebé, no máximo com 2 anos. Não conheço casos em que mudaram o nome da criança com ela já mais crescida, até porque com os anos ela se vai habituando ao nome e criando a sua identidade. Mas por acaso seria interessante conhecer algum caso assim :)

      Eliminar
  9. Também partilhei essa notícia na página do Facebook do blog, porque achei bastante curioso!

    Neste caso em concreto, eu procederia da mesma maneira e também mudava, sobretudo tratando-se de um middle name - que, na cultura norte-americana, pouco se usa. O nome Atell tinha significado especial, porque era uma homenagem a um amigo e pergunto-me se isso, associado ao facto de eles serem humoristas, terá contribuído para o tempo que demoraram a decidir mudar, já que eles foram confrontados com essa particularidade mal divulgaram o nome, em Maio de 2019...

    Através do blog, tenho contactado com algumas pessoas que se arrependeram do nome escolhido mas, exceptuando dois ou três casos em que a mudança estava mesmo em cima da mesa, todos me contaram em jeito de desabafo e resignados com a situação. Muitos destes relatos iam no mesmo sentido: escolheram um nome [inofensivo] por pressão familiar, não tendo em conta as suas preferências e, mais tarde, sentem que não deveriam ter dado ouvidos a terceiros.

    Acredito mesmo que este arrependimento deve ser mais frequente do que podemos pensar, mas como a mudança implica questões burocráticas e enfrenta a oposição da restante família, as pessoas não avançam. Além do mais, acho que também enfrentariam um certo estigma e alguma vergonha em comunicar isso à sociedade, coisa que ficou bem ilustrada com a reacção à notícia desta mudança da Amy...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de referir que há estudos que indicam quem, por volta dos seis meses, o bebé já reconhece e reage ao seu nome próprio, e isso tem de ser levado em consideração...

      Eliminar
    2. Que facto interessante! Não sabia que o bebé responde ao nome ainda dentro do útero. Pessoalmente, conheço casos de algumas pessoas que se arrependeram da escolha quando a criança nasceu por não a acharem com "cara" do nome. Acho isto interessante: associarem nomes a caras.

      Obrigado por todo o trabalho que coloca no blog, Filipa. É um prazer vir aqui.

      Eliminar
    3. Diana, não fui exacta na afirmação, mas referia-me a meses de vida! Mas aqui fica um link com um estudo, que até aponta para os 5 meses de vida:

      5-Month-Old Infants Own Name Guides Their Attention


      E claro, obrigada pelas palavras tão simpáticas, são uma enorme motivação em dias de menos vontade! :) Um beijinho!

      Eliminar
    4. Da experiência com a minha filha, acho que aos 6 meses já reconhecem o nome, sim. Mas também pode ser apenas a entoação com que é dito, o ser-lhe dirigido e o vir da mãe e do pai. Uma amiga minha quando chamava a filha com essa idade, ela olhava. Mas depois experimentava chamar-lhe outros nomes, até nomes masculinos, e ela olhava na mesma :D era muito engraçado. Com a minha filha não experimentei isso, mas com essa idade ela olhava quando chamávamos o nome dela.

      Eliminar
  10. Tenho uma Carminho e vai nascer em julho uma Carlota em princípio 🤣

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui temos um Salvador e esperamos um bebé que ainda não sabemos o que é, se for menina provavelmente será Carminho, embora eu adore igualmente Teresa

      Eliminar
  11. Carminho ✨ Cá em casa, a mais nova das quatro meninas é "apenas" Carmo, mas acaba por ser chamada Carminho, muitas vezes. No limite, as irmãs chamam "Minho" mas Carmo é realmente o nome que me enche as medidas. E não a imagino com qualquer outro nome que não esse!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por curiosidade posso perguntar como se chamam as restantes?

      Eliminar
    2. Madalena, Carolina, Maria, Carmo ✨
      A Madalena e a Carolina são gémeas, as mais velhas, com dez anos de diferença da Maria e depois mais quatro da Carmo. E sinto que o facto de termos sido pais aos 20 e depois só aos 30-34 se reflete também na escolha dos nomes das meninas.
      Apesar do género se manter mais ou menos o mesmo, na altura da Madalena e da Carolina, só pensávamos em nomes mais compridos, como Francisca, Margarida, Frederica. Com a Maria e a Carmo, as opções passavam por nomes muito mais curtos, como Luz, Clara, Luiza (…) Tudo isto inconscientemente, praticamente.

      Eliminar
    3. Queria só elogiar o bom gosto, gosto muito de todos os nomes escolhidos, e apesar de não ter sido a Teresa a escolher, adoro mesmo o seu nome

      Eliminar
    4. Por curiosidade, como fala de outros nomes, tinham também nomes de rapaz? Pergunto porque o quarteto parece-me interessante e por curiosidade, imagino se fossem quatro rapazes

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)