Maria como segundo nome - OK ou KO?

em 13/10/20


Aproveitando que estivemos a conversar sobre nomes muito populares, e tendo em conta que parecemos estar mais propensos aos nomes retro, gostava de saber o que é que vocês acham do uso de Maria como segundo nome. A sua popularidade enquanto primeiro nome está bem documentada - Maria está acima dos cinco mil registos anuais desde 2015 - mas não esqueçamos que, em 2014, Maria também ficou muito bem colocado no ranking de segundos nomes, ocupando o 2.º lugar, logo atrás de Sofia.

Eu nunca gostei particularmente do nome Maria mas a verdade é que esta ideia me começa a agradar. Em 2014, os conjuntos mais escolhidos foram Leonor, Matilde e Beatriz Maria, Laura, Constança, Carlota e Luana Maria, mas nem são estes conjuntos que me apelam mais, preferindo compostos com nomes retro ou com clássicos contemporâneos, cujo uso se acentuou entre 1990 e 2010. 

E vocês, o que acham do uso de Maria como segundo nome? 

22 comentários:

  1. Tirando Ana Maria, pra mim é totalmente KO...parece forçado e fica bem estranho, que nem a filha da Tatá Werneck (Brasil): Clara Maria...pq não Maria Clara? Não gosto de Maria como segundo nome. Ou sozinho (prefiro) ou com os clássicos...Maria Clara, Maria Luiza, Maria Fernanda...

    ResponderEliminar
  2. A minha mãe (nascida anos 40) é Ana Maria, e a minha irmã (nascida anos 70) chama-se Ofélia Maria

    ResponderEliminar
  3. sempre gostei de maria, inclusivamente, de simplesmente maria. na minha opinião, o único ponto negativo é ser o nome mais usado de sempre (e para sempre?). de resto, gosto e gosto de o ouvir ou usar como composto (principalmente, em primeiro lugar), inclusivamente com nomes masculinos (acho cada vez mais importante desconstruir a ideia do que é ou não mais masculino ou feminino). assim, os meus compostos preferidos são:

    Maria Amélia
    Maria Belém
    Maria Carmim

    Maria da Luz
    Maria do Carmo
    Maria da Graça
    Maria do Mar
    Maria das Mercês
    Maria da Paz

    Maria David
    Maria Duarte
    Maria Jasmim
    Maria Júlia
    Maria Lourenço
    Maria Luís
    Maria Luísa
    Maria Madalena
    Maria Miguel
    Maria Pureza
    Maria Salomé
    Maria Sancha
    Maria Tomásia
    Maria Tomé
    Maria Xavier

    Afonso Maria
    António Maria
    Dinis Maria
    Duarte Maria
    Henrique Maria
    João Maria (engraçado, não adoro João, mas adoro o composto)
    José Maria
    Pedro Maria
    Salvador Maria
    Sancho Maria
    Tomás Maria
    Tomé Maria

    ResponderEliminar
  4. Para composto de Maria prefiro em rapaz.. Como joão Maria, José Maria ou Manuel Maria..

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto do nome Maria, mas só Maria. Não gosto nem como segundo nome, nem como primeiro.

    ResponderEliminar
  6. Não tenho nada contra Maria como segundo nome... Depende do nome com o qual faz par.

    Por tradição familiar, prefiro (ou estou mais habituada a) ver em rapazes/homens, mas também pode ficar muito bonito como composto feminino.

    ResponderEliminar
  7. Maria como segundo nome, me soa datado e Maria como primeiro nome, me soa um eterno clássico.

    ResponderEliminar
  8. Não gosto de Maria por ser o nome mais ouvido de sempre. Mas prefiro como segundo nome do que como primeiro (a maioria das Maria Inês/Rita/Filipa/etc vão ser conhecidas pelo segundo nome anyway). A minha mãe chama-se Luísa Maria e acho bonito :)

    ResponderEliminar
  9. Eu conheço: Josiele Maria que é mãe de Ellen Maria, Conheço Vitoria Maria. Mas normalmente é Maria como primeiro nome, exemplos: Maria Francisca Neta, Maria Eduarda, Maria Alice, Maria Fernanda, Maria Gabriela, Maria Betânia, são tantas Marias rsrs.

    ResponderEliminar
  10. Na minha família ainda tenho algumas Marias. Por exemplo, a minha bisavó Maria casou com o José Maria. Tiveram três filhos: Maria Regina (avó), Maria Isabel e José Luiz. A minha avó não teve Marias (teve uma Ana Carla, Mónica Isabel(mãe), Francisco José e Tânia Filipa). No entanto, a minha tia Carla teve um José Eduardo e uma Maria Eduarda. Já a minha mãe tem muita pena de não ter um José Maria e uma Maria Miguel. Ainda ontem me disse para mudar legalmente o meu nome para Maria Miguel (risos mas adoro o nome). Eu acho-me Luísa Rafaela. Luísa porque é o nome da minha avó paterna e o meu pai insistiu no nome - o que não faz sentido porque nunca quis saber de mim, nem esteve presente na minha vida - e Rafaela porque a minha mãe diz que só se lembrava de nomes com R. E depois teve o meu irmão Mohamed - o pai é tunisino. Isto tudo para dizer que adoro Maria mas não era capaz de dar a não ser que fosse uma Maria Miguel ou Maria Lourenço. Se bem que aprecio muito os clássicos como o nome Maria Luísa. Já José Maria é um nome fantástico (João Maria também, o que me surpreende porque não gosto de João).

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  11. Na minha família há Maria como primeiro nome e Maria como segundo nome. Felizmente eu e a minha prima safámo-nos (não sei se a mais nova teve tanta sorte!). E com os homens é o António e o José.

    ResponderEliminar
  12. Na tradição familiar Maria vem como segundo nome, inclusive no masculino, e adoro. Confesso que já me aborrece das Maria qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  13. Nunca gostei de Maria, justamente por causa da popularidade. Tenho pena que o meu 1º nome seja Maria. Mas enfim :P Confesso que fico desiludida quando pergunto qual é o 2º nome e me respondem Maria; acho que há opções muito mais interessantes :)

    Mas esquecendo a popularidade, e pensando apenas na escrita do nome (sem pensar na questão de dizer o nome em voz alta), reconheço que há compostos "1º nome + Maria" que leio e acho bonitos, mais bonitos até que "Maria + 2º nome". Por exemplo, acho Amália Maria graficamente mais bonito que Maria Amália, apesar de preferir Maria Amália quando leio os compostos em voz alta. De uma forma geral, prefiro ver Maria como 2º nome, apenas se não for para dizer o nome em voz alta.

    ResponderEliminar
  14. No meu caso, Maria é tradição de família, como primeiro ou como segundo nome. Fica quase sempre bem, mas também "não aquece nem arrefece". Não acrescenta nada à maioria dos nomes.
    Há alguns compostos em que sim, completa bem os primeiros nomes:
    Ana Maria
    Rosa Maria
    João Maria
    José Maria
    De qualquer forma, acho uma tradição muito bonita e significa mais para mim partilhar o segundo nome com as mulheres da família do que partilhar os apelidos, que variam muito mais entre todas.

    ResponderEliminar
  15. A minha avó é Maria Perpétua, a minha mãe Fernanda Maria, a minha irmã Maria Clara... E por aí em diante entre família e amigos, Marias não faltam!
    É por isso que Maria para mim é um "não-nome", nulo. Parece não ter identidade... O mesmo vale para Ana!!
    O tipo de nomes que gosto são nomes mais retro ou medievais, de preferência pouco comuns e também não acho graça a compostos. O que não tem nada a ver com um nome que tenho andado a apreciar ultimamente, porque de tão simples acho-lhe piada, é doce, além do seu ar mais retro: Ana Maria. É a minha excepção à regra e o que mais destoa na minha lista!

    ResponderEliminar
  16. A minha avó é Maria Perpétua, a minha mãe Fernanda Maria, a minha irmã Maria Clara... E por aí em diante entre família e amigos, Marias não faltam!
    É por isso que Maria para mim é um "não-nome", nulo. Parece não ter identidade... O mesmo vale para Ana!!
    O tipo de nomes que gosto são nomes mais retro ou medievais, de preferência pouco comuns e também não acho graça a compostos. O que não tem nada a ver com um nome que tenho andado a apreciar ultimamente, porque de tão simples acho-lhe piada, é doce, além do seu ar mais retro: Ana Maria. É a minha excepção à regra e o que mais destoa na minha lista!

    ResponderEliminar
  17. Não gosto do nome Maria como primeiro nem como segundo nome. Nem sozinho gosto. Tantos/as Maria's a mim cansam-me!

    ResponderEliminar
  18. Ultimamente tenho notado que bastantes papás de meninos optam por colocar Maria em segundo nome. Acho que Maria é um nome que fica bem com quase todos. Tenho visto muito Tomás Maria, Francisco Maria, Vicente Maria, Duarte Maria...

    ResponderEliminar
  19. Cá em casa por tradição familiar e por devoção e consagração a Nossa Senhora, os nossos 4 filhos (rapazes e raparigas) têm todos Maria como segundo nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro!!! Nas nossas famílias também temos rssa tradição

      Eliminar
  20. eu particularmente não gosto do nome Maria mas se tivesse que escolher como primeiro e segundo nome seria 100% de hipótese de escolha como segundo nome.
    tenho 3 filhos: Miguel Ângelo 16-07-2012, Núria Isabel 04-09-2014 e Diana Vanessa 31-08-2018

    ResponderEliminar
  21. Sinceramente eu acho que tudo depende do primeiro nome haha. Por exemplo: Maria Emília é bonito, mas Emília Maria não...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)