Nomes retro masculinos para meninos portugueses

em 30/07/20


Pensando nos nomes femininos retro que temos exultado nos últimos tempos e ainda sabendo que nomes como Joaquim, Sebastião, Tomé, Jaime, Mário, Gil, Raul, Gaspar & Álvaro estão no top 100 ou perto disso, gostava que, olhando para a lista que se segue, me indicassem os vossos preferidos: 
 

  • Abel
  • Alfredo
  • Amadeu
  • Ari
  • Augusto
  • Bento
  • Caetano
  • Cristóvão
  • Delfim
  • Domingos
  • Elias
  • Estêvão
  • Fausto
  • Félix
  • Gael
  • Jonas
  • Leonel
  • Lopo
  • Martinho
  • Max
  • Nicolas
  • Nicolau
  • Noé
  • Romeu
  • Rubim
  • Salomão
  • Teodoro


Conseguem formar um grupinho de 5 nomes? 

32 comentários:

  1. Estevão, Lopo, Martinho, Nicolas, Romeu :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto de vários! Vou começar com os que gosto:

    Abel, Amadeu, Ari, Augusto, Caetano, Cristóvão, Elias, Estêvão, Félix, Max, Nicolau, Noé, Rubim, Salomão e Teodoro.

    Os meus 5 preferidos são Félix, Cristóvão, Amadeu, Rubim e Elias, mas não sei se ficam completamente bem juntos. Se tivesse de sugerir 5 nomes para irmãos, as minhas sugestões seriam:

    Amadeu, Caetano, Estêvão, Nicolau e Teodoro

    Abel, Félix, Elias, Noé e Rubim

    ResponderEliminar
  3. Os que mais gosto são Bento, Estêvão, Fausto e Romeu

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro Elias, Estêvão, Nicolau, Romeu e Teodoro! Estão todos na minha lista!

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  5. Difícil escolher só cinco mas vamos lá:
    1) Ari
    2) Félix
    3) Gael
    4) Max
    5) Noé

    ResponderEliminar
  6. Bento
    Caetano
    Estêvão
    Domingos
    Martinho

    ResponderEliminar
  7. Se dependesse só da minha opinião o meu futuro filho iria chamar-se Nicolau ou Cristóvão! E ainda tenho esperança de convencer o pai a tal.
    Da lista tambem gosto de Romeu, Estêvão, Caetano e Martinho.
    Na verdade consigo simpatizar com quase todos pois estão muito na linha do tipo de nomes que gosto.
    O meu namorado gosta muito de Ari. Mas eu so o consigo ver como segundo nome, talvez por ser tao simples e "diferente", apesar de até gostar dele.

    ResponderEliminar
  8. Consigo escolher 5 muito facilmente:
    Augusto, Cristóvão, Estêvão, Félix, Nicolau. Para além destes, também gosto de Bento e Romeu.
    Por ordem da minha preferência ficaria:
    1) Félix
    2) Estêvão
    3) Cristóvão
    4) Nicolau
    5) Augusto

    ResponderEliminar
  9. Eu juntaria a esses: Valentim, Romão, Caio, Lázaro, Zarco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei destas sugestões!
      Acrescento Lutero e Clemente.

      Eliminar
  10. Salomao é um nome fortissimo

    ResponderEliminar
  11. Augusto
    Domingos
    Fausto
    Romeu
    Salomão

    =)

    ResponderEliminar
  12. Fausto e Nicolau são os meus preferidos :) fariam um bom match com a minha Olívia!

    ResponderEliminar
  13. Max, Félix, Fausto, Nicolau e Lopo.

    ResponderEliminar
  14. Gosto de Delfim, Elias, Fausto, Max e Nicolau.

    ResponderEliminar
  15. Gosto de Delfim, Elias, Fausto, Max e Nicolau.

    ResponderEliminar
  16. Adoro-os e esta parece a nossa lista para o nosso primeiro bebé! Escolhemos Gaspar mas os grandes adversários eram Abel, Amadeo e Tobias. Outros na lista eram Ary, Noé e Viriato. O meu marido ama Ernesto mas ainda estou a aprender a gostar. :) Em suma, é mesmo o nosso estilo de nomes! Quem sabe que nome escolhemos para uma próxima vez.

    ResponderEliminar
  17. Nicolau
    Teodoro
    Fausto
    Romeu
    Noé

    Amadeu quase que entra neste top 5, mas acho Noé mais jovem e alegre.

    ResponderEliminar
  18. Dessa lista não há nenhum em particular que me conquiste, ainda assim, se tivesse que escolher os três melhores, seriam: Cristóvão, Elias, Estêvão, Jonas e Teodoro.

    ResponderEliminar
  19. Desta lista: sem dúvida Martinho, Nicolau e Teodoro. Depois talvez Caetano e Lopo.
    Mas amo Álvaro e adoro Raul, Jaime e César.


    Poderia fazer o mesmo para nomes femininos? :)

    ResponderEliminar
  20. Acrescento Adriano. É forte e pouco comum. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  21. Destaco estes 5 nomes:
    Amadeu
    Ary (com y)
    Cristóvão
    Salomão
    Querubim (não está listado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito da sonoridade e significado de Querubim! Proposta ousada, parabéns!

      Eliminar
  22. Caetano
    Estêvão
    Fausto
    Lopo
    Nicolau 💙

    ResponderEliminar
  23. - Amadeu (prefiro a grafia Amadeus, próxima das palavras compostas que deram origem ao nome)
    - Cristóvão
    - Delfim
    - Bento
    - Noé

    Destaco ainda Ary (prefiro a grafia com Y), Fausto e Jonas.
    Gostei muito da sugestão dada: Clemente.
    Um desafio deveras difícil por existirem opções tão interessantes!

    ResponderEliminar
  24. Bento, Cristóvão, Estêvão e Nicolau! Aliás, por mim o nosso próximo filho chamava-se Nicolau (ou Joaquim vá, que acho que também poderia estar nesta lista!) :)

    ResponderEliminar
  25. Sugiro que se acrescente à lista de opções de nomes retro os seguintes: Severim, Dâmaso e Eça.
    Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  26. Ari
    Jaime
    Álvaro
    Fausto
    Martinho

    Sugiro também Fernando e Joaquim (um nome super giro)

    ResponderEliminar
  27. Álvaro (amo)
    Ari
    Fausto
    Domingos
    Max

    e Teodoro

    Acrescento Aires

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)