Os nomes masculinos da década

em 27/11/19


Sem surpresas, João foi o nome mais registado ao longo da década que agora se aproxima do fim mas, a meu ver, os nomes que marcam os últimos dez anos são Rodrigo, Martim e Santiago. E para que não restem dúvidas, até ao momento, a diferença entre o número total de registos de João e de Rodrigo é de cerca de 700 registos, o que nem é assim tanto, se tivermos em conta o estatuto intocável de João. 
O auge de Rodrigo ocorreu entre 2006 e 2009, quando chegou a ser alvo de mais de 3 mil registos anuais, mas continuou a capitalizar essa popularidade no início da década, ficando quatro anos consecutivos no topo da tabela. Por essa altura, Martim ocupava a 3.ª posição do ranking e chegou mesmo ao segundo lugar em 2015, numa altura em que já podíamos perceber que as dinâmicas começavam a mudar. Em pouco tempo, Santiago começou a recolher a preferência dos pais portugueses, ficando em primeiro lugar em 2016 e 2017. Nesse período, Rodrigo e Martim começam a afastar-de do top 5, de onde saíram em 2018. 
Os números não deixam margem para dúvida e podem ser comprovados por qualquer pessoa que tenha convivido com crianças nos últimos dez anos. A presença de Rodrigo e Martim era constante e, em certa medida, tal como aconteceu com Leonor e Matilde, parecia avassaladora. Mas o que mais recordarei desta época foi a força destes nomes medievais. Sei que há quem não seja fã do conceito de Pares Perfeitos mas, para mim, é cada vez mais claro que nos vamos movendo por temáticas. Creio que não nos afastaremos desta tendência no imediato, mas reparem que, entretanto, temos concentrado as atenções em Santiago & Benedita, que apesar de não saírem dessa linha, nos mostram outra trajectória paralela. 

11 comentários:

  1. Algumas reflexões:

    O que me surpreende em Santiago é ser um nome hispânico, nunca pensei que atingisse o top 3, será que vamos ver Alonso, Enrique, Álvaro, Iago em breve no top 10? será que Martim vai subir ainda mais?

    Uma coisa que têm em comum é ser nomes medievais da nobreza hispânica, logo é provável que outros nomes medievais/antiguidade surjam como: Sancho, Lopo, Martinho, Leão, Amaro, Baltazar, Bastião, Belchior, Romão, Gaspar, Jacinto, Jerónimo, Tristão, Valério, Romão, etc.
    Destaco Sancho em particular porque é semelhante a Santiago, mais hispânico é impossível.

    O nome dos arcanjos: Gabriel, Rafael e Miguel vão entrar no top 10, são nome ligados ligados aos Bragança, religiosos e ao mesmo tempo populares/agradam a muita gente, têm tudo para dominar nos próximos anos.

    Outros nomes que podem subir de popularidade: Lucas/Luca, Mateus/Mateo, Lourenço/Lorenzo, Diogo/Diego, Eduardo, Samuel, José, Moisés, Josué, Matias, Bento, Enzo mais uma vez influência espanhola/religião.

    Também dentro dos nomes espanhóis, acredito que Xavier (um nome basco), vai crescer e muito, falta saber se outros nomes bascos vão surgir como Uchoa, Iker, Ander, Aimar...

    Para conclusão parece que estamos a passar uma fase de "espanholização" como não se via já há algum tempo, pelo menos no que diz respeito nomes, seria interessante estudar o fenómeno e perceber as razões: Saudosismo?, influência dos media, series de tv medievais, desporto etc?

    Outros nomes que também acredito que vão crescer são antigos/Clássicos e cristãos/judaicos: Joaquim, Valentim, Benjamim, Estevão, Romeu, Nicolas, Gael, Augusto, Caetano, Leonardo, Ary, Manuel, Adriano, Marcelo/Mauro/Maurício,

    Destaco ainda os nomes árabes que tenho a certeza vão começas a surgir nos registos: Aladino, Aziz, Saladino, Omar, Nadir, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a popularização de Santiago tem uma explicação um pouco menos complexa: em 2005, foi escolhido para 79 meninos. Em 2006, a SIC começou a exibir massivamente os promos da novela Vingança, cujo protagonista [desempenhado por Diogo Morgado] se chamava Santiago. Nesse mesmo ano, subiu para os 198 registos, chegando ao top 50. A novela foi exibida ao longo de 2007 e os registos dispararam: 487, top 35. Creio que foi este o ponto de viragem para Santiago!

      Eliminar
    2. Filipa, penso que a Fernanda Serrano ter tido um Santiago em 2005, também ajudou bastante!

      Eliminar
    3. Obrigada!!! É isso mesmo, o nascimento do menino em 2005 justifica ainda mais a passagem de 80 para 200... Pensava que o menino era mais novo, mas bate certinho!

      Eliminar
    4. Filipa, deixo a sugestão de abordar aqui os nomes usados nas novelas mais recentes, A Herdeira e a Prisioneira, por exemplo, tiveram escolhas interessantes, acho que seria giro. Beijinhos.

      Eliminar
    5. Como não vejo novelas não sei a que nomes se está a referir. Pode dizer alguns? Pois fiquei curiosa...

      Eliminar
    6. Na Prisioneira, a personagem principal é a Glória (20 e poucos anos). Na Herdeira, existia um núcleo cigano do qual destaco os nomes: Colette, Ivan, Safira e Luz (protagonista), havia ainda a Alexia, o Sancho, a Ariana, a Lupe, a Caetana, entre outros...

      Eliminar
  2. Eu acho que agora o boom vai ser com o nome Lourenço.
    Francisco já teve mais lá em cima e desceu mas ultimamente volto a ouvir imenso...

    ResponderEliminar
  3. Como é interessante notar a diferença onomástica entre Brasil e Portugal.
    Rodrigo aqui é um nome meio datado (anos 80), Martim é pouco comuns, talvez pq exista o sobrenome Martins.
    João é bem popular também, principalmente em compostos. João Pedro, João Paulo, João Vítor...
    Desses três gosto de João e Martim. Não consigo gostar de Rodrigo pq conheço um cara bem chato com esse nome kkk
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Tenho um Santiago (4anos) e uma Benedita (1 ano). Na altura que estávamos a escolher o nome para a nossa filha tivemos em conta o nome do irmão. Acho que em certa parte os nomes têm que ter uma certa conexão/estilo semelhante. Não acho muita piada ter um filho chamado Enzo e depois uma Maria, são nomes totalmente diferentes a nível de estilo. Mas cada um escolhe o nome que quer para os filhos e ninguém tem nada a ver com isso

    ResponderEliminar
  5. Estou muito curiosa para saber se se irá manter a tendência de nomes medievais, (que aprecio), ou se algumas pessoas irão preferir nomes mais simples (que me cativam ainda mais). Penso que há uma franja da minha faixa etária que revela ultimamente uma maior preferência pela simplicidade e, apesar de ainda não termos filhos, pode ser que no futuro se comece a sentir essa viragem...são nomes mais despojados e não identificativos de classes sociais ou que tentem ser sectoriais. Já em relação às meninas parece-me que esta viragem poderá ser mais demorada!
    Muitos parabéns pelo blog Filipa! Adoro!
    Será que no futuro poderia fazer um post acerca dos nomes simples?

    Bárbara

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)