Pedidos & Sugestões 2020 - parte II

em 03/01/20



Tem alguma dúvida que gostaria de ver esclarecida? Gostaria de ler sobre um nome que ainda não foi abordado? Precisa de sugestões para nomes compostos ou pares perfeitos? Então este é o local certo para expor a sua questão! E claro, se preferir uma conversa mais privada, pode sempre contactar-me através do email nomesportugueses@gmail.com - e por essa via, a resposta é garantida!

Outros Pedidos & Sugestões  2020 I2019 II | 2019 I |2018 II | 2018 I  | 2017 2016 II | 2016 I 2015 | 2014 | 2013

115 comentários:

  1. O quê que vocês acham do nome Serena?
    Para mim, ainda é meio estranho mas eu acho tão lindo, e também estou a imaginar como é que as pessoas iriam pronunciar o nome Serena em diversos cenários. Eu gosto de nomes diferentes como Chloe e Serena, se tiverem alguma sugestão de nome, podem dizer.
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já escrevi aqui várias vezes sobre Serena, é um nome que me agrada muito! Espreite estes links:
      Serena
      Serena vs Aurora
      Serena - nomes especiais

      Eliminar
    2. Serena é o nome da minha prima, nascida em 2005. Na altura foi um nome que me surpreendeu por ser diferente. Hoje em dia acho-o encantador e apesar de ela não ser tão Serena assim (😂), acenta-lhe muito bem!

      Eliminar
  2. Eu descobri o nome Layla há pouco tempo e estou fascinada pelo o nome. Queria saber as vossas sugestões para irmã ou irmão para Layla e também quero saber o quê que acham de Layla. Muito obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Layla é um nome de origem árabe e significa "noite"- Tem uma sonoridade muito bonita! Já aqui o sugeri como par para Lara, Noa & Luna, Leo e Ismael!

      Eliminar
  3. Bom dia
    Tem alguma lista dos nomes menos registados em 2019 e na década?
    Obrigada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, para além do top 50, não possuo dados relativos a 2019! :( De qualquer forma, deixo-lhe este link para explorar, certamente ficará a perceber quais são os nomes menos registados ao longo da década! Estatísticas dos nomes portugueses

      Eliminar
  4. No outro dia conheci duas gémeas de 4 anos chamadas: Jacinta e Caetana, filhas de uma antiga amiga minha... Nunca pensei muito no nome Jacinta e também não sei muito acerca deste...

    ResponderEliminar
  5. Na turma da minha filha há um Baltazar, gostaria de saber mais sobre o nome se possível! Muito obrigada

    ResponderEliminar
  6. Gostaria de saber mais do no do presidente atual do Brasil, Jair

    ResponderEliminar
  7. Qual sua preferência para meninos? Nomes simples ou compostos? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal, podemos registar dois nomes próprios e acho que devemos aproveitar a oportunidade :)

      Eliminar
  8. Sugestões de pares prefeitos para (é outra menina) : Julieta, Frederica &...

    Nomes excluídos (Francisca, Maria, Caetana e Catarina)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julieta & Frederica & Constança
      Julieta & Frederica & Jasmim
      Julieta & Frederica & Mafalda
      Julieta & Frederica & Margarida
      Julieta & Frederica & Mercês ou Mercedes

      Eliminar
    2. Sugiro Amália, Benedita, Eduarda, Emília, Gabriela, Heloísa, Isabela, Rosarinho e Teresa!

      Eliminar
    3. Benedita; Helena; Ester; Amélia; Carlota; Bárbara; Pilar

      Eliminar
    4. Ficou Julieta & Frederica & Gabriela
      Obrigada por todas as sugestões

      Eliminar
  9. Obrigada pela resposta. Nesse caso, qual nome iria bem com Artur/Arthur?

    ResponderEliminar
  10. Olá a todos!
    Estou a adorar o nome Blair. O quê que acham do nome Blair? Acham estranho? Digam-me a vossa opinião.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    O quê que acham do nome Liana?
    Estou a amar esse nome, gosto de nomes diferentes e únicos e estou a procura de nomes que combinem com Layla.
    Acho que combina muito com Layla!

    ResponderEliminar
  12. Olá! Tenho alguns nomes queridos para menina (principalmente Marina, mas também gosto de Rosa), porém não consigo achar um para menino. Prefiro nomes curtos, vintage, que não tenham acentos e que não estejam no top 20.
    Filipa, me ajuda? 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não sou a Filipa, mas dentro de nomes masculinos retro-vintage, sem acentuação e relativamente curtos, sugiro:

      Abel. Amaro. Artur. Cosme. Delfim. Dinis. Edgar. Egas. Fausto. Gaspar. Heitor. Isaac. Ismael. Lopo. Manel. Matias. Nicolas. Nicolau. Pompeu. Roberto. Romano. Romeu. Samuel. Tadeu. Tobias. Xavier.

      Eliminar
    2. Olá Isabela! Procura nomes fora do top 20 no Brasil? No topo das minhas sugestões estariam Luís, Tomás e José, mas têm os três acento :(
      Jorge, Rui, Jaime, Elias, Marco, Joel, Roger... Gosta de algum?

      Eliminar
    3. Obrigada pelas respostas, Filipa e Anónimo.
      O pai é italiano, gosto de Romeu, mas não sei se Romeo tornaria a grafia estrangeira demais.

      Eliminar
  13. Encontrei este blog à procura de um nome para a minha segunda filha e estou a adorar. Sou portuguesa mas vivo nos Estados Unidos e quando tive a minha primeira filha queria um nome composto mais internacional. Acabou por ficar Francisca Esmae Rain (adoro o nome!!) Se alguém tiver sugestões de nomes para a bebé ficaria agradecida... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Adoro o nome! Tenho muita inveja por poder dar três nomes próprios! Para pares perfeitos para Francisca tem este post com ótimas opções que funcionariam muitos bem nos Estados Unidos http://nomesportugueses.blogspot.com/2019/07/pares-perfeitos-para-francisca.html ! Para os segundos nomes, aconselho-a a ver os vídeos da youtuber SJ Strum porque ela tem vídeos maravilhosos a falar de vários nomes que funcionariam muito bem como segundos nomes! Espero ter ajudado!

      Luísa R. Valério

      Eliminar
    2. Olá Catarina, obrigada pelas palavras tão simpáticas! :) Não vou arriscar um composto, mas deixo algumas sugestões...

      Philippa, claro :)
      Amália
      Beatrice
      Cecilia
      Matilda
      Neve
      Nina
      Olive
      Violet

      Um beijinho!

      Eliminar
    3. Obrigada pelas sugestões, acabamos por escolher o composto
      Camila Heather Diane

      Eliminar
  14. Filipa e demais, como lhe parecem o nome Linus?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende um pouco de como for pronunciado... À portuguesa, parece-me interessante!

      Eliminar
  15. O quê que acham dos nomes Chloe e Layla? Acham que combina para um par de irmãs?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não encaixam na minha ideia de pares perfeitos, mas se pensarmos neles como "modernos", acabam por funcionar bem juntos!

      Eliminar
  16. Olá, Filipa!
    Gostava muito de saber a sua opinião sobre o nome Domingos. É o nome do meu querido avô, por quem tenho a maior das ternuras.
    Ainda não sou mãe, mas pretendo sê-lo em breve. Para menino sempre gostei muito do nome Dinis, mas parece estar-me demasiado “batido”. Domingos acho encantador porque para além de ter um grande valor sentimental não é muito usual. Só tenho receio que depois seja encarado como um bebé com nome de pessoa mais velha.
    O que acha?

    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Escrevi aqui há pouco tempo sobre Domingos, deixo-lhe o link: João Domingos - OK ou KO?
      Domingos parece-me adequado junto de outros nomes que se começam a ouvir novamente, como Joaquim, Matias, Jaime ou Artur. Não será visto como um nome jovial, certamente, mas a fase infantil não é assim tão longa, não é verdade? Se gosta, acho que é uma boa opção! :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela ajuda!
      Dos que referiu também gosto de Matias e Artur. O único travão de Matias é o facto de ter casais amigos com esse nome enquanto apelido. Mas há imensos casos assim, se pensar bem.
      Quanto a João Domingos, penso que se colocasse seria mesmo só Domingos.
      Beijinho! :)

      Eliminar
  17. O que acham do nome Guadalupe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito, muito de Guadalupe, com uma terminação única e uma sonoridade diferente. Apesar das influências américo-latinas, acho-o perfeitamente usável em Portugal, na Europa, e cá em casa, estamos a considera-lo para a primeira filha. Filipa, poderia divulgar pares perfeitos para Guadalupe?

      Eliminar
  18. Olá Filipa! Pode fazer pares perfeitos para Olímpia? Nomes únicos e especiais de preferência!

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  19. O quê que acham dos nomes Silas e Selena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito de ambos, especialmente Selena (que remete para Lua).
      Em relação a este último, encontrei há tempos uma variação francesa, com grafia "Célène", que captou a minha atenção. Conheço ainda uma outra variação desse mesmo nome que aprecio muito: Selénia.

      Eliminar
  20. Oi Filipa, tudo bem? Parabéns pelo blog, é muito bom, e você uma querida! Gostaria muito de um post mais completo a respeito do nome Olga. Desde já, muito obrigada!��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina! Obrigada pelas palavras tão simpáticas! <3 Aqui fica o post que escrevi hoje Nome do dia - Olga
      Um beijinho!

      Eliminar
  21. Filipa o que acha do nome Petra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito de Petra, já escrevi sobre ele aqui: Nome do dia - Petra
      Tenho pena que os portugueses, tão apaixonados por Pedro, não se sintam tão inclinados para usar Petra!

      Eliminar
  22. Respostas
    1. Gosto enquanto diminutivo, como nome próprio não me parece dos mais interessantes!

      Eliminar
  23. Boa noite
    Descubri esta semana que estava grávida pela terceira vez. Gostava de receber sugestões para um irmão/irmã de uma Maia e uma Melina
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns! Gosto muito de Maia, assim como Gaia. Melina é igualmente doce e delicado.

      Maia, Melina, Camila
      Maia, Melina, Celina
      Maia, Melina, Margarida
      Maia, Melina, Martina
      Maia, Melina, Olivia
      Maia, Melina, Violeta

      Maia, Melina, Davi
      Maia, Melina, Lopo
      Maia, Melina, Luca
      Maia, Melina, Manel
      Maia, Melina, Matias
      Maia, Melina, Xavier

      Eliminar
    2. Sendo que já tem duas meninas com nomes começados por M e apenas supondo que irá continuar a tradição, aqui estão algumas ideias:
      Menina: Miriam, Matilda, Mercês, Mabel,...
      Menino: Matias, Magno, Mateus, Milo,...

      Eliminar
    3. Muitos parabéns! Se for para manter a letra inicial, pensaria em Mel, Mila ou Miriam, para menina, Max e Mateus para menino!

      Eliminar
    4. Obrigada pelas vossas sugestões :)
      Miriam está fora do baralho porque esse é o meu nome... E se ainda penso na hipótese de colocar Mia (diminutivo como sou tratada) por também ser uma parte do nome da minha sogra (Noémia), Miriam (embora ame de coração o meu nome) não acredito que vá acontecer.
      Mila não me é indiferente, mas ultimamente Mira têm conquistado mais pontos, pois sempre houve em mim uma grande vontade de homenagear a minha avó Palmira.

      Eliminar
    5. Para os rapazes confesso que gostei muito das vossas sugestões todas ;)
      A Maia que é a mais velha e têm 4 aninhos, por estes dias também arranjou um "bebê" que chama de Mateus... Achei engraçado ser um nome referenciado duas vezes.
      Em questão de rapazes tenho me inclinado para Theo, o que acham?

      Eliminar
    6. Achei Mira muito curioso e bastante harmonioso, com Maia e Melina. Até porque Mira possui quatro letras, e é um topónimo, tal como Maia :)

      Eliminar
  24. Gostava de receber sugestões de pares perfeitos de Salomé:)
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para menina:
      Salomé & Belém
      Salomé & Brígida
      Salomé & Carmo
      Salomé & Celeste
      Salomé & Celina
      Salomé & Dália
      Salomé & Dulce
      Salomé & Ester
      Salomé & Guiomar
      Salomé & Irene
      Salomé & Jacinta
      Salomé & Lídia
      Salomé & Luzia
      Salomé & Mercês
      Salomé & Palmira
      Salomé & Nazaré
      Para menino:
      Salomé & Abel
      Salomé & Benjamim
      Salomé & Caetano
      Salomé & Domingos
      Salomé & Edgar
      Salomé & Fausto
      Salomé & Fernão
      Salomé & Gonzaga
      Salomé & Heitor
      Salomé & Joaquim
      Salomé & Lázaro
      Salomé & Noé
      Salomé & Samuel
      Salomé & Tiago
      Salomé & Tobias
      Salomé & Tomé
      Salomé & Vasco
      Salomé & Viriato
      Espero ter ajudado!

      Eliminar
    2. Olá, deixo as minhas sugestões:

      Salomé & Emília
      Salomé & Núria
      Salomé & Flora
      Salomé & Estela
      Salomé & Guiomar
      Salomé & Áurea
      Salomé & Dália
      Salomé & Dalila
      Salomé & Elisa

      Salomé & Artur
      Salomé & Gaspar
      Salomé & Joaquim
      Salomé & Félix
      Salomé & Romão
      Salomé & Raúl
      Salomé & César
      Salomé & Rafael

      Um beijinho,
      Sofia.

      Eliminar
    3. Salomé & Amélia
      Salomé & Carmo
      Salomé & Ester
      Salomé & Eva
      Salomé & Guadalupe
      Salomé & Guiomar
      Salomé & Irene
      Salomé & Madalena
      Salomé & Mercês
      Salomé & Pureza
      Salomé & Rosário
      Salomé & Sofia
      Salomé & Teresa

      Salomé & Davide
      Salomé & Duarte
      Salomé & Eduardo
      Salomé & Henrique
      Salomé & Lopo
      Salomé & Salvador
      Salomé & Sancho
      Salomé & Tomé

      Eliminar
  25. Salomé & Abigail
    Salomé & Tamara

    Salomé & Tomé
    Salomé & Elias

    ResponderEliminar
  26. Boa Tarde,
    Adoro este Blog,

    Venho colocar uma questão em que certamente me consegue ajudar,

    Tenho um Francisco com 5 anos e está quase a chegar mais um menino, e não estamos a conseguir encontrar um nome que digamos 'É isso'. No caso do Francisco, foi desde logo, sempre gostamos do nome, ou era Francisco ou Francisca.

    Agora está a ser difícil encontrar um nome igualmente bonito, elegante, carismático, longo suficiente, e intemporal para combinar com o irmão.

    As opções até agora são :

    Francisco e Benjamim (ninguém gosta quando ouve e agora o pai está a ficar com dúvidas)

    Francisco e Frederico (adoro, mas não sei se serão muito parecidos)

    Francisco e Martim (todos gostam, mas já existem tantos)

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro Benjamim da sua lista.

      Sugestões além das suas: Augusto, Benício, Danilo, Eduardo, Leonardo, Fernando, Humberto e Ricardo.

      Eliminar
    2. Das hipóteses que deu, aquela que mais me chama à atenção é a primeira, Francisco e Benjamim.
      Francisco e Frederico acho realmente muito parecido. E não sou fã de Martim.
      O importante é serem vocês a gostar, e deixar de lado a opinião dos outros. Haverá sempre opiniões mistas independentemente do nome que escolham.

      Deixo também algumas sugestões que possam ser do vosso agrado:
      Gonçalo;
      Manuel;
      António;
      Bernardo;
      Duarte;
      Gustavo;
      Henrique

      Eliminar
    3. Olá, desde já parabéns e votos de felicidades.

      Da sua lista o par de que mais gosto é Francisco & Martim, Francisco & Frederico realmente soam-me demasiado parecidos.

      Deixo ainda mais algumas sugestões:

      André
      Vasco
      Lourenço
      Rodrigo
      Vicente
      Dinis
      Sebastião
      Gonçalo
      António
      Matias
      Guilherme
      Gabriel
      Afonso

      Eliminar
    4. Olá! Muitos parabéns! :) Em teoria, colocaria Francisco & Frederico como Pares Perfeitos, mas atendendo à quantidade de vezes que a minha Frederica é chamado de Francisca, acho que há muita probabilidade de o pequeno Frederico ser chamado constantemente pelo nome do irmão, o que, na minha opinião, piora a já aborrecida troca de nomes... Já deixaram sugestões fantásticas, eu subscrevo sobretudo Manuel, Matias & Henrique! Um beijinho!

      Eliminar
  27. O que acham do nome Lua Morena e Christopher Bernardo?
    É bem diferente e eu gosto,eu só gosto de nome composto, Analua,e Maria Lua é muito modinha,eu quero um nome que seja mais único!

    ResponderEliminar
  28. Vi agora no insta e achei que tinha que partilhar: duas irmãs pequnas, uma Guadalupe e outra Pilar.

    ResponderEliminar
  29. Queria fazer uma sugestão de nomes pares perfeitos: com o nome Martim e o nome Manuela.
    muito obrigada

    ResponderEliminar
  30. Não sei se costuma acompanhar o programa "5 para a meia noite" mas a Beatriz Gosta está grávida e possui uma rubrica semanal, no programa. O último episódio foi, precisamente, sobre a escolha de nome: https://youtu.be/s8DD0FyYUls
    Depois de enumerar diversos nomes, com mais ou menos pontos a favor, terminou com a lista: Eduarda, Gabriela, Luísa ou Luiza, Maria Luísa, Regina. E ainda revelou que pela vontade do pai da bebé, seria Berenice. Palpites?

    ResponderEliminar
  31. O quê que acham do nome Celeste?
    De nomes para irmãs, estou a amar Celeste & Serena juntos ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celeste é extremamente doce e delicado e Serena, igualmente. Acho-os semelhantes e no mesmo registo, incluo nomes como Aurora, Céu, Clara, Graça, Paz, Pureza.

      Eliminar
  32. Que nomes dariam aos manos da Caetana, da Guadalupe e da Pilar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pilar, Caetana, Guadalupe & Gaspar
      Pilar, Caetana, Guadalupe & Gustavo
      Pilar, Caetana, Guadalupe & Pedro
      Pilar, Caetana, Guadalupe & Salvador
      Pilar, Caetana, Guadalupe & Sebastião
      Pilar, Caetana, Guadalupe & Vicente

      Pilar, Caetana, Guadalupe & Antónia
      Pilar, Caetana, Guadalupe & Carlota
      Pilar, Caetana, Guadalupe & Constança
      Pilar, Caetana, Guadalupe & Esperança
      Pilar, Caetana, Guadalupe & Ester
      Pilar, Caetana, Guadalupe & Mercês

      Eliminar
  33. Que nomes masculinos acham que combina com Serena e Celeste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pensando, principalmente, em Celeste, sugiro Artur, Carmim, Dinis, Duarte, José, Lopo, Vasco, Vicente

      Eliminar
  34. Pares perfeitos para Luz... Por favor!! Já estou de 8 meses e a gaiata ainda n tem nome🤔😜

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luz & Amélia
      Luz & Aurora
      Luz & Clara
      Luz & Luisa
      Luz & Margarida
      Luz & Paz
      Luz & Pureza

      Eliminar
    2. Planeio em ter uma Luz no meu futuro e se tivesse duas meninas seriam a Luz e a Alma! Para mim fazem o par mais que perfeito! De qualquer forma, adoraria saber o nome que escolheu! Felicidades!!

      Eliminar
    3. Muitos parabéns! :) Acrescento Aura, Áurea, Carmo, Celeste, Estrela, Eva, Flor, Flora & Graça [os meus preferidos], Maria do Mar, Mercês, Pilar e Rosa.

      Eliminar
  35. Preferem Maria Vera ou Vera Maria?

    ResponderEliminar
  36. Nasci e cresci nos EUA, mas sou descendente de portugueses, o meu marido tem origens gregas e por isso chamámos Olympia à nossa filha mais velha. Estamos agora à espera de outra menina e queríamos um nome de origem grega, de preferência ligado à mitologia.
    Pensámos em Pandora que não se ouve muito por aqui, o que me agrada (não queremos nada no top 1000). Acham que faz um bom par com Pandora? Que outros nomes se lembram?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Athena, Íris, Cybele, Nemesis, Artemis, Rhea

      Eliminar
    2. Acho que Cybele ou Artemisa ligaria bem com Olympia

      Eliminar
  37. Qual a vossa opinião do nome César?

    ResponderEliminar
  38. Olá Filipa,
    Tem alguma lista dos nomes menos registados de 2019 e de 2020? Obrigada

    ResponderEliminar
  39. Sugestões para irmão/irmã do Dinis, Luísa e Teresa?

    Beijinhos, boas entradas.

    ResponderEliminar
  40. Teresa, Luisa, Dinis & Alice
    Teresa, Luisa, Dinis & Camila
    Teresa, Luisa, Dinis & Carmo
    Teresa, Luisa, Dinis & Ester
    Teresa, Luisa, Dinis & Irene
    Teresa, Luisa, Dinis & Isabel
    Teresa, Luisa, Dinis & Leonor
    Teresa, Luisa, Dinis & Madalena
    Teresa, Luisa, Dinis & Maria
    Teresa, Luisa, Dinis & Sancha
    Teresa, Luisa, Dinis & Sofia

    Teresa, Luisa, Dinis & António
    Teresa, Luisa, Dinis & Artur
    Teresa, Luisa, Dinis & Duarte
    Teresa, Luisa, Dinis & Francisco
    Teresa, Luisa, Dinis & Lopo
    Teresa, Luisa, Dinis & Lourenço
    Teresa, Luisa, Dinis & Tomás
    Teresa, Luisa, Dinis & Vasco
    Teresa, Luisa, Dinis & Vicente

    Boas entradas!

    ResponderEliminar
  41. Olá!
    Eu gosto de Celeste e Violeta para irmãs. Queria encontrar um nome masculino que combine com Celeste e Violeta.

    ResponderEliminar