A pedido da Mariana, hoje debruço-me sobre Petra, um nome que me agrada bastante mas que, durante muito tempo, passou despercebido à grande maioria dos portugueses. Não é, claro, um ilustre desconhecido, mas antes um nome pouco cativante. A minha leitura aproxima-se mais da da Mariana, que o descreve como sofisticado e exótico, mas reconheço que não é a opinião mais generalizada, sobretudo depois de ter ficado associado ao conhecido reality show da TVI, o mesmo que o mediatizou a ponto de entrar no top 100, em 2010, passando de 35 para 52 registos num ano! Acontece que esses programas têm vasta audiência mas pouquíssimo prestígio e há nomes que perdem, por aproximação. Felizmente, porém, daqui a uns anos ninguém se lembra disso e Petra poderá brilhar um pouquinho mais!
O nome Petra está intrinsecamente ligado a Pedro e por terem a mesma origem, partilham também o significado, que varia entre "pedra" e "rochedo". Tal como a Mariana também frisou, Petra é ainda o nome de um território jordão, Património da Humanindade definido pela Unesco.
Apesar da sua origem latina, é um nome que se encontra com maior facilidade na Europa Central e é o nome de uma das mais recentes campeãs do torneio de Wimbledon, Petra Kvitova.
Regressando ao seu uso em Portugal, Petra tem-se mantido em redor da centésima posição do ranking, sem ultrapassar a fasquia dos cinquenta registos anuais. Em 2015, ficou na 92.ª posição, sendo alvo de 45 registos.
Não consigo gostar :(
ResponderEliminarTambém não gosto. Sem ofensa. Também me dizem constantemente que não gostam do meu nome. Os gostos são muito diferentes.
ResponderEliminarGosto do nome! Também o considero exótico e por ser pouco ouvido ainda é mais especial.
ResponderEliminarNão gosto nada desse nome.
ResponderEliminarhttp://ocantinhodacate.blogspot.pt
Eu gosto, lembra-me petala. E acho muito clichê a associar os nomes a mediatismos, sou imune a essas ideias. Beijinhos
ResponderEliminarMuito obrigada, Filipa! =D Fiquei encantada por ver que atendeu ao meu pedido... Obrigada, e boa sorte nesta recta final da gravidez!
ResponderEliminarPetra está definitivamente na minha lista de favoritos, ainda que uma criança possa não gostar de o ter no meio de tantos nomes com "consoantes líquidas", tais como Leonor, Madalena, Matilde ou Carolina... Por outro lado, quem de nós não desejou ter um nome diferente quando era criança? Ao fim de algum tempo, Petra ficará grata pela sofisticação e distinção do seu nome próprio.
Apesar do meu amor por nomes compostos, creio que Petra é um daqueles que ficam melhor sozinhos. Quanto aos pares... terá de ser algo igualmente invulgar, ainda que não necessariamente nomes estrangeiros aceites em Portugal. Para uma irmã de Petra sou parcial a Ester, visto que ambos os nomes estão muito associados ao Médio Oriente - o primeiro por uma questão histórica e arqueológica, o segundo por uma questão bíblica e cultural (babilónica, persa e judaica).
Para um irmão acho mais complicado encontrar pares na lista, ainda que, para mim, Isaac soe bem - para além de manter o "tema" Mediterrânico. Alguém tem sugestões para irmãozinhos e irmãzinhas de Petra? =)
Cumprimentos
Que tal Lorenzo para um irmãozinho de Petra.
EliminarAcho um nome TOP!
ResponderEliminarForte e carismático! Não é um daqueles nomes cheios de mel e enjoadinhos. Até porque o significado é praticamente literal!
É mesmo bom.
Eu gosto.
ResponderEliminarE conheço uma de 7 anos, maravilhosa, uma das melhores amigas da minha filha. A miúda adora o nome, e é forte, original e divertida, acho que lhe assenta mesmo bem!
Mariana C., veja se gosta de algum destes pares :)
ResponderEliminarPetra & Alana
Petra & Alba
Petra & Alma
Petra & Ária
Petra & Aura
Petra & Belém
Petra & Chantal
Petra & Cíntia
Petra & Cloe/Cloé
Petra & Concha
Petra & Cora
Petra & Dalila
Petra & Diana
Petra & Dione
Petra & Dulce
Petra & Eloá
Petra & Eurica
Petra & Felícia
Petra & Fiona
Petra & Guiomar
Petra & Ingrid
Petra & Irene
Petra & Lavínia
Petra & Liana
Petra & Lira
Petra & Lorena
Petra & Luna
Petra & Luzia
Petra & Magna
Petra & Maia
Petra & Manon
Petra & Mara
Petra & Maude
Petra & Máxima
Petra & Miriam
Petra & Mirto
Petra & Muriel
Petra & Nair
Petra & Noemi
Petra & Oceana
Petra & Olímpia
Petra & Oriana
Petra & Orquídea
Petra & Pilar
Petra & Quar
Petra & Reina
Petra & Ribca/Rivca
Petra & Romana
Petra & Rosa
Petra & Rute
Petra & Safira
Petra & Salomé
Petra & Siena
Petra & Tamar
Petra & Tiana
Petra & Zara
Petra & Abel
Petra & Aires
Petra & Álvaro
Petra & Amadeu
Petra & Amaro
Petra & Apolo
Petra & Aquiles
Petra & Aramis
Petra & Ariel
Petra & Caleb
Petra & Celso
Petra & César
Petra & Cícero
Petra & Conrado
Petra & Daniel
Petra & David
Petra & Dinis
Petra & Elias
Petra & Eneias
Petra & Enzo
Petra & Eric/Erik
Petra & Félix
Petra & Franco
Petra & Gabriel
Petra & Gaspar
Petra & Gustavo
Petra & Heitor
Petra & Hermes
Petra & Inácio
Petra & Isaac
Petra & Jacó
Petra & Jacinto
Petra & Jonas
Petra & Jordão
Petra & Josué
Petra & Kevin
Petra & Lázaro
Petra & Leandro
Petra & Levi
Petra & Lopo
Petra & Luca
Petra & Lucas
Petra & Magno
Petra & Marco
Petra & Mendo
Petra & Moisés
Petra & Nero
Petra & Nicolau
Petra & Noah
Petra & Octávio/Otávio
Petra & Oliver
Petra & Óscar
Petra & Romão
Petra & Romeu
Petra & Salomão
Petra & Samuel
Petra & Sancho
Petra & Simão
Petra & Tadeu
Petra & Tiago
Petra & Tobias
Petra & Tomás
Petra & Tristão
Petra & Ulisses
Petra & Xavier
Petra & Dante
ResponderEliminarPetra & Noé
Também sou das que não gosta!
ResponderEliminarEu gosto, associo Petra a nomes como Bárbara, Caetana, Mercedes, nomes fortes, marcantes e elegantes.
ResponderEliminarA minha filha mais velha chama-se Bárbara e a mana que vem a caminho vai-se chamar Petra. Tanto eu como o meu marido escolhemos o nome por o acharmos curto, forte, sonante mas a mana mais velha não ficou logo convencida, mas agora já diz a toda a gente como a mana se vai chamar ��
EliminarTambém associo o nome Petra às qualidades que descreveu - curto, marcante e também elegante.
EliminarParabéns pela escolha e felicidades!
Muito obrigada pelas sugestões, Maria Pilar =) Confesso que os meus pares favoritos continuam a ser Ester e Isaac. Para mim, pessoalmente, na escolha de pares para Petra ficam bem os pouco compridos e com consoantes fortes - tal como a própria.
ResponderEliminarHá um que me agrada muito individualmente mas não como irmã de Petra: Ingrid. Ingrid é um nome escandinavo, que me faz pensar em Vikings, neve e nos "fjords" da Noruega. Petra faz-me pensar na Jordânia, no deserto e em ruínas antigas...
Normalmente, não consigo dissociar os nomes das suas origens geográficas =P É um problema que eu tenho XD
Cumprimentos =)
Também tenho isso em conta! Mas decidi sugerir na mesma porque nem todos têm as mesmas "pancas" que eu :P
ResponderEliminarPetra & Ester fica um par bonito, como nunca pensei muito em Petra nunca me ocorreu este par :) Petra & Isaac também é giro!
Deixe lá, Maria Pilar - entre as pancas que existem por aí, não é das piores XD
ResponderEliminarClaro que, se um dia chegar a minha vez de dar um nome a uma criança, pode ser que tenha de ter em conta a opinião outra pessoa... Vai ser, no mínimo, interessante =P
Acho um nome horrível,pior só mesmo Morgana.
ResponderEliminarLista de nomes permitindos link para baixar em PDF:
ResponderEliminarhttp://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/vocabulos-admitidos-e/downloadFile/file/NomesAdmit.pdf?nocache=1214922851.67
Não gosto de Petra. É um nome que se encontra com alguma facilidade na Ilha da Madeira, sobretudo no Funchal, e através do qual se consegue perceber facilmente a condição económica da família. É, sem dúvida, um nome que se associa automaticamente a filhinhas de pais ricos!
ResponderEliminarNunca conheci nenhuma Petra nascida numa família humilde, ou que não fosse betinha.
Boa noite, Siena =)
ResponderEliminarQue saudades do Funchal! A minha primeira "grande" viagem foi à Madeira (com direito a um dia em Porto Santo). Ainda andava no infantário, mas guardo memórias preciosas dessas férias... Por alguma razão, lembro-me vivamente do mercado do peixe XD
Não sabia que o nome Petra é comum na Madeira - ainda que seja, como a Siena diz, em certos círculos. Talvez ainda lhe falte alguma flexibilidade, mas pode ser essa a característica que atrai muita gente: a "exclusividade" de um nome. Por alguma razão muitas de nós fazem figas para que os seus favoritos não subam no "ranking"... XD Enfim, pode ser que esse desejo de dar à criança um nome pouco popular faça com que venham a nascer Petras em famílias com menos poder económico.
Mariana C. ainda bem que guarda boas memórias da Ilha da Madeira. Nunca é tarde para voltar à ilha e matar saudades, afinal de contas a Madeira é um cantinho do nosso Portugal que tem tanta beleza por descobrir.
ResponderEliminarQuanto ao nome Petra, devo dizer que tem perdido popularidade ao longo dos anos, sendo que as últimas que conheci estão actualmente na casa do 20 anos. Agora as novas gerações de filhas de pais ricos seguem as tendências das Franciscas, Carlotas, Catarinas, Carolinas e Marias, se bem que são nomes que se começam a ouvir em crianças de outras condições sociais, ao contrário do nome Petra.
Oh Siena Teles, não me tente... Até tenho quem me dê um sofá para dormir na Madeira - estou a ficar sem desculpas! XD
ResponderEliminarTem razão, os outros nomes que mencionou já estão mais "democratizados"... Petra ouve-se pouco. A única solução parece ser usá-lo ainda mais! =P Acredite, nos próximos dez anos os pais vão fartar-se de Leonor, Matilde, Margarida e companhia limitada, e vão procurar inspiração noutras paragens. É nessa altura que vamos assistir a uma crescente popularidade em Antónia, Caetana e, quem sabe, Petra - ou Ester, que também me agrada bastante. Torço para que sim! =)
Entretanto, continuo solitariamente com a minha campanha pelo nome Hermione... =P Vai fazer falta à nossa geração!
E eu tenho uma cadela chamada petra. Mas qd tiver uma filha poderá ser petra também. A serio. Filha e cadela com o mesmo nome
ResponderEliminarConsidero Petra um nome bonito mas demasiado exótico para meu próprio uso (num dos meus filhos).
ResponderEliminarAssocio a coisas muito positivas. Faz-me lembrar Petra na Jordânia e uma campeã nacional de natação Petra Chaves, hoje mais conhecida por ser irmã da atriz Diana Chaves.
Beijinhos,
Paula
Vida de Mulher aos 40
Acho Petra um nome incomum, mas muito atrativo. Claro que se um dia tiver uma filha não teria coragem de coloca-la, mais e um belo nome com sonoridade e significado. Um outro que me agrada aos ouvidos e Pérsia, não sei se ai em Portugal ele seria permitido.
ResponderEliminarTenho uma filha Petra nascida em 2016. Tenho ouvido de tudo,ou se odeia ou se adora, mas a sensação que tenho é que primeiro estranha-se... e depois entranha-se! Eu pessoalmente não podia estar mais satisfeita. É um nome que me transmite força, graça, originalidade... não sou rica, nem pobre, não foi por aí que escolhi. O motivo principal foi pelo facto de Petra ser o feminino de Pedro, o nome do papá! O pai sempre desejou uma menina, pois então, não bastava eu adorar o nome como para nós fez todo o sentido!
ResponderEliminarSou professora de uma menina encantadora chamada Petra. Ainda é novinha, mas já tem a sua pinta e o nome dela salienta isso ainda mais. ☺
ResponderEliminarOLÁ!! TENHO DUAS FILHAS PETRA IRINA 11/07/2008 & JESSICA MARGARIDA 24/02/2013
ResponderEliminarTenho uma Petra Aurora .... e a minha pedra que brilha como sol. Adoro o nome , e os dois são muitos populares também na Roménia e Moldávia.
ResponderEliminarNo ano passado tive uma linda menina de seu nome Petra Margarida. A família achou horrível e disse que lhe ía chamar Margarida. A Petra tem quase um ano e todos lhe chamam Petra. Espero que seja forte como o seu nome 🥰
ResponderEliminarTenho 2 grandes amigas chamadas Petra, na casa dos 20 anos. Ambas têm uma personalidade marcante e chamam a atenção em qualquer lado, sem fazerem sequer esforço para tal. Nasceram com carisma! Somos da ilha da Madeira e é um nome que faz parte da nossa sociedade e ninguém acha estranho. Pelo que sei, é um nome considerado meio «betinho» - pelo menos na minha maravilhosa pérola do Atlântico! :) Conheço mais 3 mulheres, na casa dos 40 anos, com o mesmo nome.
ResponderEliminarAmei o nome e já anotei :)
ResponderEliminarAcho forte, diferente e elegante.
Tb concordo com as qualidades que descreve para o nome. Acho uma óptima alternativa a Pilar.
Eliminar