Duelo de nomes - Graça vs Paz

em 11/10/19


Ontem falava-vos da possibilidade de um nome surgir do nada e catapultar-se de imediato para o top 100, já que os nomes presentes no fundo dessa lista têm números de registos relativamente baixos. E foi isso que aconteceu com Carminho que, em 2009, tinha sido escolhido para duas meninas e em 2012 já estava na 77.ª posição. A popularidade de Carminho acabou por também se estender um pouco a Carmo e, apesar de não ter dados que o confirmem, creio que também terá estimulado o uso de Maria do Carmo. 
Comecei o texto com Carmo, porque este nome me remete imediatamente para Graça e já abordei o assunto no post sobre Rosarinho & Gracinha. Eu gosto bem mais de Graça do que de Carmo e acho que estes dois nomes explicam bem por que é que, no trabalho que vou desenvolvendo aqui, não valorizo em demasia origens e significados. Até porque se os pais se focassem no significado dos nomes, talvez Paz estivesse bem acima dos dois registos anuais...
O que é que vocês acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem: 


7 comentários:

  1. Paz! Sem a mínima dúvida :) Acho-o muito cool e fresco, apesar de ser considerado "antigo". Pelo que percebi, é também um nome hebraico (tanto feminino como masculino) e significa "ouro". A Filipa confirma esta informação?

    ResponderEliminar
  2. Nenhum. Além de serem nomes literais, aspeto que não aprecio, há literais e literais. Paz é que nem considero como nome. É tudo muito bonito em criança. Graça é dos nomes literais que menos aprecio.

    ResponderEliminar
  3. Entre Paz e Graça.... prefiro Graça. Mas não gosto particularmente de nenhum dos dois.

    Assim como Carminho, também não gosto.

    ResponderEliminar
  4. Desculpe Filipa, mas não consigo votar porque não gosto nada destes nomes.

    ResponderEliminar
  5. Votei em Paz pq não gosto nada de Graça mas tb não acho piada a Paz.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que a filha da Cinha Jardim, a Isaurinha, vai pôr Gracinha à filha. Talvez uma homenagem à mãe porque a Cinha na verdade é Maria da Graça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vai pôr Gracinha não. Vai mesmo chamar lhe Maria da Graça. Ela já confirmou isso numa entrevista.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)