Nia

em 10/10/19


Quando penso em nomes para os próximos anos, sinto que o grande desafio está relacionado com os nomes modernos femininos e com os possíveis sucessores de Lara, Íris, Yara, Yasmin, Kiara, Noa, Lia, Luna, Mia e Isis. 
Há um lote de nomes que tenho observado com interesse e, olhando para a lista de registos de 2018, poderíamos dizer que há boas possibilidades para nomes como Alexa, Ciara, Jade, Maya, Mel e Zoe, que estão fora do top 100, mas que ficaram acima dos 20 registos anuais. No entanto, como estamos a falar de nomes com um número anual de registos pouco expressivo, podemos sempre esperar que surja, do nada, um nome que nos arrebate e que depressa chegue ao top 100. 
Não sei que nomes vos ocorrem mas hoje cruzei-me com Nia e questiono-me se, dada a popularidade de Lia, Mia e Noa, Nia teria hipóteses de nos agradar. Eu conheço algumas, que na verdade são Maria da Agonia, nome que se ouve com frequência na zona de Viana do Castelo. Acham que estou a ser positivamente afectada pela minha familiaridade com o diminutivo ou acham que tem mesmo potencial?
Nia foi escolhido para oito meninas portuguesas em 2018.

6 comentários:

  1. Acho que para quem gosta de nomes modernos e diferentes é um nome com muito potencial.
    Existia uma personagem chamada Nya na série da Disney Channel "A Raven Voltou".

    ResponderEliminar
  2. Para quem gosta desse género de nomes, sim, penso que terá potencial.
    Eu pessoalmente não gosto.
    De todas a opções, Jade é o meu favorito.

    ResponderEliminar
  3. Nem pensar.

    Ao contrário da Filipa, associo o nome a pessoas do sexo masculino: Manuel d'Agonia (meu bisavô, tio-avô e tio). Tendo em conta que é um diminutivo de Agonia, as conotações, para mim, são bastante negativas.

    Além disso, Nia soa-me incompleto e fraco.

    Não é um nome feio, mas para mim estaria fora de questão.

    -L

    ResponderEliminar
  4. Em inglês já ouvi Nia pronunciado como Nia e como Naia. Não é dos meus preferidos mas com a popularidade de nomes como Lia e Mia, não vejo porque não usar também Nia!

    ResponderEliminar
  5. Lara é o none da minha husky hihihi
    Conheço uma menina Lia nascida na Suíça fez um aninho agora a pouco. Não é mau mas prefiro Mia. Acho super fofinho...

    Nia não vejo como um nome próprio. Foi a primeira vez que "ouvi". Talvez precise de tempo para me habituar não sei

    Ontem uma amiga minha francesa anunciou me que está de bebé e se for menina será Aiyana que pelos vistos significa flor eterna

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)