Duelo de nomes - Flora vs Jacinta

em 16/04/21


Há uns sete, oito anos, Flora estava em todas as minhas listas de sugestões e custava-me a entender que estivéssemos enfeitiçados por Leonor, Laura, Clara, Íris, Vitória - até mesmo por Flor! - e, mesmo assim, continuássemos sem lhe prestar nenhuma atenção. Talvez fosse cedo demais mas, tal como expliquei aqui, acho  mesmo que este é o momento perfeito para ponderar o uso de Flora. Que é tão bonito e delicado! 

Apesar de tudo, os números indicam-me que a maioria das pessoas vê Flora de outra perspetiva, colocando-o talvez mais próximo de Jacinta, outro nome floral e retro que também poderia beneficiar qualquer coisita com a popularidade de Benedita, Valentina ou Julieta... 

O que é que vocês acham destes dois nomes que andam pelos dez registos anuais em Portugal? Têm ou não algum potencial de crescimento, olhando para os nomes do momento? Qual é o vosso preferido? 

Resultado da sondagem:



8 comentários:

  1. Eu escolho Flora. Jacinta é um nome lindíssimo, mas acredito que um pouco formal demais..... associo logo com gente mais velha.

    ResponderEliminar
  2. Era um dos meus nomes favoritos quando era pequenina. Tenho alguma tendência para nomes curtos, doces e que estejam relacionados com a natureza, elementos, virtides/ emoções... Mas quando comecei a crescer comecei a associar à manteiga e perdeu algum encanto... o mesmo aconteceu com Ariel...
    Gostava muito que isso mudasse, porque é lindo!

    Bárbara

    ResponderEliminar
  3. Confesso que tenho alguns preconceitos para com estes dois nomes. Gosto da sonoridade de ambos,mas não consigo dissociar Flora da marca da margarina e prefiro Flor nesse caso.
    Jacinta ligo sempre a Fátima e aos 3 pastorinhos... Mas se tiver que escolher entre estes dois, prefiro Jacinta.

    ResponderEliminar
  4. Prefiro Jacinta, soa-me mais doce, mais delicado. O "ó" tão aberto de Flora torna o nome "bruto", para mim. E sim, não consigo dissociar da manteiga 🤦‍♀️

    Já Jacinta gosto muito e acho uma pena que ande tão esquecido...

    ResponderEliminar
  5. apesar de ambos estarem relacionados com a natureza, acho-os diferentes. Jacinta, mais clássico (que associo a Graça, Irene, Isabel, Julia, Lidia, Luisa por exemplo) Flora mais contemporâneo (que associo a Jasmim, Margarida, Olivia, Oriana, Violeta). Gosto muito de Flor e por associação, escolho Flora.

    ResponderEliminar
  6. Eu sou fã de nomes ligados à natureza. Esses em específico não fazem parte da minha lista de favoritos, mas acho que Flora tem mais potencial para crescer do que Jacinta (que, para mim, é um nome com uma forte conotação religiosa e, como a igreja está a perder força, não acredito que aumente muito no ranking de popularidade). Votei em Flora, mas, a escolher, optava por Flor.

    ResponderEliminar
  7. Adoro Jacinta :) Também gosto de Flora, mas prefiro Jacinta!

    ResponderEliminar
  8. Flora não consigo gostar parece muito com flor e eu não gosto de flores (embora eu ame o nome Camélia dito em francês). Jacinta conheci uma quando era pequena. Era uma amiga da minha madrinha vivia mais acima da casa dos meus avós. Depois que casou nunca mais soube dels. Não era um nome que ponderaria para uma filha não sei parece me demasiado antigo

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)