João Domingos - OK ou KO?

em 11/02/20


A popularidade atual de Francisco, que culminou na chegada ao topo do ranking de nomes masculinos em Portugal em 2019, associada a esta tendência de nomes mais simples, entusiasma-me.  Francisco substituiu João como nome masculino mais registado. E se João é outro clássico e, por isso, podemos dizer que pouco muda, eu acho que João é muito mais jovial, enquanto que Francisco nos abre caminho para alguns nomes mais pesados, tradicionais e que, até agora, pareciam datados. Creio que a popularidade de Francisco já teve impacto em Joaquim, e acho que se começa a notar o impacto em José... Continuando nesta busca pelos nomes para o futuro, pergunto-me se já será altura para regressar a  Domingos & Domingas
Não sendo um nome que me atraia, acho que faz sentido nesta conjuntura, por associação a nomes como António, Caetano, Artur, Júlia, Olívia e Julieta. E se Domingos, por si só, parecer ainda muito retro, o que acham, por exemplo, de o usar num composto... João Domingos, OK ou KO?

3 comentários:

  1. Adoro nomes mais tradicionais e retro e Domingos cai perfeitamente nesta categoria.
    Apesar disso, arranjar um composto que seja do agrado dos pais do século XXI não se afigura tarefa fácil...
    Prefiro (por uma questão de sonoridade) Domingos como primeiro nome, seguido de um nome que seja mais curto e jovial.

    ResponderEliminar
  2. Acho tanto Domingos como João Domingos completamente OK :)

    Por um lado percebo que João possa ajudar a "suavizar" Domingos, mas por outro lado pergunto-me se simplesmente Domingos não será mais "moderno": há tantos "Joões qualquer coisa" de gerações anteriores que o composto João Domingos poderá soar tão ou mais pesado que simplesmente Domingos, pelo menos na minha perspectiva. Para além disso, se for apenas Domingos, talvez mais facilmente surjam diminutivos que possam soar modernos e com isso ajudar a "desempoeirar" o nome. Eu penso logo em Dom, que é muito usado para Dominic e lê-se quase como "Dóme", com o "e" quase imperceptível. Gosto bastante deste diminutivo e gosto de imaginar um Domingos que de vez em quando é tratado por Dom :)

    E já que estamos a falar de compostos, será que um 2º nome mais moderno funcionaria para "suavizar" Domingos?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)