Ao analisar a lista de vinte nomes nomes mais populares da década, é fácil identificar um grupo de nomes que ainda tem margem de manobra para continuar em ascensão. Nesse lote, incluo Santiago, Lourenço, Salvador, Duarte, Dinis e, sem dúvida, Lucas & Gabriel, que hoje coloco frente a frente.
De certa forma, olho para eles como a dupla de sucesso do futuro, seguindo os passos Tiago & Diogo e Pedro & Miguel. Estes são os novos nomes modernos, sem o ser na verdade, e isso é uma receita de sucesso. Todos conhecemos estes nomes, têm o carimbo de qualidade do Novo Testamento mas não são demasiado religiosos e praticamente não se ouvem em adultos. Lá está, não são modernos, mas parecem. E são internacionais, o que é sempre um bónus. A meu ver, têm tudo, mas mesmo tudo, para serem usados extensivamente nos próximos anos, contando ainda com a ajuda da comunidade brasileira!
Gosto de ambos, concordo que vão subir de popularidade e penso que todos os "arcanjos" - Miguel, Gabriel, Rafael têm hipóteses de entrar no top 10. São nomes que apesar do factor religioso, são muito "universalizados".
ResponderEliminarHá vários nomes bíblicos que acredito vão subir de popularidade, Lucas é um deles, vai entrar no top 10 certeza, falando nos evangelhos, Mateus é outro nome que também se deve aproximar do top nos próximos anos.
Outros nomes bíblicos que também vejo com possibilidade de se tornarem mais comuns são Simão e Tomé, no ano passado Simão ficou no top 20 e Tomé nos 60...
Benjamim, Joaquim, Valentim também devem aumentar de registos.
Há vários nomes clássicos e pouco comuns da bíblia para se escolher: Augusto, Bartolomeu, Baltasar, Caio, Estevão, Isaías, Josué, Lázaro, Moisés, Nicolau, Nilo, Sansão, Uriel, Zacarias...
Gosto tanto de Bartolomeu, Estêvão e de Lázaro. 😍
EliminarNão sou apreciadora de nenhum, especialmente pela popularidade. Quanto ao duelo, por um lado prefiro Lucas por me parecer mais divertido (e porque já embirrei com Gabriel); por outro lado Gabriel soa-me mais elegante.
ResponderEliminarEu embirro com os nomes terminados em -el. Odeio Gabriel, Miguel e Rafael.
ResponderEliminarAté os acho nomes bonitos em termos de som e significado, mas não gosto deles. Lembram-me imenso os arcanjos, e não consigo desassociar. Gabriel é elegante, internacional e fresco... mas não convence.
Prefiro Lucas. Acho quase um nome neutro, já que não o associo a um certo tipo de personalidades e contextos sociais. O meu único problema é a sua ligação à religião.
Embora não seja a minha primeira escolha, é um dos nomes que consideraria para um filho.
Penso que ambos os nomes têm muito para crescer: Gabriel a par de Miguel e Rafael; Lucas a par de Mateus e Matias.
Concordo plenamente com a Filipa, ambos os nomes serão os próximos nomes masculinos de sucesso entre os portugueses.
-L
-L
Gosto muito, muito de Gabriel.
ResponderEliminarDe Lucas não gosto particularmente.