O que acham de Óscar?

em 02/07/19


Vou aproveitar o bom momento de Oliver para fazer um pouco de campanha por Oscar. Possivelmente, os dois nomes não apelarão ao mesmo público: quem gosta de Oliver estará inclinado para nomes modernos e ainda pouco ouvidos em Portugal e Oscar não se enquadra bem neste perfil. Mas Óscar [que agora pode ser registado com ou sem acento] poderá ser uma opção interessante para quem já se rendeu aos nomes simples e, repetindo o que escrevi neste post, pode ser um par perfeito para Simão, Jaime, Matias, Tomé, Laura, Clara ou Elisa. Noutra linha [ou será na mesma?], há dias pediram-me uma listinha de nomes hispter e Óscar foi uma das minhas sugestões. 
Óscar é um nome internacional e, a título de exemplo, lembro que foi o 6.º nome mais registado na Suécia em 2018, tendo sido a escolha da princesa Victória para o seu filho; está na 8.ª posição do ranking de Inglaterra e Gales - que, por sinal, é liderado por Oliver e também está no top 100 Espanhol. Se acham Oliver um nome cheio de potencial mas preferem algo mais próximo da nossa cultura, acho que Oscar merece a vossa atenção! 

6 comentários:

  1. Óscar era o nome do meu cão.

    ResponderEliminar
  2. Gosto do nome Óscar. É internacional e fica no ouvido.
    Já Oliver não acho grande piada....

    ResponderEliminar
  3. Olá, Filipa! Não gosto mesmo nada. Ponho-o no mesmo grupo que César e Edgar, acho que o que não me agrada é a terminação em "ar". Já de Oliver gosto, vá-se lá saber porquê :D

    ResponderEliminar
  4. Tenho de confesar que é um nome do que não gostava nada e agora estou a começar a tornar a minha opinião sobre ele: não é muito habitual e tem personalidade.
    Digo já agora e trocando de assunto que adorei os pares que a Filipa expôs! Adoro mesmo!

    ResponderEliminar
  5. Gosto de Óscar. não ligava muito (por causa dos Óscares, porque é nome de cão, patati patatá) mas há uns anos conheci um Oscar espanhol e zero de estranheza, passou o preconceito.

    ResponderEliminar
  6. Estou completamente de acordo consigo Filipa. Eu que não sou mt de modernices acho Óscar muito bonito. Mas Xavier não me sai da cabeça há mais de 10 anos...

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)