Úrsula

em 03/07/19


Se tudo correr como previsto, Ursula Von der Leyen será a próxima presidente da Comissão Europeia e este será um nome que passaremos a ouvir com muita regularidade. Eu já vos contei por aqui que adoro Úrsula, mas a minha paixão por nomes vai muito para lá do conceito de usabilidade e estou plenamente consciente de que não é um nome apelativo para os portugueses [sete registos em quase 20 anos não deixam margem para dúvida]. Eu tenho tendência para gostar de nomes e, para manter os pés no chão, procuro perceber aquilo que desagrada e porquê. Neste caso, evidentemente, o problema passa pela palavra Ursa, que está na origem deste nome. Eu até gosto de ursos e quando utilizo a palavra fora do contexto, faço-o com uma conotação carinhosa e nunca como um insulto, mas entendo a rejeição. Ainda assim, e sei que a comparação pode parecer idiota mas, graficamente, pensem na construção de Paula. É Úrsula assim tão pior? 

12 comentários:

  1. Nunca foi um nome do que gostasse demasiado. Se calhar por parecer-me, erroneamente, estranjeiro. Não sei por que, mas nunca gostei de nomes que na minha cabeça soam como se fossem doutra língua.

    ResponderEliminar
  2. não, para mim nem Úrsula nem Urraca (são semelhantes, para mim :p).

    ResponderEliminar
  3. Aí está, o uso de Paula é banalizado, por isso é que ninguém faz associações! Se Úrsula começasse a ser muito utilizado também iria, certamente, valer pelo nome em si e não remeter tanto para essa associação. É aqui que a Filipa tem uma papel importante a nível global: desmistificar cada nome :)
    Para mim, Úrsula e Urraca não são parecidos. Úrsula é muito mais suave. Urraca até me faz lembrar Graça, soam-me um pouco agressivos e nada delicados.

    ResponderEliminar
  4. Úrsula...o polvo mau e feio no filme The Little Mermaid do Disney que eu sempre vi na minha infância. Por isso que não gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também penso imediatamente nessa personagem quando ouço este nome

      Eliminar
  5. Úrsula, o nome verdadeiro da Xuxu, do livro Ursa, a Maior :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro Úrsula, gosto de nomes naturalistas em geral, como Lopo, Silvana, Aurora, Esmeralda, Íris, Pedro, Leão, Violeta, etc.
    Também é o nome da actriz de "La casa de Papel", acho que também se pode tornar mais popular por isso.

    ResponderEliminar
  7. Para mim, Úrsula está ao mesmo nível de Urraca, de tão feio que é. (Na minha opinião, claro).

    Filipa

    ResponderEliminar
  8. Sendo eu mt fã da pequena sereia não consigo desassociar da má que lhe queria roubar o príncipe Ahahah nem me lembrei de ursa. Mas se tivesse de considerar esse nome pra minha filha teria de pensar no sobrenome que os pequenos podiam lhe dar na escola e realmente ursa fica feio.. Pode magoar

    ResponderEliminar
  9. Achei muito interessante e pertinente a comparação com Paula! Eu gosto de Úrsula. Considero um nome romântico, associado à natureza. Não associo à Pequena Sereia, talvez porque não vi o filme assim tantas vezes. Acho que essa associação não é significativa. Como alguém disse, quando se dá o nome a uma criança as conotações prévias desvanecem ou desaparecem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderia me ajudar a entender algo?
      Qual o problema do nome Paula?
      Sou do Brasil e não entendo isso,aqui é um nome comum.

      Eliminar
    2. Em Portugal, Paula também é um nome muito comum e bastante popular entre as adultas portuguesas. Aliás, foi um dos nomes preferidos no país, nas décadas de 60 e 70. A apontar-lhe alguma característica menos positiva seria precisamente por aqui: hoje, parece ser um nome datado. Neste post, tentei encontrar um paralelismo entre dois nomes terminados em -ula, em que a primeira parte do nome remete para um substantivo, no caso, urso e pau.
      Porém, o que me fez pensar nisto foram os comentários de leitoras brasileiras, que me têm dito que o que as afasta de Paula e Paulo é a possibilidade de brincadeiras com a palavra "pau" que, no Brasil, é gíria para pénis, certo?

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)