Serão Alícia & Letícia as próximas Vânia & Tânia?

em 27/06/19


Ontem fizeram-me uma pergunta interessante e gostava de vos ouvir sobre o assunto. Se bem se lembram, Tânia & Vânia foram dois dos nomes mais marcantes da década de 80 em Portugal. Creio que os pais portugueses de então tinham muita vontade de fugir dos nomes das décadas de 60/70, queriam também afastar-se o mais possível dos nomes de tradição católica, e viram nestes dois nomes, com origem no leste europeu, uma alternativa moderna a Estefânia. Já falei disso no post Geração de 80 em polvorosa e não é nada que não façamos agora, mas com outros nomes. 
E a pergunta que me fizeram foi se Letícia & Alícia serão as próximas Tânia & Vânia, ou seja, nomes que estiveram por cá em força e que, em certa medida, desapareceram rapidamente das maternidades, podendo ser considerados modas passageiras. 
Honestamente, ainda acho cedo para perceber para onde é que estes dois se encaminham mas penso assim: os pais que se inclinam para nomes mais modernos, estão também mais receptivos a novos nomes que vão surgindo. Não me espanta, então, que também se fartem mais rapidamente daquilo que já não é novidade. De certa forma, acho que não estão destinados a permanecer no ranking por várias décadas e temo sobretudo por Alícia, que enfrentará o aparecimento em massa de Alice. 

6 comentários:

  1. A ver as coisas dessa maneira começo a pensar que por este andar as Cátia's Vanessa's vão voltar. 😂

    ResponderEliminar
  2. Apenas conheço uma Alícia, nascida em meados dos anos 70. Letícia também só conheço uma, ainda criança e com parentes brasileiros. Até fui consultar o top 100 2018 e fiquei espantada com o bom lugar que Letícia ocupa mas principalmente com a 42ª posição de Alícia. Para mim é um nome realmente estranho. Gosto mais de Letícia. Não faço a mínima ideia de se vão ser os novos Tânia e Vânia.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de nenhum dos quatro nomes mas o melhorzito ainda é Leticia.
    Conheço raparigas chamadas Tânia e Vânia nascidas nos anos 80. Letícia conheço uma nascida nos anos 90 e outra nascida em 2017. Alícia conheço uma nascida em 2000 e outra em 2015.

    ResponderEliminar
  4. Sim, penso que a pergunta faz sentido.
    Esses nomes "da moda" duram poucos anos. Mas mesmo assim,sou da opinião de que Alicia terá sempre mais visibilidade, por ser um nome comum em algumas comunidades.

    ResponderEliminar
  5. Prefiro Alícia a Letícia. De facto são nomes modernos, que talvez possam crescer um pouco mais em questões de popularidade, mas depressa cairão no esquecimento. O mesmo aconteceu com as Vânia's, Tânia 's, Carla's, Sónia's, Sandras, que tiveram imensa procura nos anos 70 e 80, mas que actualmente caíram em desuso e hoje em dia, são classificados como nomes datados.

    Carla

    ResponderEliminar
  6. A minha filhota, com 4 meses, é Letícia. Quisemos fugir às Marias, Matildes e afins... além disso gostamos do significado do nome e da sua origem.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)