Filhos dos famosos - Oliver

em 11/06/19


Nasceu Oliver, filho de Jessica Athayde e Diogo Amaral, que já era pai de um menino chamado Mateus. 
Oliver é uma das grandes tendências internacionais, estando bem posicionado em rankings por todo o mundo e sendo número 1 em Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia. Aprovado em Portugal desde 2015, foi registado em 30 meninos em 2018, ficando próximo do top 100. Está na minha lista de nomes estrangeiros para meninos portugueses, devido ao facto de ser extremamente reconhecível e por se adaptar bem à língua portuguesa, estando em linha com outros nomes do género que também são populares por cá. Pelo que me fui apercebendo, o nome pareceu agradar à generalidade dos seguidores da Jessica, mas não sei até que ponto esta aceitação não estará relacionada com o facto de a atriz ter raízes britânicas.

Os nomes dos filhos do Diogo Amaral ilustram bem aquilo que conversamos num dos posts anteriores: as dinâmicas familiares nem sempre se compadecem com pares perfeitos e isso não importa a todos! 

6 comentários:

  1. Eu não gosto nada de nomes que não sejam portugueses, mas realmente Oliver, se lido à portuguesa (com o r como o último r de Artur, por exemplo) não soa assim tão estranho. Talvez visualmente ainda pareça muito inglês, mas em termos sonoros até pode ser visto como familiar. E não havendo, que eu saiba, uma versão masculina do nome Olívia, acho que até faz sentido usar este nome.

    Como a Filipa disse, também acho que o nome foi bem aceite por causa das raízes inglesas da Jéssica Athayde. Contudo, tendo em conta o que disse sobre o nome soar bem em português, pode ser que até seja bem aceite em geral.

    Engraçada a ligação à discussão sobre filhos de relações diferentes. Uma coisa que acho interessante é a tendência para os nomes de filhos na segunda relação serem mais invulgares do que os da primeira. Conhecem algum caso que seja ao contrário?

    ResponderEliminar
  2. Oliver é dos nomes estrangeiros que melhor se adequa a Portugal. Apesar de Mateus ser muito mais "português" não acho que fique nada mal. Acho que não seria de espantar se começassem a haver mais Olivers!

    ResponderEliminar
  3. A jessica disse que pretende falar com o filho só em inglês, por isso, o miúdo vai crescer a ouvir o seu nome com a pronuncia inglesa, de qualquer maneira, é um nome que é fácil de ler e falar para quem fala português.
    Sobre a questão dos filhos de relações diferentes, este caso é um bom exemplo, de que isso pode não ter influência prática, oliver e mateus são muito diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois, estava a esquecer-me disso. Francamente, duvido que ela vá conseguir falar com o filho só em inglês... Mas sim, quando eu disse que Oliver soa bem em português estava a falar em geral, não neste caso específico, porque assumi que a Jéssica e o Diogo não iam usar a pronúncia portuguesa.

      Eliminar
  4. Acho Oliver uma boa escolha, mas honestamente já enjoei :/

    ResponderEliminar
  5. Gosto de Oliver. E acho que fica bem com Mateus porque, embora de línguas diferentes, ambos são nomes tradicionais. "Oli" é um diminutivo muito carinhoso.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)