Maria do Amparo

em 18/11/22


Sabem aqueles nomes que nunca ouvem e de um momento para o outro parece estar em todo o lado? Aconteceu-me recentemente com Amparo. Primeiro não lhe dei grande importância - a verdade é que não presto grande atenção aos epítetos de Nossa Senhora - mas entretanto fui-me apegando à melodia do nome. E porque as associações nem sempre fazem todo o sentido do mundo à primeira vista, dei por mim a pensar nele enquanto ouvia a Maro cantar "Saudade, saudade" e a falar de um porto de abrigo...  Depois, li as vossas palavras de incentivo e achei que seria um bom nome para recomeçar as nossas conversas. Não tanto para o recomendar para o próximo bebé que possa estar a chegar, mas para pensarmos um bocadinho no que às vezes escapa... 

Acho que Maria do Amparo não é nome para agradar a multidões e nem sei se Amparo, sozinho, poderia ser registado em Portugal, até porque nas listas anteriores, a aprovação estava dependente do uso do composto, e na mais recente, nem sequer aparece. Além do mais, a história de Nossa Senhora do Amparo remete para a importância da figura materna e talvez não pensemos muito nisso quando estamos a escolher o nome para uma filha, mas também ninguém pensa no monte Carmelo quando decide usar Maria do Carmo, não é? 

Amparo chamou a minha atenção pela melodia, pela imagem mental suscitada e pela beleza do conceito. E não tendo entrado para a minha lista de nomes favoritos, acho que também nunca mais lhe ficarei indiferente! 

16 comentários:

  1. Adoro o nome. Mas é pena não dar só Amparo.

    ResponderEliminar
  2. Que belo tema!
    Despertou-me a curiosidade e fui pesquisar.
    Na Infopédia encontra-se a definição: "Amparo - Abreviação de Maria do Amparo, numa invocação da Virgem do Amparo, muito usada em Espanha. De origem latina manuparare, "estender a mão" e "amparar". "
    Adoro a sonoridade do nome, suave mas forte ao mesmo tempo. Para mim é um nome com muito encanto.
    Remete-me para uma matriarca com uma personalidade muito forte mas justa e equilibrada, que orienta a sua família sem se impor e que é respeitada por todos aqueles que a conhecem.
    Obrigada, Filipa, por trazer um nome tão original que, por momentos, me fez esquecer a realidade e fazer um filme na minha cabeça em que a personagem principal era uma Amparo!

    ResponderEliminar
  3. Acho Amparo giro :) Lembra-me Âmbar!

    ResponderEliminar
  4. Ainda me lembro de lhe mandar um e-mail sobre este nome em final de 2019. Na altura grávida do meu segundo filho, Caetano (sem saber que seria um rapaz). Entretanto já veio o meu terceiro filho, Lopo, e nada da Amparo. Dizem que a esperança é a última a morrer! :)

    ResponderEliminar
  5. Sara estou curiosa… qual é o nome do primeiro menino?

    ResponderEliminar
  6. A Mariana Abecassis foi mãe de um menino
    Lopo, Mia e Estevão um trio perfeito ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei super intrigada com a grafia EstEvão e não EstÊvão.
      Ler-se-á da mesma forma?

      Eliminar
    2. Acredito que se leia da mesma forma. Estevão (enquanto nome de uma planta arbustiva) lê-se da mesma forma que Estêvão (antropónimo). Por isso, sim! É uma questão de escolha, parece-me.

      Eliminar
    3. Que curioso. Efetivamente, seguindo as regras da grafia e da fonética da Língua Portuguesa nunca diria que se leriam da mesma forma. Mas sempre a aprender :)

      Eliminar
  7. Este ano falaram-me de duas gémeas: Rosário e Amparo! Que par perfeito!

    ResponderEliminar
  8. Nunca tinha pensado em Amparo. Acho que tem uma aura triste, talvez pelo próprio conceito de amparar. Com o Maria antes acho bastante pesado e pouco contemporâneo.

    ResponderEliminar
  9. Amparo é maravilhoso, mesmo um nome à minha medida, que adoro nomes de tia freira. Nunca me tinha ocorrido, mas joga com Carmo, Pilar, Assunção e Rosário. Amparo. Podiam ser 5 irmãs e eram todas lindas.

    ResponderEliminar
  10. Belo comentário! Gosto muito do conceito de "tia freira". Costumo dizer que os nomes que mais gosto são, precisamente, de "avó" como Amélia, Carmo / Carminho, Ester, Graça, Guadalupe, Luisa, Rosário / Rosarinho, Teresa (…)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao ler a sua opinião, lembrei-me de Consolação e de algumas das suas variações deste nome com as quais já me deparei: Consuelo e Consolata. Penso que se encaixa à temática e aos sentimentos deste post e que poderia ser uma alternativa viável ao epíteto Maria do Amparo, tendo em conta que aceitamos - com maior ou menor grau de agrado - nomes como Assunção, Encarnação, Anunciação, Purificação, entre outros...

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)