em 14/11/22


Há um ano, a minha vida virou de pernas par ao ar. O meu casamento acabou a dias de conhecer a minha segunda filha, passei por um pós-parto complicado, o meu pai adoeceu gravemente e não encontro sequer palavras para descrever o impacto que tudo isto teve em mim. Não tinha motivação absolutamente nenhuma para o blog, mas agora, enquanto planeio a festa do primeiro aniversário da Caetana, já tudo me parece mais luminoso e sinto vontade de tentar ressuscitar este espaço que sempre foi um dos meus maiores prazeres. Para isso, peço a vossa ajuda, porque estou a precisar sobretudo de inspiração: que nomes gostariam que abordasse? Têm ouvido algum nome recorrentemente que vos surpreenda? Por onde começo este recomeço?

57 comentários:

  1. Filipa, há anos que sou uma fiel seguidora deste blog - considero-o uma referencia nacional e
    internacional, pela qualidade das reflexões que tece acerca dos nomes. Percebe-se nas entrelinhas
    o trabalho por detrás dos seus posts, e o prazer que tem na onomástica. É acutilante nas suas previsões, com um toque de ousadia e irreverência aqui e ali - que tanta falta faz, para abalar com alguns dos conservadorismos ainda prementes na sociedade portuguesa.
    Este blog ajudou-me em alturas da vida em que me sentia com menos energia - encontrei aqui alguma da tranquilidade que precisava. E aprendi muito também. Por tudo isto, os meus sinceros agradecimentos e votos das maiores felicidades para si e para a sua família. <3

    Quanto à outra parte do post... nos últimos tempos, tenho negociado com o sol da minha vida nomes para futuras crianças. Embora ainda em negociações, há alguns que concordamos, sendo que os absolutos favoritos são: Clemente e Cleodora.

    Sob um ponto de vista menos pessoal, tendo em conta o momento do ano em que nos encontramos - fim de Novembro, quase em Dezembro - bem como a conjuntura internacional, sugeria os seguintes nomes: Conceição, Paz, Glória, Graça, Franco, Martinho, Noé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que escolhas interessantes! Clemente soa-me tão forte e humilde, e faz-me pensar em tempos antigos, medievais. Gostei! :) Quanto a Cleodora acho que é a primeira vez que vejo. Como é que pronuncia o nome?

      Da sua lista de sugestões gosto muito de Paz!

      Eliminar
    2. Pronuncio CLE-o-DO-ra, sendo que a primeira sílaba soa semelhante a Leonor. :)

      Eliminar
  2. Filipa, thinking of you! So sorry for all you've been through, and so glad that things are looking better. Wishing you a joyful celebration of Caetana's first birthday, and can't wait to see what you share next!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you so much, Abby! And seeing you here made me super emotional! <3

      Eliminar
    2. Abby... from Appellation Mountain?! This made my day :)

      Eliminar
  3. Filipa, nada acontece por acaso! Força neste recomeço! Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  4. Filipa, lamento imenso tudo o que tenha/esteja a passar. Espero que o blog possa trazer um ânimo acrescido à sua vida! Visito há imensos anos e esta deve ser a primeira vez que comento, dado o teor da publicação.
    Quanto à pergunta, ainda não tenho filhos mas começam a ser muito pensados. O meu nome favorito para menino é Gaspar. Preciso de pares perfeitos femininos para Gaspar porque eu sinto que ainda não encontrei o tal!
    Bom recomeço*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixo aqui algumas sugestões de nomes que gosto de ver com Gaspar :D

      Gaspar & Anita
      Gaspar & Celeste
      Gaspar & Elisa
      Gaspar & Felícia
      Gaspar & Isaura
      Gaspar & Jacinta
      Gaspar & Petra
      Gaspar & Rosa

      Eliminar
    2. Gosto imenso de Gaspar & Amália 🥰

      Eliminar
    3. Adorei Gaspar & Anita 😍😍

      Eliminar
  5. Querida Filipa, como a entendo, passei pelo mesmo, sei bem o que é ter um recém-nascido nos braços durante um divórcio mas tudo passa, palavra de honra! O melhor está para vir!! Um beijinho e escreva muito!

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela sua partilha e por não ter desistido do blog. Apesar de apreciar todo o seu trabalho no blog, a minha predileção eram os duelos de nomes e os nomes da monarquia. Assim, sugiro um duelo entre Victória & Sofia.
    Muita força, Filipa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duelo interessante!

      Acho que prefiro Sofia, soa-me mais simples e gosto disso. Não sou fã do nome, mas acho a versão Sophie muito querida :)

      Eliminar
  7. Querida Filipa <3

    Lamento imenso toda a dor que passou neste último ano! Com o tempo, todas as feridas saram. Fico muito, muito feliz que a sua ferida já esteja, aos poucos e poucos, a sarar! É em alturas difíceis que as pequenas coisas se mostram importantes, e agarrarmo-nos ao que a vida tem de bom faz realmente toda a diferença. Planear uma festa, especialmente a de aniversário de um/a filho/a, deve ser bastante cansativo mas também um prazer enorme! Muitos parabéns à pequena Caetana e à mãe! Já estou curiosa para saber os nomes das crianças que vão estar na festa! :D

    Continuando a pensar em coisas alegres, lembrei-me de partilhar o processo de escolha do nome da minha pequena prima afastada, Frederica! A mãe chama-se Madalena e é minha prima em 2º grau. Quando soube que ia ter uma menina, e porque sabe que eu adoro nomes, pediu-me sugestões de nomes do estilo de Esperança e Flor, os preferidos dela na altura. Lembro-me que fiquei excitadíssima por ver nomes originais na sua lista de preferidos! Depois de lhe enviar uma (enorme xD) lista com nomes literais, românticos e ligados à natureza, aguardei bastante tempo para saber o "finalista". No final, o nome escolhido foi Frederica. Achei bastante curiosa esta escolha, porque foge ao estilo de Esperança e Flor, mas ao mesmo tempo reparei que é comprido como Esperança e começa por F como Flor :) Não sei se era um dos seus (outros) nomes preferidos ou se foi daquelas escolhas "meio cá meio lá" para agradar tanto à mãe como ao pai. De qualquer forma achei interessante de partilhar, especialmente porque a Filipa também tem uma Frederica (e, que engraçado, o 2º nome podia perfeitamente estar numa lista ao pé de Esperança e Flor!) :D

    Um grande beijinho, Filipa. Agarre-se ao que tem de bom à sua volta, incluindo claro o seu blog, o seu pequeno bebé que é tão especial para si e também para nós!


    ResponderEliminar
  8. Muita força Filipa
    Ainda bem que quer voltar aqui que é um espaço que gosto tanto de vir
    Gostava que abordasse o nome Amora que é o nome da melhor amiga da minha afilhada que 3 anos

    ResponderEliminar
  9. Querida Filipa, envio-te um abraço muito apertado.

    Há quase 10 anos que por aqui passo recorrentemente e que te vou lendo com entusiasmo. Foi aqui contigo que refleti pela primeira vez sobre muitos nomes e que me apaixonei por outros tantos. Lembro-me uma por uma das tuas palavras sobre Iria, sei que a menina que escolheste para Noemi é a representação perfeita do nome e sinto-me sempre validada quando vejo que tantas pessoas gostam de Gaspar, ainda que não se reflita no ranking.

    Para mim, é sempre bom refletir sobre nomes antigos e escolhas improváveis para o ano em que estamos - até porque venho buscar inspiração e esses são os meus favoritos. Acho mais interessante falarmos de Abel do que de Lourenço, por exemplo.

    Mas também gosto muito da partilha e venho muitas vezes ler comentários antigos a nomes que me estão a entusiasmar no momento e lembrei-me, agora de repente, que poderia ser giro haver um evento online (que podia ser um simples círculo de partilha de favoritos dentro de uma temática). Food for thought. 😊

    Muita força, Filipa 🧡

    ResponderEliminar
  10. A escrita pode ser terapeutica
    Força neste Recomeço

    Peco lhe que faça como fez a uns anos os nomes tendência para 2011 que eram Vicente e Leonor.
    Faça agora a tendêia pncara 2023
    E faca uma lista de nomes pouco comuns, para mim que sou apaixonada por nomes é uma tristeza ir a uma escola e haver 10 Rodrigos e 10 Matildes
    Faça um post sobre o nome Salomão e Conrado e Vicente e David

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E Maria... entre este ano e o próximo temos 3 casais amigos grávidos e as 3 bebés são Maria! Não consigo perceber como é que com tantos nomes disponíveis as pessoas ainda escolhem Maria :O

      Eliminar
  11. Sou sua Seguidora desde 2010 ....Força neste recomeço, nem que seja 1 postzinho todos os domingos

    ResponderEliminar
  12. Querida Filipa, muito obrigada por não ter desistido deste projeto. Que lhe traga tanto ânimo quanto aquele que proporciona aos leitores. Sou das que passa por cá há anos, dia sim, dia não. E fico feliz por assim se manter!
    Entretanto, um nome que gosto muito e que tenho ouvido imensamente é Sancha. Não sei se vale a pena falar dele, porque não é uma novidade por aqui, mas ainda assim, parece-me ser digno de atenção. Ainda, nomes como Aida, Edite, Ester, Irene, Lídia, Lígia, Salomé (…) adoraria vê-los mais por aqui.
    Felicidades para si, e para a Frederica e a Caetana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irene era o nome da minha querida avozinha que faleceu há quase 7 anos, dia 26 de Dezembro. Adorava-a. Personalidade forte, independente e voz amiga. Ester era o nome da minha professora do 1° ano, um amor de pessoa e de uma colega de trabalho que também já tem uns 60 anos. Aida é o nome da nossa preparadora dos carros, super despachada, simpática e alegre.

      Eliminar
    2. Ester é, simplesmente, maravilhoso. Irene, um amor mais recente! Aida, com influências pela forma como se diz noutras línguas - acho ótimo, em todas

      Eliminar
  13. Fale sobre os nomes Romulo e Romeu

    ResponderEliminar
  14. Filipa que tenha um bom recomeço :) um grande beijinho

    ResponderEliminar
  15. Olá Filipa! Antes de mais, um grande abraço e espero que encontre nas suas filhas e restante família e amigos o conforto que precisa. Os desafios serão certamente muitos mas espero que dentro em breve consiga viver um futuro risonho, cheio de esperança e de luz. Gostaria que abordasse mais frequentemente a categoria de nomes internationais, sobretudo na lógica de crianças portuguesas a nascer além fronteiras.

    ResponderEliminar
  16. Filipa, são estes desafios que temos na nossa vida que nos formam nas pessoas que somos e acredito que seja uma mulher de muita força
    Apesar de todas as ocorrências menos felizes parabéns pela sua família linda (a nova foto do VLOG é espetacular) e que lhe corra tudo muito bem
    Eu gostava muito de ver um post sobre Caliope!!!! E para rapaz gosto de Jeremias ou Zacarias (um duelo seria interessante) e Nataniel também é interessante

    ResponderEliminar
  17. Querida Filipa,
    Obrigada por esta sua partilha e por abrir o seu coração desta forma.
    Obrigada também porque, mesmo nao sabendo, o seu blog já me ajudou em alturas muito sombrias e também na escolha do nome para a minha filhota. E ainda hoje me perco semanalmente a rever posts e a descobrir um bocadinho mais sobre este mundo fascinante dos nomes próprios.
    Gostava muito de ver uma previsão para 2023 e de lançar também aqui uma questão que me intriga e não consigo arranjar razão: pais que dão o mesmo nome aos filhos que têm. Por exemplo conheço um pai João, com 2 filhos João e uma filha Maria João.
    Um beijinho e um abraço apertado.

    ResponderEliminar
  18. Filipa não tens visto muitas Emílias a nascer? Não achas que num nível de popularidade já elevado e que agora sem o top 100 nem temos noção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano não conheci nenhuma Emília! Em anos anteriores, cheguei a encontrar várias vezes esse nome listas mas as pessoas acabavam quase sempre por escolher outros... Eu adoro Emília!

      Eliminar
  19. Olá Filipa
    Fui verificar e sigo o blog desde 2011!
    Já passaram 11 anos!?!? Será possível?
    Felicidades e um abraço bem forte!
    Sugiro partilharmos o nome dos nossos avôs e avós e analisarmos se são usados hoje, se são populares, se poderão vir a ser, etc

    ResponderEliminar
  20. Foi uma boa amiga que me lembrou da importância dos hobbies na nossa vida e sei agora que deveria ter retornado mais cedo. As vossas palavras revigoraram-me, como já o fizeram em tantas outras ocasiões! Continua a impressionar-me o carinho que podemos sentir por pessoas com quem nunca nos cruzamos e agradeço-vos muito as vossas palavras de bem querer! Vamos lá então continuar a estimular este nosso gosto tão particular e a procurar beleza onde nem todos a vêem! Um grande, grande, grande obrigada a todas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como lhe agrada ler as nossas palavras é assim que nós sentimos quando vemos um novo post, sinto-me automáticamente mais feliz
      É uma relação boa para ambas as partes uma vez que estabelecemos uma ligação entre todas sem sabermos nada sobre as outras e é bonito

      Eliminar
  21. Filipa obrigada por se partilhar um pouco com esta comunidade que você criou e uniu, claro que a acarinhamos muito, entristece saber que o 2021/22 foi tão difícil para si, mas um novo ano e novas alegrias começam a mostrar a sua luz e a porta vai escancarar-se para si e para as suas meninas no próximo ano <3
    Quanto ao blog confesso que por vezes me entedio com os nomes originais do momento que vão marcando posts e comentários insistentemente (Sancha, Lopo, Amélia, Aurora, Sebastião) noutras eras já foram Clara, Olívia, Alice, Martim, Lourenço, Vicente) tudo ok, são as modas é tudo natural, muitos futuros pais encontram este blog quando correm atrás de validação. Enquanto leitora assídua deste e outros blogs internacionais, acho que seria interessante reflectir sobre alguns temas do ponto de vista português. Por exemplo adorei o post Anos luz: Vicente e clemente prendeu-me absolutamente a tua abordagem e análise, gostaria de ler mais momentos destes. Reflectir sobre a ideia de nome português, brincando com a percepção (e preconceito) sobre alguns nomes (Aida é português retro e Laila é estrangeiro e moderno - ambos são nomes árabes antigos, um popularizou-se e ganhou tradição, o outro não). Votos de um aniversário de muito júbilo e paz para a bebé Caetana. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola andreia…. Sabe da existencia de mais blogs cujo conceito vão ao encontro deste? Se sim poderia partilhar?

      Eliminar
  22. Olá Filipa, um vez que o nome Evelina é aceite eu gostava de saber se Emelina também pode ser usado
    E como Vitória é aceite, se Astória também pode? ( por pais portugueses)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lista atual não refere Teodore, Astória, Emelina ou Toliver, mas a verdade é que a aprovação também não funciona por "aproximação" fonológica... Hoje também já não falamos de aprovação de um nome em Portugal apenas por via da validação antroponímica. Se um nome for registado numa criança em Portugal, filha de pais estrangeiros, esse nome entra para a base de dados e passa a estar disponível para todas as crianças portuguesas. Portanto, é esperar que algum fã de rap registe o filho com Toliver... :)

      Eliminar
  23. Esqueci me de perguntar se é possível registar Teodore em vez de teodoro ou theodore

    ResponderEliminar
  24. Apenas mais um 😅 peço desculpa
    Mas se Oliver é aceite, Toliver também pode ser usado??

    ResponderEliminar
  25. Gostava de ver um post de nomes para a próxima década. Ou nomes para 2030 😁
    Muitas felicidades 🥳

    ResponderEliminar
  26. Olá Filipa! Este blog foi para mim um porto seguro em tempos muitos tempestuosos... A minha luta para conseguir ser mãe, foi muitas vezes amenizada pelas visitas ao seu Blog.... Costumava escrever-lhe dizendo-lhe que fazia verdadeiro serviço público!!! Quanto a esta nova fase da sua vida queria dizer-lhe que, Graças a Deus, renscemos várias vezes... Que consiga tudo o que deseja, paz e acima de tudo, a companhia das suas lindas filhas. Não desista do blog... Tem muitas e fiéis seguidoras que a admiram a si e ao seu estudo! Um beijinho enorme para as 3 Princesas! Cristina Macedo

    ResponderEliminar
  27. Um grande beijinho Filipa.

    ResponderEliminar
  28. Olá querida Filipa eu costumava comentar o seu blog com o nome La Maman mas entretanto perdi a password e acho que depois comentei sempre com o meus 2 nomes... Sigo o seu blog desde que me mudei para França em 2012. Foi nessa altura que eu e o meu marido começamos a ponderar ser pais. Foi uma luta muito grande pois só conseguimos 5 anos depois. Ao descobrir o seu blog comecei me a interessar por nomes próprios. Imaginava me ter um filho com este ou aquele nome sabendo que haveria certamente alguém a torcer o nariz pq tenho fobia a nomes da moda ou nomes repetidos na família Ahahah na hora de escolher o nome para a nossa filha peguei na lista dos nomes com os significados e fui ditando ao meu marido enquanto assistimos a ultima temporada de prison break :) Gabriela chamou nos atenção por causa do significado após termos perdido o primeiro bebé. Obrigada pelo seu magnífico trabalho. Vinha sempre aqui ler um post ou outro para me informar mais e mais pq adorava (ainda hoje adoro!!) e vim sempre procurar inspirações para aconselhar amigas e familiares a escolherem nomes que não fossem da moda (a minha melhor amiga escolheu Simão graças ao seu blog e mais tarde descobriu que era o nome que a sua avó queria para o seu pai, que entretanto ficou Miguel pq a madrinha insistiu mudar, ou seja sem saber ela escolheu um nome que já estava destinado na família há uns 60 anos atrás que bonito quando descobrimos). Obrigada por voltar ao blog. Vou voltar a vir assiduamente e continuar a comentar mesmo quando são posts antigos pq acho importante partilhar opiniões... Lamento que tenha passado por tanto em tão pouco tempo mando lhe um abraço muito apertadinho e feliz aniversário Caetana!!

    ResponderEliminar
  29. Querida Filipa, lamento de coração que tenha passado por isso...dizem que Deus não nos dá nada que não possamos suportar, mas caramba, há dias/meses/anos mesmo difíceis em que nada parece correr de feição... Desejo, muito, que encontre paz, e que não duvide da sua capacidade de se reconstruir! Que 2023 venha cheio de luz para as 3

    ResponderEliminar
  30. Querida Filipa,
    Que bom tê-la de volta! Sou escritora e recorro tantas vezes a este blog para dar nome, não aos meus filhos, mas aos meus personagens. Nomes dos mais estranhos aos mais comuns, nomes que me pareçam adequados à idade ou personalidade de cada um. Os nomes próprios ajudam a contar a história e são uma das minhas partes preferidas da escrita. Obrigada!

    ResponderEliminar
  31. Olá Filipa.
    um beijo grande de alguém que já acompanha o seu trabalho aqui há muuuuito tempo!

    Por favor não imagina a alegria que teria se abordasse o nome América.O nome da minha avó que guardo sempre no meu coração!

    Muito Obrigada!

    ResponderEliminar
  32. Continue o bom trabalho aqui!faz nos muita falta!

    ResponderEliminar
  33. Querida Filipa (posso tratá-la assim?),

    Como geek dos nomes, foi aqui, até hoje, o único sítio em língua portuguesa em que encontrei iguais e conversas sempre tão interessantes. Sou das comentadoras velhinhas, a vida faz com que muitas vezes não tenhamos tempo para coisas que nos dão tanto prazer, mas recordo com carinho algumas das discussões que aqui tivemos, porque sempre encontrei em si um grande sentido de tolerância e muita curiosidade e revejo-me nisso.
    Hoje vim aqui dar uma espreitadela e ao ver o seu desabafo só me apeteceu abraçá-la, como faria a uma amiga. A vida é estranha e muitas vezes complicada, mas tudo passa, tudo melhora. No final, ganhemos a eternidade de um dia ainda se lembrarem do nosso nome quando já não souberem a que soava a nossa voz.

    Um grande, grande abraço.

    J.

    ResponderEliminar
  34. Olá, Filipa,
    Espero que esteja tudo bem consigo e com a sua família. Adoro o seu blog e visito-o há uns bons anos por adorar nomes. Tenho 27 anos, não sou mãe e desconfio que demorar muito pois ainda não encontrei o 'tal' para pai 😅
    Gostava que fizesse um formulário para debatermos os nomes que temos nas pessoas mais velhas e as mais novas da família: no caso dos 4* geração já tenho uma Maria, um Duarte Santiago, uma Benedita e um António. Os últimos três são de 2022. Sempre sonhei ter uma Benedita e Constança mas com a crescente democratização do nome Benedita e o facto de já ter sido usado na família colocou fora de hipótese, talvez uma Penélope, ou Maria Bianca o substituam como nome predileto para um dia.

    ResponderEliminar
  35. Acho que nunca falou aqui de um nome que eu adoro: Bartolomeu. Espero que se inspire para o fazer!

    ResponderEliminar
  36. Devo acompanhar este blog há muitos anos mesmo e é sempre uma alegria encontrar novos conteúdos. Só posso agradecer retomar este hobby. Desejo que o próximo ano lhe traga muita felicidade. Posso propor um tema: nomes místicos/religiosos

    ResponderEliminar
  37. Filipa tem duas filhas lindas. Acompanho o blog e aqui escolhi os nomes dos meus filhos. Há mudanças muito duras de enfrentar. Espero que tenha a força necessária e nós cá estaremos a fazer a nossa parte dando-lhe força para continuar com este blog maravilhoso. Beijinho.

    ResponderEliminar
  38. Olá Filipa. Acompanho o blog desde 2014, quando engravidei da minha primeira filha, Maria Antónia. Obrigada por partilhar um pouco do seu mau momento, ajuda também a relativizar e aceitar como humanos os nossos próprios momentos difíceis…! Espero que em breve seja apenas uma memória, sem muita mágoa.

    Gostava muito de a ouvir sobre o nome Eurica. Nunca vi o nome Eurico no feminino, mas acho que tem uma sonoridade muito bonita. Sabe se integra a lista de nomes?

    ResponderEliminar
  39. Agradecida por partilhar os momentos menos bons que, às vezes, nos surgem na vida. Acompanho o blog desde que pensei em ser mãe e devo dizer-lhe que foi aqui que encontrei o nome para os meus dois filhos! Obrigada e um beijinho grande para si e para as suas meninas.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)