Eulália - OK ou KO?

em 12/07/22


Depois de anos a escrutinar a lista de nomes mais registados em Portugal, é frustrante sentir que estamos numa altura de alteração de tendências e não ter forma de o comprovar. É verdade que, ao longo dos tempos, os dados oficiais foram validando as minhas perceções, mas também houve muito que me escapou. Ainda assim, sinto-me suficientemente confiante para indicar Olívia como um dos nomes da moda e há quem sinta o mesmo e me procure em busca de uma alternativa. 

Por norma, a minha lista inclui as seguintes sugestões: 

  • Amélia, Aurora & Emília, mas estes nomes também já estão nos radares dos portugueses e optar por Amélia para fugir da popularidade de Olívia é bem capaz de não valer a pena..
  • Amália & Dalila, mas talvez sejam demasiado icónicos
  • Celina & Estela, Lídia & Natália, mas sei que são vistos por alguns como demodé  
  • Flora
  • Cecília & Evelina

E hoje, pensando especificamente na sequência Matilde > Alice > Olívia, gostava de vos perguntar se Eulália teria lugar nesta lista de sugestões. Já o trouxe aqui ao blog noutras ocasiões, sei que hoje seria uma escolha bem diferente, mas eu acho que este nome tão musical, tão delicado, tem potencial. E na vossa opinião, OK ou KO?

Passem no Instagram para votar! 

22 comentários:

  1. Eu acho Eulália bastante bonito, poético até, e ficaria bastante feliz por ver uma pequena Eulália no meio de tantas Matildes e Leonores e Joanas etc. Mas ao mesmo tempo há qualquer coisa na repetição dos Ls que me faz comixão.

    ResponderEliminar
  2. A primeira vez que me cruzei com o nome Eulália foi aquando da primeira leitura d' Os Maias, de Eça de Queirós. Lia vezes sem conta. Tornou-se rapidamente um dos meus livros preferidos, da adolescência - a história da mítica família Maia, na Quinta de Santa Eulália (Olávia, em algumas versões).
    Acho Eulália e Olávia ótimas alternativas a Olívia (que gosto muito, muito), com especial preferência por Eulália, mais musical, ritmado e com uma escrita mais apelativa. Ainda assim, não sei se não são considerados datados / démodé.

    ResponderEliminar
  3. É ok. Em Espanha o nome usado ja nao é Eulalia mas sim Laia. Pelo que sei bastante utilizado na Catalunya.

    ResponderEliminar
  4. Que giro ver Eulália aqui...a avó do meu marido chama-se Eulália, os únicos bisnetos que já tem são os meus filhos e quando engravidei do primeiro (ainda sem saber se seria menino ou menina) fez questão de me dizer que gostava muito de ter uma bisneta com o seu nome. A minha avó chama-se Rosália, herdou o nome da sua avó e também me veio com a história que era giro a bisneta ter o nome dela...na altura foi uma risota entre a família, que brincava e dizia que íamos ter uma Eulália Rosália...tive um menino e o segundo está para nascer, pelo que pude fazer "a desfeita" de modo soft...mas a verdade é que não me imaginava de todo com uma filha com nenhum dos nomes...na verdade, entre os dois até prefiro Rosália, talvez por sempre ter crescido com o nome e por gostar muito do minha avó

    ResponderEliminar
  5. Para mim Eulália é KO, mas gosto bastante de Olívia e de Evelina.

    ResponderEliminar
  6. Gostava muito de votar, mas não tenho instagram.

    ResponderEliminar
  7. Para mim ainda é KO. Porém um dos meus nomes favoritos é Amália... Julgo que o meu problema com o nome é a repetição do L.

    ResponderEliminar
  8. Adoro Olívia. Estou à espera de uma menina mas o meu marido diz que não gosta porque é azeitona! Também gosto de aurora mas ele não. E de Laura mas ele detesta 😞 sugestão de nomes PF Filipa? O irmão é Xavier. Sempre adorei Liz mas não sei se faz um par perfeito!
    Quando a Eulália não consigo gostar pela questão que já referiram dos L repetidos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto bastante de Olivia e Aurora, mas sofro do mesmo mal. Ouço que Olivia remete logo para "palito" e Aurora soa a "Orora". Também gosto de Liz. Ainda assim, deixo algumas sugestões:

      Xavier e Alice
      Xavier & Benedita
      Xavier & Camila
      Xavier & Francisca
      Xavier & Frederica
      Xavier & Matilde
      Xavier & Margarida
      Xavier & Teresa

      Eliminar
    2. A minha filha chama-se Olívia, tem 3 anos e meio e garanto-vos que as únicas associações a "palito" são de pessoas acima de 40/50 anos (e foram poucas) :D daqui a uns tempos ninguém vai saber disso, ou conhecer o Popeye. Por acaso visitámos com ela a vila do Popeye em Malta e ela achou graça haver uma personagem chamada Olivia.

      Eliminar
    3. Claro! Eu não considero Olivia potencialmente "perigoso" por não me parecer ser uma associação propriamente óbvia ou direta. O problema é quando essa associação vem do próprio pai, aí não há volta a dar…

      Eliminar
    4. Raquel, respondi no outro post, mas repito aqui: Xavier é muito versátil e acho que combina com Lis!

      Eliminar
    5. Obrigada Filipa. Não tinha visto. Provavelmente vai ser esse, até porque o Xavier diz sempre que a mana é Liz, quando não inventa um nome que não existe😅mas eu gosto mais da grafia com Z, não me pergunte porquê ☺️

      Eliminar
  9. O pai não associa a palito. Só não gosta porque significa azeitona. Apenas e só isso. Obrigada pelas sugestões. Gosto de Alice e Francisca mas Franciscas há muitas. Teresa tem o problema do Quim Barreiros.

    ResponderEliminar
  10. E para uma irmã ou irmão de uma Olivia? Dos nossos referidos não gosto de nenhum
    Escolhi o nome da minha sobrinha que é Nicole e portanto seriam nomes dentro desta linha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Irmão: Xavier, Lourenço, Mateus, Gaspar, Sebastião.
      Irmã: Camila, Aurora, Nádia, Francisca.

      Eliminar
    2. Olívia & Abel
      Olívia & Eulália

      Eliminar
  11. Adoro Eulália. Aliás os nomes que estão por aqui são a minha praia. Fora do habitual soam tão bem aos meus ouvidos. As minhas duas filhas Olívia e Amália, sinto um carinho especial sempre que pronuncio o nome delas. Apesar de quase ninguém na família gostar eu amo eheh

    ResponderEliminar
  12. Só para dar uma nota sobre Olívia, a minha filha andou na creche e era a única com esse nome, mas era uma escola pequenina. Este ano vai para o pré escolar para uma escola que, com primária, tem um total de 300 alunos e já nos disseram que ela é a única Olívia do pré escolar e na primária apenas há uma também (e é estrangeira). Isto uma escola no centro de Lisboa. Fico bastante contente porque apesar da crescente popularidade do nome, ainda é bastante exclusivo!

    ResponderEliminar
  13. Adoro Eulália! Acho muito melodioso, suave mas ao mesmo tempo com potência, força. Gosto mesmo muito. Aliás, se tiver outra menina estará certamente na nossa lista, para se juntar à Eva e à Dalila, pois acho que complementaria muito bem o conjunto. E concordo que é um nome que se enquadra muito bem nesta nova tendência.

    Débora

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)