Duelo de nomes - Eva vs Íris

em 28/08/20


Durante os próximos tempos vou tentar explorar alguns dos duelos que vocês sugeriram e começamos já hoje, com Eva & Íris, dois nomes femininos que se têm destacado em Portugal nas últimas duas décadas. Acho que todos percebemos o potencial de Eva e acho que ainda pode subir mais no ranking, porque é um nome transversal, mas acho que a chegada de Íris ao top 20, em 2017, foi um grande momento para um nome tão diferente! Sabemos que os nomes mais escolhidos desde 2000 são sobretudo clássicos e clássicos contemporâneos e que são poucos os nomes de outro estilo que conseguem lá chegar. Acho que as excepções foram apenas Íris, Lara, Letícia, Luana e Mara! 
Bem, Eva e Íris são dois nomes curtos e delicados e, ainda que haja alguma variação ao nível da pronunciação, podemos encontra-los em rankings internacionais - ainda os vimos ontem, entre os cem mais escolhidos em Inglaterra e Gales, e onde, a título de curiosidade, o floral Íris aparece junto de Lily, Daisy [escolha da Katy Perry], Poppy, Ivy, Violet, Rose e Jasmine... 
O que é que vocês acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem


11 comentários:

  1. Eva, sem dúvidas. Mas conheço muitas Íris, principalmente, entre os 10-18 anos.

    ResponderEliminar
  2. Este é sem dúvida em duelo difícil para mim. Eva sempre me encantou, por ser curto, fofo e significativo. Íris estava mais colocado de lado porque não sou muito da onda de nomes de flores.
    No meu desta pandemia, Íris acabou por ter um significado completamente novo para mim. À conta de tantos arco-íris espalhados pelas janelas, acabou por criar em mim uma ternura com um sentido de esperança.
    Ficou assim, o nome Íris, guardado para no futuro se tiver outra Menina, vir a fazer par com Maia e Melina. O que achas Filipa? Um trio perfeito?
    Obrigada por este duelo

    ResponderEliminar
  3. Não sou fã de Íris mas gosto muito de Eva!

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  4. Não consigo gostar de Íris, e simpatizo com Eva mas não me entusiasma (prefiro Ema ou Ava). Ainda assim acho tanto um como outro uma boa escolha :)

    ResponderEliminar
  5. Prefiro Eva. É, na minha opinião, um dos nomes mais bonitos. É simples mas cheio de força. É internacional. É histórico. É curto. Gosto bastante.

    Íris, não gosto particularmente.

    ResponderEliminar
  6. Adoro Eva, junto com outros como Élia ou Ema, está na minha lista de preferidos. Já Íris não consigo encontrar tanto encanto.

    ResponderEliminar
  7. Andei à procura nos posts de pares perfeitos e não encontrei alguns nomes de que gosto.
    Deixo aqui algumas sugestões /pedidos.

    Pares perfeitos para:
    - Duarte
    - Gabriel
    - Guilherme
    - Leonardo

    - Laura
    - Catarina
    - Esmeralda
    - Julieta

    ResponderEliminar
  8. Gosto imenso dos dois nomes e para mim a escolha não foi fácil. Acabei por escolher Íris porque apesar de gostar imenso de Eva prefiro Ema e por serem nomes muito parecidos não os colocaria os dois em duas filhas minhas.

    ResponderEliminar
  9. Nasceu a filha do cantor Ed Sheeran. Lyra Antarctica.

    ResponderEliminar
  10. Eva!
    Adoro o nome desde criança. Só houve ali um tempo que perdi os amores pelo nome: conheci uma Eva, e não gosto da referência religiosa. Agora, o amor pelo nome voltou e só não o escolheria por 2 razões:
    1. É um nome muito curto, que não permite diminutivos.
    2. Teria dificuldade em fazer pares perfeitos com outros nomes, uma vez que é tão curto com uma sonoridade tão marcante. O par mais perfeito que gosto é Xavier.

    Acho Íris um nome bonito, mas não o escolheria. Não gosto da sonoridade dos "i". Mas gosto da asociação com a flor e até com a parte do olho.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)