Durante os próximos tempos vou tentar explorar alguns dos duelos que vocês sugeriram e começamos já hoje, com Eva & Íris, dois nomes femininos que se têm destacado em Portugal nas últimas duas décadas. Acho que todos percebemos o potencial de Eva e acho que ainda pode subir mais no ranking, porque é um nome transversal, mas acho que a chegada de Íris ao top 20, em 2017, foi um grande momento para um nome tão diferente! Sabemos que os nomes mais escolhidos desde 2000 são sobretudo clássicos e clássicos contemporâneos e que são poucos os nomes de outro estilo que conseguem lá chegar. Acho que as excepções foram apenas Íris, Lara, Letícia, Luana e Mara!
Bem, Eva e Íris são dois nomes curtos e delicados e, ainda que haja alguma variação ao nível da pronunciação, podemos encontra-los em rankings internacionais - ainda os vimos ontem, entre os cem mais escolhidos em Inglaterra e Gales, e onde, a título de curiosidade, o floral Íris aparece junto de Lily, Daisy [escolha da Katy Perry], Poppy, Ivy, Violet, Rose e Jasmine...
Eva, sem dúvidas. Mas conheço muitas Íris, principalmente, entre os 10-18 anos.
ResponderEliminarEste é sem dúvida em duelo difícil para mim. Eva sempre me encantou, por ser curto, fofo e significativo. Íris estava mais colocado de lado porque não sou muito da onda de nomes de flores.
ResponderEliminarNo meu desta pandemia, Íris acabou por ter um significado completamente novo para mim. À conta de tantos arco-íris espalhados pelas janelas, acabou por criar em mim uma ternura com um sentido de esperança.
Ficou assim, o nome Íris, guardado para no futuro se tiver outra Menina, vir a fazer par com Maia e Melina. O que achas Filipa? Um trio perfeito?
Obrigada por este duelo
Não sou fã de Íris mas gosto muito de Eva!
ResponderEliminarLuísa R. Valério
Não consigo gostar de Íris, e simpatizo com Eva mas não me entusiasma (prefiro Ema ou Ava). Ainda assim acho tanto um como outro uma boa escolha :)
ResponderEliminarPrefiro Eva. É, na minha opinião, um dos nomes mais bonitos. É simples mas cheio de força. É internacional. É histórico. É curto. Gosto bastante.
ResponderEliminarÍris, não gosto particularmente.
Adoro Eva, junto com outros como Élia ou Ema, está na minha lista de preferidos. Já Íris não consigo encontrar tanto encanto.
ResponderEliminarAndei à procura nos posts de pares perfeitos e não encontrei alguns nomes de que gosto.
ResponderEliminarDeixo aqui algumas sugestões /pedidos.
Pares perfeitos para:
- Duarte
- Gabriel
- Guilherme
- Leonardo
- Laura
- Catarina
- Esmeralda
- Julieta
Gosto imenso dos dois nomes e para mim a escolha não foi fácil. Acabei por escolher Íris porque apesar de gostar imenso de Eva prefiro Ema e por serem nomes muito parecidos não os colocaria os dois em duas filhas minhas.
ResponderEliminarNasceu a filha do cantor Ed Sheeran. Lyra Antarctica.
ResponderEliminarEva!
ResponderEliminarAdoro o nome desde criança. Só houve ali um tempo que perdi os amores pelo nome: conheci uma Eva, e não gosto da referência religiosa. Agora, o amor pelo nome voltou e só não o escolheria por 2 razões:
1. É um nome muito curto, que não permite diminutivos.
2. Teria dificuldade em fazer pares perfeitos com outros nomes, uma vez que é tão curto com uma sonoridade tão marcante. O par mais perfeito que gosto é Xavier.
Acho Íris um nome bonito, mas não o escolheria. Não gosto da sonoridade dos "i". Mas gosto da asociação com a flor e até com a parte do olho.
Gosto de Eva. Iris não aprecio
ResponderEliminar