Vamos lá para a escola...

em 12/09/19


Ao longo dos últimos três anos, fizemos, em conjunto com os meus pais, um esforço familiar para poder ter a Frederica connosco a tempo inteiro. Em determinados momentos, duvidei da nossa decisão e, apesar de reconhecer que trazia muitos benefícios, perguntei-me inúmeras vezes se ela não estaria melhor na creche... Agora que chegou a hora de a entregar ao cuidado de terceiros, sinto-me, como milhares de pais na mesma situação, tão entusiasmada quanto apreensiva! Mais apreensiva, se calhar... E nervosa. E angustiada. 
Mas para enxotar pensamentos maléficos, vamos lá falar sobre os nomes existentes na turminha. Em 24 crianças, há apenas cinco nomes fora do top 30 e o único nome que está fora do top 100 é Suria. Ainda assim, só há um nome repetido, Inês, mas uma das meninas é a nossa Maria Inês, que  é tratada pelo composto! E por falar em compostos, apenas sete crianças têm dois nomes. Não há outra Frederica em toda a escola, mas na turminha há uma menina chamada Francisca, pelo que já estou a antecipar muitas trocas de nomes e uma possível colisão de diminutivos...
E desse lado, houve algum nome a chamar a vossa atenção na turma dos vossos filhos? 

18 comentários:

  1. Na turma da minha filha os nomes mais usados eram Matilde, Mariana e João. Nada que espante entre os Afonsos, Martins, Santiagos, Beneditas e Leonores.
    O único nome diferente nestes 5 anos de escola foi Octávio.
    A minha filha é a única Constança na turma e na escola estes anos todos mas pelo que vejo por aqui está a aumentar o uso do nome por isso a qualquer momento aparecerá alguma.

    ResponderEliminar
  2. Como educadora de infância, estou sempre a ser surpreendida com novos nomes. Este ano letivo temos um Yohan e uma Marjona que ouvi pela primeira vez. Temos nomes pouco comuns como Vera, Marcela, Rudi, Safira, Lorena, Lúcio e 2 Yara. Depois das Matildes e Santiagos, parece-me que Clara está a crescer bem como Enzo.

    ResponderEliminar
  3. No "meu tempo" de escola - anos 90 e inícios do século XXi - os diminutivos de Francisco/Francisca eram sempre Xico/xica, e os de Frederico/a eram Kiko/a, só nos últimos anos é que tenho ouvido chamar-se Kika/o a pessoas com o nome Francisco/a, talvez seja porque nunca frequentei escolas de "betos", mas também nunca conheci pessoas com o nome Francisco/a com mais idade a serem tratadas dessa forma, são sempre xico/a, parece-me uma alteração mais recente devido a estereótipos relacionados com os Xicos/a, como pessoas de classe inferior.

    ResponderEliminar
  4. Aqui como se pode chamar quase tudo aos filhos na sala dos bebés entrou uma Teeya e a bebé do nosso vizinho que se chama Amani 😂

    Que bom ler que em toda a escolinha não há uma Frederica. Espero que quando chegar a vez da minha ir pra escolinha dos grandes seja igual. Pelo menos na creche dela só há ela, na sala dos grandes tem 1 Gabriel.

    ResponderEliminar
  5. Na minha família há uma Frederica e uma Francisca, ambas são tratadas pelo diminutivo "Kika" e temos também o Francisco, também ele tratado por "Kiko".
    Eu também nunca frequentei uma escola de "betos" mas os Franciscos com quem me cruzei no meu percurso escolar eram apelidados na sua maioria por "Kiko" tirando uma ou outra excepção em que para irritarem o rapaz lhe chamavam "Xico" precisamente porque ele odiava e o mesmo acontecia com o "Toino", António.
    Eu, pessoalmente, não sou nada fã de diminutivos e alcunhas, prefiro tratar as pessoas pelos nomes, com excepção, se for uma vontade da própria pessoa e aí há que respeitar.
    Por aqui, na turma da minha irmã, o único nome menos comum é Caíque.

    ResponderEliminar
  6. Na classe da minha filha aqui no Brasil, o nome mais inédito foi Alina, que a mãe escolheu depois de conhecer alguém de origem alemã. O mais normal aqui (e ainda na década de 80 ou 90) era encontrar Aline.

    Também sei de uma Elena, enquanto o preferido por aqui é a grafia Helena.

    Taciana

    ResponderEliminar
  7. Boa sorte para esta nova etapa e desejo um excelente ano lectivo.

    O meu filhote mais nove tb entrou este ano na pre escola e tem uma turma com 20 crianças (incluindo ele.

    Bianca
    Beatriz
    Carolina (3)
    Cristóvão
    Diana
    Eduardo
    Inês
    João
    Kevin
    Leonor (2)
    Laura
    Maria Inês
    Miriam
    Noa
    Odin
    Santiago
    Tomás

    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sofia! <3 Até agora tem corrido bem, mas eu passo a vida a olhar para o relógio e a achar que as horas demoram mmmmuuiiiiittooo a passar :D

      Eliminar
  8. Olá o meu Gustavo é o único na sala de 18 meninos que são:
    Gustavo
    Matilde (são 3)
    João (são 2)
    Lucas
    Beatriz
    Núria
    Vasco
    Bernardo( são 2)
    Mariana
    Flávia
    Afonso
    Henrique
    Inês
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Olá, sei que não está propriamente relacionado com o tema, por eu não o ouvi na escola, até porque não conheço crianças pequenas, mas faz parte dos nomes que chamaram a minha atenção 😊 Hoje ouvi hoje um nome muito incomum “Mendo”!

    Beijinhos! Gosto muito do seu blog, Filipa!

    Bárbara

    ResponderEliminar
  10. Tenho duas meninas de 4 anos: Beatriz & Vitória na sala delas existem 20 meninos e há 3 nomes diferentes: Luana, Micael e Denise

    ResponderEliminar
  11. Entretanto espreitei as listas das outras turmas e encontrei Alda, Áurea, Leo & Theo!

    ResponderEliminar
  12. Gosto tanto de aqui vir :)

    Também estou a passar pela mesmíssima experiência e quando me deparei com a lista da turma tive logo que analisá-la com olho crítico.

    Então...não há, como seria de prever, mais nenhuma Dulce :) e em 22 coleguinhas há um Álvaro, uma Núria, um Tomé e uma Violeta <3 Acho que na primeira reunião vou tentar saber quais são os pais destes meninos para lhes dar abracinhos :) De resto, tudo comom... Duas Maria, Duas Lenor, Duas Matilde, dois Guilherme. Não me tinha lembrado de analisar a questão dos nomes compostos mas agora que reparo há apenas 6.

    Tudo de bom para ti e para a Frederica. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. madeMOIselle, que a adaptação da Dulce ao novo ambiente seja muito tranquila! :) Um beijinho para as duas! :)

      Eliminar
  13. O meu Miguel esteve até aos 5 anos com mais dois colegas com o mesmo nome. Claro que os amiguinhos os tratavam pelo primeiro e último nome. Ele aprendeu a escrever o nome "Miguel" seguido da primeira letra do último nome "Miguel A."
    Depois mudou de escola e já vai no segundo ano em que é o único Miguel da sala, mas continua a escrever "Miguel A."
    Com o Xavier, é o único.
    Já o Davide, às vezes é David... Nem todos conhecem o nome com "e".
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Por cá os nomes menos comuns que ouvi na escola foram: Evandro, Érica, Maddox e Olívia.

    ResponderEliminar
  15. Na sala do meu filho há um Lui, um Nikita, um Finlay. Há 3 Marias. O meu filho chama se Guilherme e na escola existem mais dois.

    ResponderEliminar
  16. Na minha turma da escola há uma Lavínia, uma Mariah (com h, se fala Mariá), uma Martina e uma Lana

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)